Blog do Unasp

Cursos livres: descubra como eles podem te ajudar na carreira

Fazer cursos livres podem trazer ao seu currículo e área de atuação, uma experiência profissional incrível. Descubra o papel deles na sua carreira!

Saber se posicionar no mercado de trabalho, no contexto atual de profundas mudanças, é imprescindível. Com o desaparecimento de algumas profissões e o surgimento de outras, todos os profissionais devem estar atualizados para enfrentar diferentes situações.

No entanto, como se preparar? Se você nunca parou para pensar sobre esse assunto, lembre-se que o planejamento da própria carreira e a manutenção dela é um requisito importante para a conquista do sucesso e de seus objetivos profissionais.

Ou seja, para ajudar a manter o conhecimento vivo, os cursos livres são alternativas muito legais de atualização de saber e experiência. Que tal saber um pouco mais sobre isso? Vamos lá!

Cursos Livres

Cursos livres são cursos, simples assim. No entanto, diferentemente de um curso técnico ou de um curso de nível superior, o curso livre não requer uma formação anterior do estudante, logo, é mais acessível.

Os cursos livres se referem ao oferecimento de capacitações específicas, para assuntos pontuais. Por isso, as empresas, escolas ou instituições de ensino que ofertam cursos livres não precisam necessariamente de autorização do Ministério da Educação (MEC) para criar esse tipo de treinamento.

Entretanto, isso também não significa que os cursos não tenham qualidade. O importante é saber escolher bem a escola onde você quer estudar.

Mais sobre os Cursos Livres

Uma característica marcante de um curso livre é o fato de ele não ter uma duração fixa, como ocorre com cursos técnicos e de graduação. Além disso, os cursos livres podem ser oferecidos presencialmente ou online.

Geralmente os cursos livres se assemelham com workshops e tem duração curta, como cursos de 40h de carga horária, por exemplo. Dessa forma, o profissional pode se capacitar em pouco tempo acerca de um software ou de métodos de trabalho eficientes, sem atrapalhar o estudo ou emprego.

Usa-se o termo curso livre justamente pela liberdade de oferta, flexibilidade de demanda e procura, bem como a organização do conteúdo, carga horária, métodos e avaliação.

Além disso, é importante saber que ao final do curso, você recebe um certificado de qualificação profissional, diferente o diploma como na graduação.

Como escolher um curso livre?

Um curso livre pode contribuir bastante na formação profissional e na empregabilidade. De qualquer forma, ele não substitui um curso técnico ou graduação. Esse tipo de curso é como se fosse um treinamento ou atualização de conhecimento, ok?

Logo, a escolha de um curso livre, deve estar de acordo com sua área de atuação e com o planejamento que fez da sua carreira. Fazer um curso livre numa área muito distante da sua ocupação pode não ser uma boa escolha.

Optar por um curso livre, é escolher um curso que irá aprimorar seus conhecimentos da área em que já atua ou tem interesse. Se você fez Sistemas de Informação, por exemplo, um curso livre na área de E-commerce seria interessante.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

A importância dos cursos livres

Primeiro ponto a considerar, é que as coisas estão mudando muito rápido e o que era inovação ontem, pode não ser mais, hoje. Isso quer dizer, que os cursos livres também são pensados para acompanhar as tendências. Por serem mais curtos, normalmente eles são atualizados com mais facilidade.

Sendo assim, o curso livre tem grande importância na reciclagem de conteúdos de um profissional. Em alguns casos, o profissional já tem graduação há anos e sente a necessidade de dominar uma nova ferramenta da área em que atua.

Benefícios

Para quem trabalha e estuda o dia todo o curso livre é uma alternativa rápida, econômica e prática. E se o curso tem a ver com a área de atuação, o benefício é maior ainda, porque dessa maneira o profissional pode acelerar a curva de aprendizagem, por meio de aulas que tratam de assuntos específicos da rotina que desenvolve no emprego.

Outro benefício do curso livre é proporcionar uma ocupação para a pessoa que só possui o ensino médio e pretende realizar um trabalho para o qual não há necessidade de ensino superior, por exemplo.

Tipos de cursos livres

Existem diferentes tipos de cursos livres nas mais diversas áreas, como:

 Atividades Lúdicas: Atividades Corporais

• Contabilidade introdutória

• Psicologia do esporte: motivação

• Gestão de responsabilidade social e sustentável

• Tecnologias da informação e comunicação

• Corte e costura

• Desenho

• Fotografia

• Organização de eventos

• Gestão Marca

• Políticas aplicadas

Neste site é possível encontrar um monte de opção legal para um curso livre a distância.

Cursos livres, livres!

Não deixe para depois, se tiver oportunidade para estudar e cursar um curso livre, faça! E se você já fez um curso livre, deixe aqui nos comentários o nome do curso que você fez e os benefícios que te trouxe.

Quando compartilhamos nossas experiências, ajudamos a ajudar os outros!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!