Blog do Unasp

Conheça mais sobre Educação a Distância

blog 1

Desde 2005, quando os diplomas de alunos formados em cursos a distância tornaram-se equivalentes aos cursos presenciais, o ensino a distância teve um forte crescimento. Em média 20% dos brasileiros estão optando por essa modalidade de ensino, e um dos motivos é pelo método com horários flexíveis e valores acessíveis.

Ao contrário do que muitos pensam, fazer um curso a distância não é moleza, pois o interesse, o esforço e a disciplina do aluno são fatores essenciais para um bom aproveitamento e conclusão do curso.

Em todo o Brasil, são oferecidos mais de 2200 opções de carreira aprovadas pelo MEC (Ministérios da Educação). Com a conclusão do EaD, os recém- formados podem realizar pós graduação, mestrado e doutorado.  E se você não tiver condições financeiras para arcar com os custos, o ProUni (Programa Universidade para Todos), oferece aproximadamente 38 mil bolsas de estudos destinadas ao ensino a distância.

De acordo com o MEC, entre 2007 e 2012, os alunos dos cursos de ensino a distância alcançaram notas melhores do que universitários com aulas presenciais, dentro da sala de aula.

Não há um modelo único de educação a distância, os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagem e recursos educacionais e tecnológicos. O próprio modelo do curso é que irá definir os dias presenciais (obrigatórios por lei), estágios, práticas laboratoriais de ensino, trabalhos de conclusão de curso, entre outras estratégias adotadas pelo programa.

A grande maioria dos cursos funcionam com uma plataforma na internet, onde os alunos acessam as aulas com adição de apostilas ou livros. Em todos os pólos, onde ocorrerão os encontros presenciais, estão os professores tutores para tirar as dúvidas que eventualmente apareceram sobre o conteúdo das aulas. Em relação ao sistema de avaliação, normalmente muda de instituição para instituição, mas mais de 58% delas usam provas escritas e presenciais.

O aproveitamento dos cursos online pelo mercado de trabalho costuma ser muito boa, pois normalmente a preocupação das empresas é com a instituição em que o candidato se formou, e não com a modalidade. O mais importante é o candidato conseguir aplicar todo o conhecimento adquirido, na prática do trabalho.

Mas fique atento, na hora de escolher, é preciso verificar a qualidade dos cursos e procurar referencias sobre as instituições. Qualquer instituição de ensino pode oferecer cursos a distância, bastando apenas obter o reconhecimento específico junto ao MEC. Portanto, visite o pólo presencial mais perto da sua cidade para checar as condições do local, procure conhecer melhor quem realizou algum curso a distância dessa instituição, se essa pessoa falar que está não está estudando muito, e que está levando na boa o curso, não faça. Como já dissemos, um curso de educação a distância requer muito estudo e dedicação do aluno.

Dá uma passadinha no site do MEC, e confira mais afundo as instituições que possuem o credenciamento, e outras informações sobre educação. E para quem ainda não sabe o UNASP oferece opções de cursos em pós-graduação a distância, ficou interessado? Então clica aqui e descubra mais.

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.