Blog do Unasp

MBA ou Pós-graduação: você sabe qual é a diferença?

Faz tempo que a graduação deixou de ser o ponto final da vida acadêmica. Afinal, ter um curso superior não é mais um diferencial, mas quase pré-requisito para ser um profissional de sucesso. Mas, na hora de se especializar, surge a dúvida: que tipo de curso fazer? Qual é a diferença entre pós-graduação, especialização e MBA? Aliás, tem diferença mesmo?

No Brasil, todos os cursos superiores que tem como pré-requisito uma graduação, são considerados pós-graduação, são eles: especialização, MBA, mestrado ou doutorado.

Cursos de pós-graduação são todos aqueles que vêm depois da graduação. Entre eles, há dois tipos: os stricto sensu, que são o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado; e os lato sensu, que são a especialização (que muita gente chama de pós) e o MBA. Esses últimos têm o mesmo peso acadêmico, mas perfis diferentes.

MBA tem um foco em gestão, negócios, empresa. É procurado por quem quer se preparar para ser líder ou gestor. Já a especialização é um aprofundamento em uma área. Por exemplo,

Entenda os cursos:

MBA – Master Business Administration.

Em tradução literal do inglês, Mestre em Negócios e Administração. Nos EUA o MBA confere o título de mestre em administração de empresas, em sua estrutura o curso contempla um programa desenvolvido para profissionais com experiência nesta área, como é o caso dos CEO e não de um recém graduado. Mas, no Brasil, esse curso é lato sensu, ou seja, não tem nível de mestrado. Trata-se de uma especialização focada em negócios e mercado. É indicado para profissionais com pelo menos três anos de experiência profissional e com presença já consolidada na área, como no caso de gerentes, diretores e presidentes.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Pós-graduação lato sensu ou especialização.

É um aprofundamento numa área específica. O curso é indicado para profissionais que procuram um diferencial e desejam focar sua atuação no mercado (com carga horária de 360 horas).

Pós-graduação stricto sensu.

É direcionada para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, e consiste nos “mestrados”, doutorados e pós-doutorados. Vale lembrar que para cursar o Stricto Sensu (mestrado) o graduado não precisa ter feito um Lato Sensu (especialização) antes. Para fazer o doutorado também não há exigência legal de o candidato ter concluído um mestrado.

Agora você já sabe quais as principais diferenças entre MBA e Pós-Graduação. Aproveite, e conheça nossos cursos de “especialização” e MBA, focados para você que deseja alavancar sua carreira.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!