Jornalismo

Engenheiro Coelho Trocar de Campus

Carregando informações do curso...
Habilitação
  • Bacharelado
    em Jornalismo
Modalidade e vagas
  • Presencial
  • 50 vagas
Mensalidade
  • R$ 1.170,53
  • (Pagamento em dia com
    5% de desconto)
Duração e turnos
  • 8 semestres
  • Noturno, das 18h40 às 22h40
Conceito mec
4.0

Inscrições:
Vestibular de Inverno Continuado 18/06/2018 à 22/08/2018
Prova Agendada

Inscreva-se já Programa do curso

Os profissionais do Jornalismo atuam nas mídias impressas, de rádio, televisão e online, em assessorias de imprensa e comunicação, consultorias, ensino superior e em centros de pesquisa. O jornalista não se limita apenas a informar e interpretar, mas tem de pavimentar o caminho que estrutura o desenvolvimento social. Sua principal missão visa alicerçar a democracia de modo apaixonado, cabendo-lhe construir o cenário no qual a sociedade tenha condições de formar sua opinião e de continuar lhe depositando credibilidade, enquanto “bastião das nossas liberdades”. O curso de Jornalismo do Unasp oferece uma formação prática, com laboratórios de edição, estúdios de vídeo e fotografia, emissora de rádio e agências jornalísticas e de infoentretenimento. Tudo para que os alunos vivenciem a realidade do mercado de trabalho estando ainda na faculdade.

O curso de Jornalismo do Unasp oferece aos seus alunos uma infraestrutura voltada à prática profissional. São agências de notícias, estúdios de rádio e televisão e laboratórios para edição e diagramação. A Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ), recebeu da Expocom Regional e Nacional, em 2010, os prêmios de Melhor Agência Júnior do Sudeste e do país. A revista Canal da Imprensa conquistou em 2005 e 2007, o SET Universitário da PUC-RS como melhor revista acadêmica online de crítica de mídia do Brasil. Em 2016 o Unasp foi a única instituição premiada no estado de São Paulo no SET Universitário, como melhor produção de material institucional. Em 17 anos de existência, o curso coleciona 21 prêmios regionais e nacionais. O curso de Jornalismo do Unasp foi o primeiro de São Paulo a se adaptar às Novas Diretrizes Curriculares, modernizando sua grade e projetos, deixando de ser uma habilitação de Comunicação Social e se transformando em bacharelado pleno.

As aulas são ministradas por mestres, doutores e pós-doutores no período noturno. O curso tem duração de 4 anos e ao longo dos semestres, o aluno tem contato com as diversas áreas da profissão. Isso favorece a uma visão holística de comunicador, fortalecendo assim a sua formação. Além das aulas práticas em salas com equipamentos multimídia, o Unasp propõe um ensino prático, aproximando os alunos da realidade do mercado de trabalho. Os programas de estágio na própria instituição e na região, contribuem para o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos alunos.

O Jornalista formado pelo Unasp é capacitado para a criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas; possui habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo; adquire uma visão integradora e horizontalizada - genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem; utilizam criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo, portanto, competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação ao jornalismo.

Por que estudar no Unasp?

Excelência no ensino

O Centro Universitário Adventista de São Paulo forma grandes profissionais há mais de 100 anos.

Ambiente seguro e cristão

No Unasp você também consegue manter um contato diário com Deus.

Professores qualificados e acessíveis

São mais de 667 professores, sendo 82% deles mestres e/ou doutores.

Programas de Intercâmbio e imersão em inglês

Viva uma experiência cultural internacional inesquecível!

Companheiros para toda vida

No Unasp você faz amigos que vai levar para sempre.

Muito mais

O Unasp é um lugar único e há experiências que só vivendo aqui para descobrir!

Quer saber mais sobre esse curso?

Receba mais informações no seu email.

Áreas de atuação

Principais áreas de atuação do profissional de Jornalismo*

• Jornais e revistas impressos;
• Emissoras de rádio e televisão;
• Empresas online e multimídia;
• Assessorias de comunicação e de imprensa;
• Produção de livros-reportagem;
• Docência universitária.

