Blog do Unasp

O próximo passo: Saiba como escolher um curso de pós-graduação ideal para sua carreira

1

Logo após a conclusão de um curso de graduação é comum pensar em qual será o próximo passo em relação aos estudos. Dar uma pausa na vida acadêmica, ou investir em uma pós? Mestrado, doutorado, MBA, especializações. O que não falta são opções de cursos.

Hoje em dia é preciso levar em consideração as exigências do mercado de trabalho. Atualmente a procura por profissionais com alta qualificação tem aumentando de maneira surpreendente. Imagine a competição. Há milhares de pessoas disputando poucas vagas, não adianta apenas o esforço ou vontade de trabalhar, é preciso mostrar que você é um candidato forte para disputar o cargo dos seus sonhos. Fazer uma pós é importante para:

– Enriquecer o currículo com uma experiência de peso

– É um excelente canal para o desenvolvimento de networking, aumento da rede de contatos

– Superar desafios

– Ampliar conhecimentos

– Corrigir a rota profissional

– Aperfeiçoamento em uma área específica

– Reavaliação de conceitos

Esses são apenas alguns dos benefícios da pós-graduação. Se você tem vontade de crescer e pensa em aperfeiçoar a sua carreira o nosso conselho é, faça uma pós o quanto antes.

Agora, talvez, a pergunta seja outra: Como escolher uma pós graduação ideal para a minha carreira?

Essa não é uma das escolhas mais fáceis, até porque você está lidando com o seu futuro, e ainda por cima com investimento financeiro. Mas não se preocupe, também não chega a ser uma escolha tão complicada. Basta fazer algumas avaliações.

1-) DE OLHO NO ALVO: Qual é seu objetivo profissional? Avalie o que você construiu até agora na sua carreira. Onde você quer chegar? Como você imagina a sua vida profissional no futuro? O que o seu segmento, no mercado de trabalho, está exigindo dos profissionais? Estabeleça um alvo, esse um bom começo.

2-) MESTRADO, DOUTORADO, MBA e ESPECIALIZAÇÕES: Se você quer trabalhar no meio acadêmico, mestrado e doutorado são as opções mais indicadas; se a sua ideia é ir para o mercado então a melhor opção são MBA ou especializações. Claro que essas regras não absolutas.

3-) BUSQUE INFORMAÇÕES: Pesquise, leia muito sobre o assunto, converse com outros profissionais e, principalmente, com pessoas que fazem ou já fizeram a pós-graduação que você gostaria de cursar. Ouvir a opinião dos outros poderá te ajudar muito na hora de escolher sua pós.

4-) AVALIE A INSTITUIÇÃO: É muito importante ingressar em uma instituição de confiança e qualidade. Há uma série de critérios para fazer essa avaliação. A primeira, e uma das mais importante, é a regularização e o status do curso no Ministério da Educação (MEC). Essa regularização depende da modalidade: lato sensu ou stricto sensu. Avaliar a estrutura e a infraestrutura da instituição de ensino e sua reputação no mercado, são outros bons indicadores de qualidade. Avalie os pontos fortes da instituição como também as limitações. Entre em contato com a secretaria, essa é uma ótima maneira para ter uma noção da instituição.

5-) LEVE EM CONSIDERAÇÃO O INVESTIMENTO: Investir em educação é importante, mas infelizmente nem todos os valores dos cursos correspondem ao nosso salário. É importante investir em qualidade, mas não pense que apenas cursos caros são bons. Há muitas instituições de confiança e qualidade que oferecem cursos de pós com preços bem atrativos.

Aqui no UNASP oferecemos cursos de pós-graduação em diversas áreas: em educação, saúde, comunicação, administração, ciências exatas, entre outras. Os cursos são ministrados tanto em modo presencial, como também a distância. Ideal para todos os estilos de vida e necessidades. Ficou interessado(a)? Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a nossa instituição e cursos. 

Carregando comentários...

Veja também

Gostando dos conteúdos

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.