Blog do Unasp

Aprenda técnicas para se sair bem em um entrevista via videoconferência.

As empresas estão aderindo e realizando cada vez mais entrevistas online durante o processo de contratação. E aí, você está preparado para uma entrevista nesse formato?

As empresas estão aderindo e realizando cada vez mais entrevistas online durante o processo de contratação. Por conta de ser é uma alternativa bastante viável e de baixo custo. Além disso, o gasto de tempo é muito menor e o candidato não precisa se locomover até um local específico para ser entrevistado. E aí, você está preparado para uma entrevista dessas?

• 8 dicas importantes para você se sair bem na entrevista de emprego.

• Conheça os 10 melhores sites com anúncios de vagas de emprego.

Se você ainda não passou por uma uma entrevista nesse formato é  melhor começar a se preparar, porque se depender das novas empresas o modelo de entrevista será mais ágil e feito pela internet. Ah, e se você for estudante da graduação ou curso técnico essas dicas também valem para entrevistas de estágio.

Muita gente tem medo de fazer entrevista, e realmente a princípio parece bem assustador, mas não tem como fugir. Antes de contratar as empresas precisam conhecer o candidato para saber se ele vai se encaixar na vaga, nos valores da empresa e se as suas experiências ou conhecimentos farão com que ele desempenhe um bom papel e um bom trabalho. Afinal de contas, nenhuma empresa quer perder tempo ou dinheiro contratando funcionários que não gostam do que fazem ou muitas vezes não sabem como fazer.

Por isso, para uma entrevista de sucesso, separamos algumas dicas que podem te ajudar e muito, vamos ver?

 1. Prepare-se.

Nada funciona sem planejamento, nem mesmo uma simples entrevista. Pense que essa entrevista pode mudar a sua vida profissional. Então, confirme via e-mail ou telefone o dia e o horário da entrevista; atualize seu currículo e disponibilize em PDF caso precise enviar; estude suas experiências, conquistas e conhecimentos; trace metas; estude a empresa e organize suas anotações e portfólio. Esteja preparado para tudo.

2. Escolha um local adequado.

Encontre um local adequado em sua casa, apartamento ou escritório, para realizar a entrevista. Evite lugares cheios de móveis ou coisas que podem atrapalhar a atenção do entrevistador. Ah, também é muito importante que a iluminação esteja boa. Nada de lugares escuros. Outra boa dica é buscar lugares calmos e sem muita movimentação de pessoas ou animais. Quanto mais tranquilo, iluminado e menos congestionado for o local, melhor!

3. Verifique os equipamentos.

Nada pior do que fazer uma entrevista com uma câmera e áudio de péssima qualidade ou uma conexão instável. Para evitar atrocidades como essas você precisa testar o desempenho do seu notebook, a qualidade de sua webcam, a captação de áudio e também a conexão de internet. Você pode testar esses equipamento ligando para um amigo ou alguém da família.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

4. Roupas.

Para vestir invista no básico, no confortável e no seguro. Escolha roupas que sejam compatíveis ao perfil da vaga. Se for uma vaga de escritório, gerente, diretor ou algo parecido, escolher um camisa social pode ser o ideal. As cores devem ser sóbrias, sem brilho e roupas discretas tanto para homens, quanto para as mulheres. Agora, se a área for mais comunicativa e criativa, você pode ter um pouco mais liberdade para escolher as suas peças de vestuário. Porém, lembre-se, é importante passar uma imagem confiável. Tome cuidado para não passar uma ideia errada.

5. Aparência.

Você pode achar que não, mas a aparência conta muito em uma entrevista e a maneira que você se porta e aparece na videoconferência pode influenciar sim em uma decisão. Por isso, se você for homem não se esqueça de se apresentar com o cabelo bem arrumado e de aparar a barba. Se você for mulher não carregue na maquiagem, quanto mais neutro e natural melhor; e o cabelo com um penteado que valorize e dê credibilidade.

6. Sinceridade.

Você não precisa tentar enganar ninguém para conseguir um estágio ou emprego. A entrevista é o momento de apresentar os conhecimentos e também a vontade de aprender. Seja sincero quando falar sobre o que sabe fazer, sobre o que já fez e o que estudou. Suas experiências de vida, tanto de área de atuação, quanto de relações interpessoais e projetos sociais contam bastante.

7. Durante a entrevista evite ruídos.

Lembre-se de manter a postura, tom de voz adequado e atenção durante a conversa. Evite gaguejar durante as respostas porque isso pode demonstrar insegurança, falta de confiança em si mesmo ou até mesmo que você esteja mentindo. Seja educado e pare para escutar, evite atravessar a fala do entrevistador. Responda o que for perguntado, mostre-se disponível para vaga e evite outras distrações como mexer no celular, falar com pessoas da casa, olhar para outros lugares ou ficar mexendo na roupa ou em outros programas no computador. Para manter a atenção feche todos os programas antes de começar a entrevista, peça silêncio das pessoas da casa, mantenha o celular no vibra-call e fale daquilo que domina.

8. Realize e peça feedbacks.

Tudo o que contribui para o seu crescimento é bem-vindo. Por isso, fazer feedbacks ajuda as outras pessoas, e receber também irá te ajudar. Na entrevista isso precisa ser mais comum. Por exemplo, caso a resposta da entrevista seja negativa, envie um e-mail agradecendo pela oportunidade e também solicitando um feedback para que você possa se prepara para próxima. Além disso, você também pode fazer feedbacks para empresa, desde que sejam concisos e que sejam para melhorias.

Gostaram das dicas?

É claro que muitas outras atitudes e preparos podem fazer com que você faça uma boa entrevista e consiga absorver as informações importantes. Mas seguindo essas 8 dicas, acreditamos que será um início para você se preparar e saber o que precisa fazer para se sair muito bem!

Em uma entrevista online ou videoconferência as chances podem diminuir um pouco, por isso você precisa se preparar todos os dias, como novos projetos, cursos, experiências e aprendizados. Há uma diversidade de concorrentes pelo fato da entrevista não ser presencial, pessoas de outras cidades, estados e países também podem tentar a vaga. Mas fique tranquilo, você não precisa se desesperar ou desistir dela. Você pode ter um diferencial que nenhum outro candidato tenha, além disso as empresas durante a entrevista procuram candidatos com perfis específicos para que se encaixem com a cultura, valores metas do negócio.

Espero que essas dicas te ajudem caso você precisem fazer uma entrevista online. Tenho certeza de que se sairá muito bem! E se a resposta da empresa não for o que você espera, tenha um pouco de paciência, se prepare mais para a próxima e não desista.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!