Blog do UNASP

Quero abrir meu próprio negócio. Qual faculdade devo fazer?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Quer abrir o seu próprio negócio, mas está na dúvida em como começar? Sabia que alguns cursos de graduação podem ser o ponta pé inicial? Veja quais são os cursos que mais combinam com o perfil de um empreendedor. 

Abrir uma empresa não é tão simples quanto parece. Além dos conhecimentos sobre a área de atuação, custos e mercado, o empreendedor precisa estar atento às tendências. O empreendedor deve planejar, acompanhar o andamento do negócio e saber a melhor hora de tomar decisões aplicando novas ideias para desenvolvimento do empreendimento.

Não existe uma faculdade certa para você que deseja abrir seu próprio negócio. Na verdade, em todas as áreas de atuação é possível empreender e estar presente no mercado com um negócio próprio. Depende mais das suas motivações pessoais. Não importa se você é de humanas ou exatas, o importante é ter um espírito empreendedor, vontade de aprender coisas novas e se arriscar para abrir o próprio negócio. Porém, é claro, que alguns cursos abordam mais assuntos e conteúdos que criam embasamento para quem quer empreender.

Negócio próprio X Faculdade.

Especialistas dizem que a arte do empreendedorismo é você querer sair do status quo, mas para se tornar empresário é necessário ter o ‘domínio’ do objeto do seu negócio. Isso quer dizer que, se você quer empreender criando uma loja de bolos por exemplo, deve conhecer como funciona a escolha dos ingredientes, produtos e equipamentos como forno/freezer; sazonalidade dos recheios; perfil dos doceiros e confeiteiros; ferramentas necessárias para a realização dos bolos; ponto de venda; time do atendimento; perfil do cliente; hábitos de compra, venda, investimento, dentre outras variáveis.

Isso vale para qualquer outro tipo de empresa e são diversas possibilidades que o mercado oferece. A seguir algumas faculdades que fornecem boas referências e técnicas de empreendimento.

1. Administração.

Esse curso estuda os domínios e as técnicas de empreendimento para que ele dê certo, o que facilita ao estudante e profissional da área a abrirem o seu próprio negócio.

São habilitados a desenvolverem atividades como comunicação e expressão, área em que o administrador aprende a falar em público e a ser ouvido pelos seus liderados; reconhecer e resolver possíveis problemas na empresa; raciocínio lógico e analítico, fundamentados nas disciplinas de matemática financeira, contabilidade e estatística; iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, área em que o administrador pode trabalhar em organizações de diversos segmentos em cargos administrativos.

Portanto, o que é aprendido durante o curso forma o alicerce do profissional para que possa colocar em prática e utilizar em seu próprio negócio.

Conheça os cursos de Administração do Unasp >> Campus EC, Campus HT, Campus SP e EAD.

2. Comunicação e Marketing.

Possuir uma formação em Comunicação (Publicidade e Jornalismo, por exemplo), pode ajudar você a aprimorar as habilidades de comunicação da sua empresa. A comunicação é fundamental em todos os empreendimentos, sejam eles grandes ou pequenos. Se a empresa tiver uma boa estratégia de comunicação ela terá mais chance de ser percebida pelo seu público alvo e converter em vendas. Os empreendedores com uma educação em comunicação podem administrar o próprio negócio, tendo facilidade em passar a mensagem da marca, criar campanhas e divulgar o produto ou serviço.

Isso também vale para a área de Marketing e Relações Públicas. Com essas formações você dominará técnicas de divulgação de ideias e produtos, saberá como criar o perfil dos clientes, entenderá seus gostos e ampliará seus contatos profissionais para possíveis parcerias.

Dos cursos que citamos na área de Comunicação e Marketing todos desenvolvem a capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais. Como também as inserções culturais, políticas e econômicas, fazendo com que o aluno/profissional tenha a habilidade de refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo. Sua visão passa a ser integradora e horizontalizada – genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho. Devido a esses fatores, um bom empreendedor também pode sair dos cursos de Comunicação e Marketing, sendo um ótimo profissional e pronto para abrir o seu próprio negócio.

Conheça os cursos de Publicidade do Unasp >> Campus EC, Campus HT e Campus SP.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

3. Contabilidade.

Já o profissional do curso de Contabilidade será capaz de compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização. O contador está aberto às inovações da área e demonstra a aptidão necessária para o processamento e análise das informações relativas à estática e à dinâmica patrimonial das organizações para as quais vier a desenvolver suas atividades. Ele, ou ela, possuí a capacidade crítico-analítica de avaliação quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação. No resumo o contador entenderá todos os processos financeiros da uma empresa. O que é muito importante! Por esses e outros motivos o profissional formado em contabilidade tem, em tese, mais facilidade para gerir um negócio.

Conheça os cursos de Ciências Contábeis do Unasp >> Campus EC, Campus HT e Campus SP.

4. Outros cursos livres.

É claro que você, que é formado em outra área como Nutrição por exemplo, ou você que acabou de ingressar na faculdade e está cursando Música, também podem abrir seu próprio negócio. Empreender não está engessado a uma única profissão.

Existem alguns cursos livres que ajudam e preparam o profissional para empreender e ser destaque no mercado e em sua área de atuação. Abrir o próprio negócio demanda investimento de tempo, dinheiro, planejamento e muita vontade.

Encontramos no SEBRAE ótimos cursos livres na área de gestão que abordam conteúdos, técnicas e práticas relevantes e valiosas para quem quer abrir o seu próprio negócio. Alguns dos cursos são:

• Empreendedorismo: esse é um curso que te ajudará a entender como abrir, melhorar, ampliar e desenvolver habilidades para gerir a empresa.

• Planejamento: um curso que irá ensinar como desenvolver a empresa com inteligência estratégica e competitiva, análises externa e interna e plano de negócio

• Mercado e Vendas: marketing e dicas para os negócios se destacarem no mercado com análises de tendências, posicionamento, preço e vendas.

• Gestão de pessoas: Aprenda sobre a gestão moderna de pessoas que valoriza e investe em competências, habilidades, trabalho em equipe, descoberta de lideranças e talentos. O capital humano é o maior diferencial ou o principal causador das mudanças para alcançar resultados no seu empreendimento.

• Inovação: saiba como viabilizar o lançamento de novos produtos, serviços ou processos, com o objetivo de diferenciar sua empresa das concorrentes.

• Organização: como tornar mais eficiente os processos produtivos e aumentar a qualidade e a produtividade da sua empresa.

• Finanças: aprenda a ter controle financeiro do seu negócio e a gerir os recursos que podem ser convertidos em dinheiro.

• Cooperação: como fazer parcerias que beneficiem o seu negócio.

• Leis: Um curso que ensina a como atender aspectos legais, normas técnicas e regulamentos que impactam o seu negócio.

Se você se interessou por fazer algum dos cursos que estão dentro dessas áreas visite o portal do SEBRAE.  Analise quais os cursos mais se encaixam no que você está procurando e vai fundo para abrir o seu próprio negócio.

Lembre-se que os empreendedores são otimistas. Ver as situações de uma maneira positiva fará com que você não desista e invista no seu sonho ou desejo de empreender. E não esqueça de sempre aprender coisas novas. O conhecimento pode te levar a caminhos inimagináveis. Invista nele também!

Até a próxima!

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

 Leia também:

• Empreendedorismo: seja um MEI e abra o seu negócio durante a faculdade.

• 6 livros sobre administração e empreendedorismo que você precisa ler.

• Administração: quais são as principais áreas de atuação?

• Contabilidade: descubra quais são as principais áreas de atuação.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também