Blog do UNASP

A importância dos relacionamentos na construção de uma carreira de sucesso.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Um dos maiores impedimentos para você alcançar todo o seu potencial, como profissional, é o isolamento. Criar relacionamentos é um dos pilares primordiais para alcançar o sucesso na carreira. Veja algumas dicas para construir a sua rede de relacionamentos.

Normalmente, quando abordamos o tema “relacionamentos”, costumamos pensar em relações amorosas ou familiares. É normal associar de primeira as relações e vínculos emocionais mais profundos e de um nível afetivo. No entanto relacionamentos são muito abrangentes. Na área profissional o relacionamento está mais associado a um nível intelectual, do que necessariamento sentimental.

Todos nós construimos relações no decorrer da vida. Se você parar alguns minutos para pensar provavelmente você lembrará de algumas pessoas muito importantes que passaram na sua vida. E se for mais a fundo lembrará de pessoas que já não fazem mais parte do seu círculo social, ou de pessoas que fazem parte do seu cotidiano, mas que você não possuí uma relação tão próxima. Mas é inevitável, elas estão aí.

Você já parou para pensar, que na carreira, construir uma boa rede de contatos é extremamente importante?

Criar uma boa rede de relacionamento no trabalho, também conhecida como networking, é mais do que necessário. Hoje em dia o mercado está cada vez mais saturado e não basta apenas ser um bom profissional na sua área, é preciso ter indicações diretas. O famoso Q.I, já ouviu falar? Pode parecer meio injusto, mas é assim que o mercado funciona. Às vezes não basta ser apenas muito bom. São os contatos que garantem a possibilidade de crescimento profissional e uma vaga de emprego. E aí que bate aquela dúvida, “como ser indicado?” Através da constante construção da sua imagem e dos seus relacionamentos.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Veja algumas dicas para criar e manter a sua rede de contatos.

Construa os seus relacionamentos.

Robert Steven Kaplan, em seu livro “Conduza a sua Carreira”, diz que um relacionamento proveitoso (profissional ou mesmo mais íntimo) exige três fatores primordias: compreensão, confiança e respeito mútuos. Construir esse tipo de relação provavelmente exigirá tempo, interação pessoal e trabalho árduo, além de uma combinação de investigação, autoexposição e franqueza. O autor sugere que você faça uma lista de seus relacionamentos que se encaixam nos três fatores acima, é importante descobrir com quem contar. Na hora de construir seus relacionamentos Kaplan sugere o seguinte:

• Autoexposição. Compartilhe com as pessoas informações sobre si mesmo que vão ajudá-las a fundamentalmente entendê-lo melhor. Só cuidado, não compartilhe tudo sobre a sua vida. Certas informações guarde só para si.

• Investigacão. Faça perguntas sobre a outra pessoa que o ajudem a compreendê-la melhor. Você também precisa entender seus colegas.

• Peça conselhos. Esteja disposto e peça conselhos construtivos sobre questões relevantes para você (e prepare-se também para aconselhar a outra pessoa). Mais particularmente, esteja aberto a buscar conselhos sobre como abordar determinado aspecto que lhe traga insegurança.

Desenvolva os músculos dos relacionamentos.

Os relacionamentos são como o seu corpo, eles precisam de cuidado e treino. Lembre-se de praticar e cultivar. Dedique tempo para os seus relacionamentos profissionais. Seja um profissional pró ativo, faça perguntas, compartilhe suas experiências, exponha sua opiniões e esteja disposto a ouvir críticas construtivas. Também saiba expor suas inseguranças e preocupações de maneira sincera, mas cuidado para não soar exagerado. Peça conselhos e mostre-se disposto a aprender.

O meio de comunicação faz diferença.

Você também deve considerar a escolha da forma e ambiente para se comunicar. Você pode até não perceber, mas isso faz uma grande diferença. Por exemplo, é muito mais proveitoso ter certos tipos de conversas pessoalmente, não por telefone ou mensagens. Quando conversamos frente a frente, podemos nos expressar de maneira mais clara, ver expressões faciais e a linguagem corporal do nosso colega. Para conversas mais delicadas e importantes a interação pessoal é obrigatória. Lembre-se que muitas discussões podem ser evitadas com uma boa conversa pessoal.

Ao conversar por email, telefone e mensagens, lembre-se de usar sempre o bom senso. Muitas vezes pessoas fazem escolhas erradas sobre como usar essas plataformas e, como resultado, prejudicam suas relações pessoais.

Crie relacionamentos de apoio.

Nem todas as nossas necessidades podem ser supridas por uma única pessoa. Você precisa construir uma rede de pessoas que te conectam de maneira positiva e construtiva. Talvez os integrantes desse grupo, selecionado por você, nem cheguem a se conhecer, mas cada um tem um potencial para ser útil em determinadas situações. Não mantenha-se isolado do mundo. Manter poucas relações pode até ser bom no âmbito mais pessoal e íntimo, na carreira quanto mais pessoas conhecer melhor!

Não subestime seus contatos, você pode encontrar grandes parceiros profissionais onde menos se espera.

Os relacionamentos evoluem ao longo do tempo.

Seu emprego muda, você muda, seus relacionamentos mudam, suas necessidades mudam, o mundo muda e assim por diante. Portanto, como resultado, o desenvolvimento dos seus relacionamentos não é algo estático e imutável. Desenvolva-os de forma contínua. Você ainda irá aprender muito, às vezes meterá os pés pelas mãos e acertará em outras. Todos os dias você terá um novo desafio. Mudará de emprego, de país ou até mesmo de profissão. Mas nunca se esqueça de esforçar-se para criar laços com pessoas onde você estiver. É um processo sem fim.

Você não vai conseguir sozinho.

Você pode até tentar, talvez pareça que vai funcionar no começo, mas não se iluda, sozinho você não chegará a lugar nenhum. Por mais drástica que pareça essa afirmação todos nós precisamos nos conscientizar da importância das relações pessoais. É sempre bom ter alguém a quem recorrer em momentos críticos. Ah, e outro lado também é válido. Seja um suporte para outras pessoas. Lembre-se que não é só recorrer aos outros, você também precisa mostrar-se solicito e disponível.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 11 frases inspiradoras para você que quer ter uma carreira de sucesso.

• Aprenda técnicas para se sair bem em um entrevista via videoconferência.

• Quero abrir meu próprio negócio. Qual faculdade devo fazer?

• 8 dicas importantes para você se sair bem na entrevista de emprego.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também