Seus futuros colegas

Ronaldo Pascoal, Aluno

“Cursar Jornalismo no Unasp é uma experiência única. Aqui foi o lugar em que cresci e me desenvolvi, tanto pessoal, como profissionalmente. A grade curricular, os programas religiosos, os funcionários, os professores, os amigos, tudo contribui para um amadurecimento significativo.”

Julie Grüdtner, Aluna

“No Unasp temos mestres ou doutores que conversam de igual para igual ao mesmo tempo em que dão conselhos e nos preparam para as situações que vamos nos deparar na vida profissional é reflexo de uma faculdade que valoriza os principais éticos e morais acima de tudo.”

Camila Torres, Aluna

“O curso de Jornalismo do Unasp-EC é excelente. Tive a oportunidade de trabalhar na rádio Unasp e atualmente trabalho na agência de notícias da universidade, o que me faz ter uma aproximação com o mercado e desenvolver minhas habilidades ainda como estudante.”

Victória Coelho, Aluna

“Cursar jornalismo no Unasp é de fato ser desafiado a cada semestre. É aprender o que é jornalismo na teoria e na prática. Quem estuda jornalismo no Unasp, tem na conclusão do curso não só um diploma e um título de jornalista, bem como, o mérito de cidadão do mundo.”

Coordenação e corpo docente

Infraestrutura

Ficha Técnica do Curso

nome completo do curso

Jornalismo

modalidade

Presencial: regime intensivo semestral

dirigentes da instituição

Estrutura Administrativa

área

Ciências Sociais Aplicadas

campus

Engenheiro Coelho

habilitação

Bacharelado em Jornalismo

diploma emitido por

Centro Universitário Adventista de São Paulo

resultados avaliação mec

Avaliação dos Cursos pelo MEC

carga horária

3274 horas

autorização mec

Portaria n° 2.117 de 16/07/2004 - DOU 19/07/2004. Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 702, de 18/12/2013, DOU de 19/12/2013.

regimento geral

Documento

duração

8 semestres

outros regulamentos e documentos

Documentos

Acontece no curso de Jornalismo

Blog do Unasp

Próximos eventos

Programas & Oportunidades

Como ingressar?

O vestibular é a sua porta de entrada para o Unasp. Através de um exame presencial você passará por uma avaliação escrita, que irá obter o seu perfil da aptidão para o estudo em nível superior na nossa instituição.
O exame é constituído de 50 questões, sendo 10 questões por disciplina, cada uma valendo 1 (um) ponto e uma Redação que valerá 10 (dez) pontos.

SABER MAIS

O Programa Universidade para Todos (Prouni), tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior particulares. O Prouni foi formulado para os estudantes que estão se formando no Ensino Médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar máxima de três salários mínimos por pessoa. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem.

SABER MAIS

O Enem é uma das formas mais democráticas de os estudantes ingressarem no ensino superior. Através da prova muitos alunos podem ingressar em universidades públicas ou ganhar auxílio como o FIES, Prouni, Sisu e EJA. O propósito do exame é avaliar o estudante pelo raciocínio lógico, interpretação de texto e domínio de todo o conteúdo do Ensino Médio.

SABER MAIS

O Unasp possui em cada campus um Setor de Filantropia responsável por conceder bolsas estudantis aos alunos com poucas condições financeira. O objetivo com o auxílio é incentivar os alunos a prosseguirem com seus estudos. A concessão de bolsas é realizada sob a forma de descontos aplicados sobre o valor da mensalidade do curso em que o aluno estiver matriculado. O auxílio abrange o período completo de estudos do curso e será mantida desde que haja estreita observância dos compromissos assumidos pelo aluno e as exigências dos editais do processo seletivo.

SABER MAIS

Precisa de mais informações?

Entre em contato conosco. Teremos satisfação em esclarecer suas dúvidas.

Secretaria do curso

(019) 3858-9622