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9 erros comuns que você deve evitar no seu primeiro emprego.

O primeiro emprego pode parecer desafiador, mas essa fase pode ser mais tranquila e agradável se você evitar alguns desses erros.

O primeiro emprego é sempre uma experiência marcante. Você é novo na empresa, ainda tem muito que aprender e está descobrindo como o mercado de trabalho funciona. É compreensível você não saber de tudo, e está tudo bem. Só com o tempo você ganhará a experiência necessária para ser um grande profissional. Aproveite, essa é a sua oportunidade de avançar na carreira, aprender coisas novas e  construir o seu futuro.

No entanto vale lembrar que é sempre bom evitar alguns erros. E para te ajudar montamos uma lista de erros muito comuns que você deve evitar no seu primeiro emprego.

1. Não pedir ajuda

Ninguém sabe de tudo. Ainda mais quando está começando em algo novo. Não tenha medo de pedir ajuda e conselhos. Dessa maneira você evita cometer erros e aprende coisas novas com os seus colegas e superiores. Pedir ajuda em uma questão que você não sabe como lidar o ajudará, ao invés de mostrar fraqueza. Estar disposto a aprender não o fará parecer menos profissional.  

2. Se envolver em políticas internas

Quando você é novo em uma empresa é normal acabar sendo influenciado pela opinião dos seus colegas. Afinal, eles estão lá a mais tempo, conhecem mais pessoas e sabem como funciona a rotina dentro da empresa. No entanto, tomar um partido para ser uma grande fria. As pessoas nem sempre são verdadeiras ou sabem de tudo. Compartilhar fofocas ou concordar com opiniões alheias pode ser uma grande roubada. Evite se envolver em conversas desse tipo. Lembre-se, você é novo na empresa, não tome nenhum partido. Isso pode manchar a sua frágil e recente reputação.

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3. Falta de comunicação

Não se feche em uma bolha. Falta de comunicação com os seus colegas e chefe pode acarretar em vários problemas. É importante manter uma comunicação fluente com a sua equipe. Assim, você poderá pedir conselhos e os manterá atualizados sobre as suas atividades.

4. Tentar resolver os problemas sozinho

É normal você querer mostrar serviço. Quando somos novos em um emprego a primeira coisa que queremos fazer é conquistar o nosso espaço na equipe. Porém, isso não significa que você deve cuidar de todos os problemas sozinho. Querer bancar o herói pode ser uma grande enrascada. Primeiro você deve aprender como as coisas funcionam e só assim saberá tomar sábias decisões que irão impressionar a todos.

5. Sentir que não é capaz

Não se sinta inferior aos demais só porque você está começando. Ninguém nasce sabendo de tudo, certo? Se você sentir que não é capaz acabará passando a mesma sensação aos demais colegas. E ninguém confiará em uma pessoa incapaz de realizar um bom trabalho. Então, acredite em si mesmo e dê o seu melhor em tudo que fizer.

6. Pensar que já é bom o suficiente

Por outro lado, não deixe que o orgulho te dominar. Pior do que achar que é incapaz é achar que já sabe de tudo. Ninguém gosta de pessoas orgulhosas e prepotentes. Não importa o quão bom você seja no seu trabalho, a relação com os colegas também conta. Esteja aberto para aprender com as pessoas que te rodeiam. 

7. Deixar as oportunidades passarem

Esse é o seu primeiro emprego, mesmo que ele não seja exatamente o que você sonhava, você não pode deixar de reconhecer que aprenderá muito com ele. Fique atento e aprenda o máximo que puder. Só não deixe de perceber quando uma boa oportunidade bater na sua porta. Quem sabe esse trabalho seja apenas o ponta pé inicial para uma carreira de sucesso, hein? Por isso, fique sempre de olhos abertos.

8. Esquecer da postura profissional

Em um ambiente profissional há certas práticas que não são toleradas. Você é um profissional agora. Não saia da faculdade com uma postura imatura. Mas também pegue leve, você aprenderá com o tempo. Só fique atento e aprenda a se adequar com a política interna da sua empresa. 

9. Receber os feedbacks da maneira errada

Muitas vezes o que te impede de crescer e melhorar no novo trabalho não é necessariamente a falta de capacidade ou talento, mas sim a falta de consciência das suas habilidade os deficiências. Reconhecer os seus pontos fortes e fracos torna o processo de desenvolver as suas capacidades individuais muito mais fácil.

Você precisa ouvir e tirar o que puder das conversas com o seu chefe. Feedback é para escutar e aprender, não é bom levar para o lado pessoal e achar que está sendo criticado. Contestar, justificar ou arranjar desculpas para as suas atitudes soa bem pouco profissional.

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