Blog do UNASP

8 dicas importantes para você se sair bem na entrevista de emprego.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

As vagas de emprego estão cada vez mais concorridas. E todo o processo, tanto de procura, envio de currículo e entrevista, são muito importantes. Você precisa mandar bem para conquistar aquela tão sonhada vaga. Falando em entrevista, compartilhamos 8 dicas que podem ajudar você!

A entrevista de emprego é uma das partes mais importantes do processo seletivo para um emprego. É nela que você terá a chance de mostrar suas melhores qualidades para o representante da empresa. Através dessa conversa com o entrevistador você poderá tirar dúvidas, falar mais sobre as suas competências e finalmente mostrar que você é a melhor pessoa para ocupar o cargo.

Assim, como montar um bom currículo, preparar-se e estudar, praticar para a entrevista também é essencial. Veja só essas dicas para você mandar bem na próxima entrevista![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

1. Procure a sua rede de contatos.

Networking é uma rede de contatos que você desenvolve no decorrer da vida. Sabe aquele professor com quem você se identificava? Um amigo de faculdade que hoje está trabalhando em uma empresa legal? Ou um profissional que você conheceu durante uma palestra e que acabou trocando contato? Então! Todas essas pessoas fazem parte da sua rede. Se você desenvolveu um bom relacionamento com elas fica mais fácil de pedir uma ajudinha na hora de procurar um emprego. Mande currículos e peça sugestões. As pessoas costumam indicar quem elas conhecem, confiam e admiram. Por isso, cuide bem dos seus contatos!

2. Dê uma de espião.

Já identificou o lugar que você quer trabalhar? Então agora está na hora de descobrir quem tem o poder de contratá-lo para o cargo que você deseja. Pode ser o diretor, gerente ou alguém do RH. Descobriu quem é. Agora levante informações sobre ele, ou ela, no LinkedIn, por exemplo. É muito importante saber com quem você vai conversar durante a entrevista. Prepare-se, e não tenha medo de agradar. Uma boa conversa pode abrir muitas portas. Ah, só tome cuidado para não forçar a amizade com o entrevistador, às vezes pode soar um pouco falso. 

3. Conheça a empresa.

Pode parecer meio óbvio, mas não custa lembrar. Faça a lição de casa completa, conheça a fundo sobre a empresa que você quer trabalhar. Antes de se candidatar a uma vaga descubra o máximo que puder sobre a história, a missão, o estilo e o mercado em que a empresa atua. Os entrevistadores gostam quando conhecem um candidato realmente motivado e interessado sobre a empresa.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando deste post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

4. Monte uma lista de dúvidas.

A entrevista de emprego é uma oportunidade de entender melhor sobre a vaga a qual você se candidatou. Por isso, antes da entrevista monte uma lista com as suas dúvidas sobre o cargo. O ideal é que a entrevista seja uma via de mão dupla. A empresa irá te conhecer melhor, e você também terá a chance de conhecê-la. Não esqueça, tire as suas dúvidas, interaja e mostre interesse. Pode ser que no final da entrevista você perceba que esse não é bem o emprego pelo qual você está procurando. Ou pelo contrário! Esse é o emprego dos seus sonhos. Bem, você só vai saber se sanar todas as suas dúvidas.

5. Seja sucinto.

Responda as perguntas, durante a entrevista, de maneira objetiva e sucinta. O ideal é que você esteja seguro e que não se perca em divagações. Para tanto é preciso praticar bastante. Antes da entrevista treine e a sua apresentação, responda perguntas na frente do espelho, use o cronômetro para marcar o tempo e tenha consciência de si mesmo. No dia da entrevista tente não ficar tão nervoso(a). Mantenha o foco, mas também tenha cuidado para não parecer um robô. Seja sucinto sim, mecânico não.

6. Tente não parecer desesperado.

Basicamente não é legal parecer que você está desesperado pela vaga. Como se estivesse mendigando por ela. Não faça papel de coitadinho. Mostre as suas qualidades, mostre que você é uma pessoa com recursos, capaz de produzir o melhor trabalho para a organização. Não peça trabalho, mostre que você é necessário e que a empresa só ganhará ao te contratar.

7. Não negocie o salário logo na primeira entrevista.

É inútil negociar o salário logo no final do processo da minha primeira entrevista. Essa negociação só deve acontecer quando eles definitivamente disserem que querem você para a vaga.

8. Escreva uma nota de agradecimento.

Sempre escreva uma nota de agradecimento na mesma noite que a entrevista foi feita e envie por e-mail para o entrevistador, no mais tardar no início da manhã seguinte. Essa atitude, além de agradável e elegante, mostrará que você realmente está interessado no cargo. Você irá se destacar dos outros se fizer isso. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora antes de assinar a newsletter. ” subtitle=”Receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Descubra quais são os melhores lugares para procurar um estágio.

• Conheça os 10 melhores sites com anúncios de vagas de emprego.

• Descubra as diferenças entre um emprego e uma carreira. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também