Blog do UNASP

Já me formei, mas não consigo um emprego, e agora?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Conseguir o primeiro emprego não é tão simples quanto parece. Por isso, se você está passando por esse momento e não sabe o que fazer, veja algumas dicas para conquistar a sua vaga. 

O desemprego é uma realidade constante que nos assombra constantemente, ainda mais para quem acabou de se formar e não sabe muito bem por onde começar. Outro ponto negativo é que na maioria das vezes os empregadores querem contratar funcionário experientes para as vaga. Ou seja, para quem concluiu os estudos recentemente, isso é quase impossível. Afinal, experiência ganhe-se com o tempo e os novatos recém formados precisam de uma oportunidade para começar de algum lugar.

Sendo assim, o que o recém-formado pode fazer para conseguir um emprego? Quais são as chances e a fórmula do sucesso a se seguir para que as coisas comecem a dar certo?

Sinceramente, não existe uma fórmula exata e muito menos um jeito mais prático de galgar experiência. O mercado de trabalho está sempre ativo e precisando de mão de obra. Portanto, cabe ao profissional ser dedicado, competente e cumprir alguns requisitos básicos para uma buscar uma melhor performance.

Por isso, pensando em ajudar você, listamos algumas dicas e atitudes que são eficientes e que podem te ajudar a encontrar um emprego, mesmo você sendo recém formado e com pouca experiência. Vamos ver?

Não desista

Não desista. Essa afirmação pode parecer muito clichê, no entanto ela é muito importante. Por vezes temos a mania de desistir logo nas primeiras tentativas e isso não é bom. Não sabemos o que nos espera lá na frente. Por isso, desistir é deixar de encontrar uma boa oportunidade que pode estar nos próximos passos, até mesmo muito próxima de você.

Portanto, não desanime e continue procurando uma recolocação profissional. Mesmo quando houver dificuldades pelo caminho, só continue.

Revise o seu currículo

“Acabei de me formar e não tenho nada para colocar no currículo”. Tem sim! O currículo é seu cartão de visitas e se ele não for atrativo isso poderá te prejudicar.

Isso quer dizer que o currículo é a primeira oportunidade de mostrar para as empresas quem você é o que você faz. Por isso, é imprescindível saber fazer um currículo digno do emprego dos sonhos! Quer saber como montar um currículo eficaz? Descubra aqui!

Aproveita e clique aqui para saber aquilo que você não deve colocar no seu currículo.

Procure atualizações

Mesmo que você tenha acabado de sair da faculdade, nunca é demais ter conhecimento. Busque atualizar-se através de cursos livres. Além de agregar no seu currículo, você poderá ter contato com pessoas que podem estar precisando do seu trabalho. Fazer aquele networking. 😉

Saber posicionar-se no mercado de trabalho, no contexto atual de profundas mudanças é imprescindível. Com o desaparecimento de algumas profissões e o surgimento de outras, todos os profissionais devem estar atualizados para enfrentar diferentes situações.

Então, que tal saber mais sobre os benefícios dos cursos livres e começar uma experiência nova para desenvolver a sua carreira?[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Conheça mais sobre a empresa

Não é legal aparecer para uma entrevista e não saber o mínimo sobre a vaga ou a empresa contratante. Isso transmite ideia de despreparo, falta de consideração e profissionalismo. E nenhuma empresa quer contratar uma pessoa com este perfil.

Ou seja, entender como é o funcionamento do negócio, sua história, ler sobre a vaga, objetivos e cultura da empresa vai ser um diferencial na sua entrevista. Experimente!

Peça feedback das entrevistas

Se ninguém te falar o que você errou na entrevista, como você vai saber o que precisa ser melhorado? Por isso, é de extrema importância ter um feedback pós entrevista. Nem todas as empresas oferecem esse retorno, portanto pergunte de maneira educada se eles podiam dar um feedback.

Receber um feedback deve ser um processo de reflexão, sempre na busca por melhorias. Portanto, passe a ter o costume de analisar as suas atitudes e entender o que precisa ser melhorado.

É normal termos dificuldades de fazer uma análise de performance sozinhos, ainda mais durante uma entrevista. Portanto, pedir feedback pode ser um bom caminho.

Um ponto importante que você precisa saber, é que as empresas estão aderindo e realizando cada vez mais entrevistas online durante o processo de contratação. E aí, você está preparado para uma entrevista dessas? Esteja preparado, caso alguma empresa peça esse tipo de entrevista. Aqui no blog ensinamos como mandar bem em uma entrevista de videoconferência, clique aqui e confira.

Peça indicações

Se você está passando por um momento difícil e parece quase impossível conseguir um emprego, um dos meios é pedir indicações.

Isso mesmo! Sabe os seus contatos como professores, amigos, colegas de classe e profissão? Pois bem, eles podem te ajudar e muito nesse momento. Não precisa ter vergonha. Se você é um bom profissional e está com boas intenções, não custa nada tentar. Bata na porta.

Agora é a sua vez!

Sabemos que esse é um momento difícil e pode ser até um pouco cruel. Mas tente colocar em práticas algumas das sugestões aqui listadas. Vai ser bom para você e para o seu crescimento. Conseguir um emprego não é fácil, mas é preciso saber por onde e como começar.

Você aí já passou por esse momento conturbado e lembra como foi a trajetória? Conte para gente aqui nos comentários e encoraje quem ainda está passando por isso.

E lembre-se: com esforço e dedicação logo você encontrará um bom emprego!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

• Aprenda a fazer uma carta de apresentação para vaga de emprego

• 5 segredos sobre a negociação de salário na entrevista de emprego

• 9 erros comuns que você deve evitar no seu primeiro emprego.

• 8 dicas importantes para você se sair bem na entrevista de emprego.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também