Acontece no UNASP

Coordenação de Comunicação Social e Jornalismo promove primeira Aula Magna do semestre

A coordenação dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP Engenheiro Coelho organizou a primeira Aula Magna do semestre letivo, com a participação da doutora Juliana Abrusio. O evento on-line aconteceu na última segunda-feira (23) e foi dirigido por alunos do terceiro ano de Publicidade e Propaganda e contou com mais de 200 estudantes […]

Texto: Hellen Piris | Edição: Theillyson Lima

A coordenação dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP Engenheiro Coelho organizou a primeira Aula Magna do semestre letivo, com a participação da doutora Juliana Abrusio. O evento on-line aconteceu na última segunda-feira (23) e foi dirigido por alunos do terceiro ano de Publicidade e Propaganda e contou com mais de 200 estudantes e profissionais envolvidos com os cursos.

Aula Magna da Coordenação de Comunicação Social e Jornalismo
Mais de 200 estudantes participaram da Aula Magna

O evento teve o objetivo de apresentar as oportunidades que os cursos oferecem para aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos dos seus alunos. A aula iniciou com a apresentação do calendário e as atividades especiais propostas para o semestre escolar. Em seguida, foram mostrados aos estudantes o corpo docente dos cursos de Rádio e TV, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

Os grupos de pesquisa como o Coletivo de Investigação de Novas Estéticas (CINE), dirigido pelo professor Matheus Siqueira e o Grupo de Pesquisa em Religião e Cultura da Mídia (Excelsior) coordenado pelos professores Alan Novaes e Thamires Mattos, também foram apresentados aos alunos.

Outro momento importante foi a apresentação da Agência Integrada de Comunicação e Marketing (AICOM), que está relacionada com a coordenação de Comunicação Social e Jornalismo. Além dos alunos conhecerem a estrutura do setor, também foram convidados para participar do processo seletivo para estágio e voluntariado, uma oportunidade de desenvolvimento prático das habilidade necessárias para o mercado de trabalho.

Palestra sobre dados

Logo após, a Coordenadora de Inovação e Tecnologias da Universidade Mackenzie, doutora Juliana Abrusio, proferiu uma palestra sobre Lei Geral de Proteção de Dados. A doutora explicou o principal conceito do tema apresentado e animou os alunos a defender e proteger sua privacidade no meio digital.

O aluno do sexto semestre de jornalismo, Daniel Barbosa, acredita que a palestra foi muito importante para a formação dos futuros comunicadores e jornalistas. “Falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados é possibilitar que cada internauta tenha direito à privacidade assegurado legalmente”, acrescenta. No encerramento da palestra, Juliana ainda esclareceu algumas dúvidas e respondeu às perguntas dos universitários.

Na sequência, a chapa da gestão 2020/2021 do Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJU) liderado pela aluna do terceiro ano de jornalismo Ana Clara Silveira, entregou o mandato à nova chapa escolhida, que será orientada pela aluna do segundo ano do curso, Camilla Lopes.

A responsável pela coordenação de comunicação e jornalismo do UNASP Engenheiro Coelho, Sâmela Lima, afirmou que a direção tem dois objetivos com a aula magna: organizar uma classe com uma proposta diferente a das aulas diárias, e trazer profissionais inseridos no mercado que compartilhem conteúdos de tendencia e enrriqueçam os conhecimentos dos graduandos.

Sâmela também comentou sobre as expectativas para o semestre, e assegurou que “com o avanço da vacinação, esperamos fortalecer a prática profissional através dos espaços de aprendizado que o campus dispõe”.

Alunos de Comunicação Social e Jornalismo acompanharam o evento
Alunos receberam informações importantes sobre o semestre

Veja mais