Blog do Unasp

Mestrado: dicas para conseguir uma bolsa de estudo no exterior

Se você tem cogitado fazer um Mestrado fora do Brasil, leia esse post e descubra algumas dicas que irão facilitar o seu processo para começar um curso no exterior.

O Brasil é um país muito grande e com várias oportunidades para quem deseja estudar em boas universidades. No entanto, quando se trata de cursar um Mestrado, conseguir uma bolsa de estudo no exterior pode ser uma opção válida e bem interessante. Afinal, as universidades gringas possuem vários atrativos.

Isso significa que os brasileiros que buscam estudar fora, levam em consideração pontos como: experiência, repertório cultural, diversidade e Networking. Dessa forma, o Mestrado pode contribuir muito seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Por haver muita procura por bolsa de estudo no exterior, vários países aceitam estudantes brasileiros em cursos de Mestrado e Doutorado. No entanto, para conseguir uma vaga para cursar mestrado no exterior com bolsa de estudo é necessário cumprir alguns requisitos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem fazer total diferença na hora de se candidatar para vagas de Mestrado e conseguir bolsa de estudo no exterior.

Mestrado: entenda o que é

Os alunos de Mestrado aprofundam os conhecimentos da graduação e promovem atividades de pesquisa. Em suma, esse curso prepara professores para atuar no nível superior, dando aulas em universidades e forma pesquisadores em áreas específicas.

De forma geral, a duração de um curso de mestrado é de 2 a 3 anos. Envolvendo estudos, pesquisas, exames, estágios (dependendo da área). Além disso, só é possível cursar Mestrado após a conclusão da graduação.

Para obtenção do título, o mestrando deve apresentar uma dissertação sobre os processos, descobertas, resultados das pesquisas realizadas em campo ou através de bibliografia e considerações sobre um tema único e delimitado.

E ao final do trajeto o estudante torna-se Mestre, diferente de quem finalizou o Doutorado. Isso quer dizer que, domina através de pesquisas e práticas, determinados assuntos e áreas de estudo.

Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre o Mestrado, vamos listar algumas dicas de como se preparar para conseguir uma bolsa de estudos no exterior.

Dicas para conseguir bolsa de estudo no exterior

Conseguir bolsa de estudo não é uma tarefa fácil, mas se você souber se preparar corretamente seu caminho pode ser mais simples. Ou seja, seguindo algumas dicas que antecedem o pedido de bolsa vão te aproximar do seu sonho!

Outro idioma na ponta da língua 

Quem está pensando em cursar Mestrado fora do Brasil, deve se atentar ao idioma do país escolhido. Dessa forma, se você escolher a Espanha, é extremamente importante falar bem e se possível ser fluente em espanhol.

Por isso, para garantir que o candidato estrangeiro será capaz de compreender todo o conteúdo do curso, as instituições aplicam o teste de idioma; no caso do espanhol, o DELE. Já para o inglês, os testes mais comuns são IELTS e TOEFL e para o francês, o DELF.

Está precisando desenferrujar? Estude  Inglês e Espanhol de graça e online!

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Currículo em dia

O currículo  é seu cartão de visitas, como seu fosse o resumo de sua vida, quem você é e o que você faz. Logo, é muito importante que ele contenha informações verdadeiras e de qualidade.

Os avaliadores responsáveis pela análise do candidato para a bolsa de estudos, levam em consideração pontos como atividades extracurriculares diversas, atuação em empresa júnior durante a faculdade, suas pesquisas de iniciação científica, cursos livres e trabalhos voluntários.

A experiência e a formação continuam sendo a base de um bom currículo, mas as universidades estão valorizando também, currículos dinâmicos, com elementos que vão além do normal. 

Por isso, se você quer ter um diferencial perante os outros candidatos, invista no currículo.

Documentos importantes

A comprovação das informações são obrigatórias. Isso quer dizer que só a palavra não basta. Você vai precisar organizar uma espécie de ficha pessoal.

Além dos documentos mais comuns como RG, CPF, Título de Eleitor, CNH e comprovante de residência, a ficha deverá incluir carta de recomendação (feita por professores da graduação e instituições de ensino que estudo no Brasil), histórico escolar, diplomas e currículo.

Então, somente com os documentos necessários é que o candidato estará apto a concorrer a bolsa e participar de entrevistas online e presenciais.

Escolha uma boa universidade

Pesquisar é essencial. Nem todas as universidades fora do país oferecem bolsa de estudo, ainda mais para Mestrado. Sendo assim, você vai precisar pesquisar bastante e estar atento aos editais.

Pode parecer simples, mas escolher a universidade pode ser a fase mais demorada e difícil do processo de estudar fora. Mais de 20 países mundo afora oferecem cursos de mestrado para brasileiros.

Então, leve em consideração pontos como a qualidade do ensino, sua experiência, facilidade com o idioma, clima e cultura do país e até o número de candidato por vaga.

Mestrado financiado pelo Brasil

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciências sem Fronteiras visa internacionalizar conhecimentos de inovação tecnológica e científica. 

O projeto faz parte de uma organização governamental que surgiu a partir da união do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC).

Dessa forma, o objetivo é incentivar alunos realizarem intercâmbio e consolidar conhecimentos fora do Brasil e depois aplicar aqui. 

Além disso, o projeto busca beneficiar com  até 100 mil bolsas de intercâmbio para estudantes de graduação e pós-graduação, Mestrado e Doutorado..

Então, essa é uma boa oportunidade. Para conhecer as regras e saber como conseguir uma Bolsa Mestrado no exterior, confira esta página do site.

Mestrado com bolsa de estudo no exterior. Essa é sua chance!

Se você tem o desejo de estudar fora, faça o possível para que dê certo. Converse com pessoas que já fizeram Mestrado no exterior ou que estão em outro país estudando.

Portanto, para ter sucesso e aproveitar as oportunidades, se prepare bem! Pesquise com antecedência, se organize e esteja atento aos editais, período de inscrição, entrevistas e tudo o que envolve esse processo.

Se você já estudou Mestrado fora do Brasil, compartilhe sua experiência com a gente. É só escrever aqui nos comentários.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!