Blog do UNASP

Doutorado ou Mestrado, qual é a melhor opção para você?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Depois da graduação, quais são as opções para continuar se especializando? Qual a diferença entre Mestrado e Doutorado? Saiba qual escolher.

Concluir a graduação não significa o fim da vida acadêmica e da busca pelo auto aperfeiçoamento. Principalmente no atual cenário do mercado de trabalho, onde o currículo e a educação são pontos importantes no diferencial competitivo de um profissional. No entanto, antes de optar por voltar às salas de aula, é preciso conhecer as opções de cursos disponíveis para a sua realidade e necessidades. Portanto, neste post vamos te ajudar a entender mais sobre PhD (ou Doutorado, é a mesma coisa) e Mestrado, suas diferenças e pontos positivos . 

Antes de nos aprofundarmos um pouco mais no tema, é preciso saber diferenciar os cursos de Especialização e MBA, entre os cursos de Mestrado e Doutorado.

Os cursos de Especialização e MBA são voltados para a área de administração e gestão de negócios, (que são os cursos “lato sensu” ou “sentido amplo”). Ou seja, são cursos mais práticos, curtos e focados em uma determinada área que é voltada para a prática profissional.

os cursos de Mestrado e Doutorado são da modalidade “stricto sensu” (“sentido estrito”), sendo mais longos, ideais para quem quer prolongar seu aprendizado e conduzir estudos científicos dentro de um campo de atuação profissional. Sendo assim, você poderá ser um pesquisador ou professor universitário, com título de Mestre ou Doutor.

Agora, Mestrado ou Doutorado? Vamos diferenciar os pontos mais importantes entre eles, para você entender melhor e fazer a sua escolha. Vamos lá?

Mestrado

Os alunos de mestrado aprofundam os conhecimentos da graduação e promovem atividades de pesquisa. Em suma, esse curso prepara professores para atuar no nível superior, dando aulas em universidades e forma pesquisadores em áreas específicas.

De forma geral, a duração de um curso de mestrado é de 2 a 3 anos. Envolvendo estudos, pesquisas, exames, estágios (dependendo da área).

E ao final, para obtenção do título, o mestrando deve apresentar uma dissertação sobre os processos, descobertas, resultados das pesquisas realizadas em campo ou bibliograficamente e considerações sobre um tema único e delimitado.

E ao final do trajeto o estudante torna-se Mestre. Isso quer dizer que, domina através de pesquisas e práticas, determinados assuntos e áreas de estudo.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Doutorado ou PhD

O doutorado é um curso mais avançado que o mestrado, e também destina-se ao aprofundamento da pesquisa. Porém, é preciso ressaltar que há um grau de exigência maior, em comparação ao mestrado. O estudante de doutorado precisa desenvolver uma pesquisa inédita, original e criativa.

Ou seja, essa pesquisa é mais extensa em relação ao mestrado e é chamada de tese. O objetivo geral é que a pesquisa traga algum tipo inovação e o conhecimento para determinada área. Sendo esta, necessária para a conclusão do curso. Portanto, o tempo para a conclusão varia de 4 a 8 anos dependendo do curso.

Como escolher?

Para escolher entre mestrado e doutorado você deve avaliar qual caminho você deseja seguir, dentro da sua carreira. Além, é claro, quais são as exigências do mercado em relação às suas habilidades. Alguns dos pontos a seguir podem te ajudar a encontrar uma resposta.

  • Analise seus interesses, motivação e objetivos;
  • pesquise sobre seu campo de atuação;
  • converse com profissionais e professores para descobrir o mercado de atuação de quem tem mestrado e doutorado na sua área, e qual a diferença entre os dois tipos de emprego;
  • o mestrado e/ou doutorado trarão benefícios para seu emprego atual ou terá outras oportunidades de emprego?
  • analise o custo benefício dos cursos: o salário, depois de formado, vai valer o investimento?
  • quanto tempo e dinheiro tenho/quero/posso investir?

Qual você vai escolher?

Esperamos que depois da leitura desse post, você consiga fazer a melhor escolha para continuar os seus estudos e aperfeiçoamento.

E caso você já esteja estudando para ser Mestre ou PhD, conte pra gente como foi seu caminho e quais as dificuldades que encontrou. É só escrever aqui nos comentários.

Boa escolha, bons estudos e até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• MBA ou Pós-graduação: você sabe qual é a diferença?

• A história da matemática resumida em um documentário da BBC.

• Saiba como escolher um curso de pós-graduação ideal para sua carreira

• Conheça mais sobre Educação a Distância[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também