Como ingressar no Unasp

Enem, Prouni e Fies

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi criado em 1998 com o propósito de avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Os resultados dos exames geram dados importantes para a análise do governo, para que seja possível melhorar as políticas de educação. Além de ser um expressivo indicador da qualidade da educação brasileira, o Enem é uma das formas mais democráticas de os estudantes ingressarem no ensino superior. Através da prova muitos alunos podem ingressar em universidades públicas ou ganhar auxílio  como o FIES, Prouni, Sisu e EJA.

O propósito do exame é avaliar o estudante pelo raciocínio lógico, interpretação de texto e domínio de todo o conteúdo do Ensino Médio. As provas são divididas em quatro áreas de conhecimentos: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Os candidatos também precisam fazer uma prova de redação. Um texto em prosa dissertativo-argumentativo, sobre um tema em alta como ordem social científica, cultural ou política.

Para outras informações acesse o site do Enem.

Aqui no Unasp é possível aproveitar a nota do Enem para ingressar no curso da sua escolha. Só é preciso ficar atento a essas informações:

  • A nota do Enem é válida por três anos, contando o ano atual
  • Na primeira etapa do Vestibular Nacional, é possível substituir a nota do exame pela nota do Enem. Usando a nota do Enem você não precisa fazer o exame que inclui prova e redação.
  • Note que na etapa do Vestibular Nacional (onde há mais vagas oferecidas), você precisa ter uma nota do ENEM maior de 450.
  • Nas demais etapas como o Vestibular de Inverno e processos continuados, também é possível usar 100% da nota da redação do Enem
  • Lembre-se que você também pode usar a nota do Enem para ingressar no Prouni e Fies
  • Uma dica importante! Como o resultado da nota do Enem costuma ser divulgado depois da relação do nosso vestibular, é aconselhável aos estudantes que queiram usar essa opção, façam a prova já no segundo ano do Ensino Médio. Assim, você garante a nota para o ano seguinte
  • A nota do Enem também pode ser usada na primeira fase do processo seletivo para o curso de Teologia oferecido no Campus Engenheiro Coelho.

Ficou interessado? Veja mais detalhes sobre o uso da nota do ENEM no processo seletivo atual neste link.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores particulares. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

As inscrições podem ser realizadas pelo próprio Sistema Informatizado do FIES. É importante manter-se sempre atualizado nos editais que são disponibilizados por lá. Para outras informações acesse o site do Fies.

Após a validação do FIES você deve entrar em contato com o Setor de Filantropia do campus onde pretende estudar e solicitar mais informações. A equipe da Filantropia irá te ajudar em todo o processo em relação à sua bolsa de estudos.

Campus Engenheiro Coelho
(019) 3858-9661
c2.filantropia@unasp.edu.br

Campus Hortolândia
(019)2118-8015
servico.social@ucb.org.br

Campus São Paulo
(011)2128-6285
bolsas.sp@ucb.org.br

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni), tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior particulares.

O Prouni foi formulado para os estudantes que estão se formando no Ensino Médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar máxima de três salários mínimos por pessoa. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem e o Programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

Para outras informações acesse o site do Prouni.

Para se inscrever no Programa e conseguir informações sobre o edital de bolsas, acesse o site do Prouni e leia atentamente as instruções.  Para outras informações, entre em contato com o Setor de Filantropia do campus desejado.

Campus Engenheiro Coelho
(019) 3858-9661
c2.filantropia@unasp.edu.br

Campus Hortolândia
(019)2118-8015
servico.social@ucb.org.br

Campus São Paulo
(011)2128-6285
bolsas.sp@ucb.org.br

Campus Engenheiro Coelho
(019) 3858-9661
c2.filantropia@unasp.edu.br

Campus Hortolândia
(019)2118-8015
servico.social@ucb.org.br

Campus São Paulo
(011)2128-6285
bolsas.sp@ucb.org.br