Blog do UNASP

Descubra as diferenças entre ter um emprego e uma carreira

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você sabe a diferença entre um emprego e uma carreira? E como isso pode te ajudar a planejar um plano de carreira e estabelecer prioridades?

Portanto, para diferenciar um emprego de uma carreira, é muito fácil! Assim, um emprego é algo mais definido, uma tarefa a ser completada. Desse modo, ao identificar um trabalho, você deve ser capaz de achar um começo, um meio e um fim. Mas uma carreira, por outro lado, tem uma forma mais solta. Sendo assim, ela tem um começo, mas os que caminhos ela segue são uma surpresa. Uma carreira pode acabar num lugar completamente diferente de onde ela começou. Ou seja: um emprego é algo pontual. Enquanto, a carreira é o acumulo de vários empregos, eventos e mudanças na nossa vida.

Entretanto, a corrida para ser o melhor profissional, é fácil perder de vista a sua carreira e focar apenas no seu trabalho. Achar um trabalho, continuar com o trabalho, ficar acordado até tarde pelo trabalho e etc. Quando na verdade nosso foco deveria ser como esse trabalho contribui para a sua carreira e seus objetivos. Mas um trabalho não é uma definição. Um trabalho é uma tarefa. Portanto, pode durar muito ou pouco tempo, mas ele sempre tem um começo, meio e fim. Com o tempo, nossos trabalhos acabam nos definindo e também definem o que nós conquistamos. Por outro lado, nós também podemos ser definidos pelo o nosso trajeto. Por tudo aquilo que já fizemos. Não apenas pelo o nosso emprego. Mas sim, por onde você esteve, onde você está e para onde você quer ir. Esse é o quadro completo. Então, se você quer parar de ser definido apenas pelo o seu trabalho, pare de falar sobre ele como se isso o definisse. Nossa carreira é nosso caminho.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Carreiras e trabalhos

Carreiras e trabalhos tem uma relação bem simbiótica, você não tem um sem o outro. Dessa maneira, empregos são as oportunidades que definem nossas carreiras, deixando que nós tentemos coisas, com sucesso ou não, e aprender com essas experiências. No entanto, as carreiras são as coleções de oportunidades e a criação de uma narrativa, de um caminho.

A partir desse caminho é possível focar nas questões que vão além do nosso trabalho como:

1. Onde você quer chegar?

2. O que você quer atingir?

3. De que trabalhos você gostou e quer fazer mais vezes?

4. Como posso melhorar como pessoa a partir do meu trabalho?

5. Por que estou fazendo isso?

Sendo assim, mesmo que seja normal passar por vários trabalhos enquanto crescemos como profissionais, nós sempre precisamos estar alertas do caminho que está sendo traçado.

Todavia, ter certeza de que esse caminho nos levará para onde queremos ir.

Então, se todo dia você está chegando em casa, depois de um dia de trabalho, estressado, desanimado pelo que está por vir e sentindo-se exausto o tempo todo, isso significa que você não está no caminho certo. Mas isso significa que você deveria se demitir? Depende. Pense bem. O seu atual trabalho adiciona algo na sua carreira que você não poderia conseguir em outro lugar? Então, se a resposta for não, então talvez seja hora de mudar de emprego. Se a resposta for sim, mantenha essa razão na sua mente nos momentos mais frustrantes. Porém, se as perdas não compensarem os ganhos, passe para a próxima. Com isso, quando nós não temos uma meta as mudanças de trabalho podem parecer sem sentido, e talvez elas sejam. Portanto, lembre-se: a sua carreira é sua responsabilidade. Se você está em um trabalho e não sabe qual será o seu próximo passo, seu plano de carreira e onde você quer ir, você precisa parar e fazer isso agora! Mas comece fazendo planos simples. Dessa forma, quebre o círculo de pensamento de que carreiras e trabalhos são a mesma coisa e comece a planejar o futuro.

Fonte: Universia Brasil[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando deste post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba os novos conteúdos em primeira mão.” newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também