Vida no Campus

UNASP anuncia mudanças estruturais para melhor atender os alunos

Construções e reformas vão melhorar os ambientes do campus para alunos internos e comunidade.

Texto: Paula Orling e Gabrielle Venceslau | Edição: Theillyson Lima

Os dirigentes do UNASP, campus Engenheiro Coelho, anunciaram mudanças estruturais no campus, neste domingo (29). O diretor geral do campus, doutor Carlos Ferri, apresentou os resultados do programa “Você pediu, a gente ouviu”, criado com o objetivo de conhecer as ideias dos alunos para a melhoria da estrutura do campus. Esta iniciativa faz parte de um projeto maior, conhecido como UNASP 2030, que tem como propósito promover melhorias na instituição, como transformar a instituição em uma universidade.

Doutor Carlos Ferri chamou a frente setores que fazem parte das mudanças do UNASP

O doutor e reitor do UNASP, Martin Kuhn, explicou que as melhorias seguem uma tendência do UNASP de oferecer novas estruturas, e reformar as antigas para dar mais conforto e qualidade de vida pessoal e profissional para quem utiliza o campus. “Fizemos um esforço muito grande, isso é um orçamento do internato. Nós entendemos que era a hora; saímos agora do isolamento da pandemia, todo mundo ficou dentro do quarto muito tempo, então não tinha mais como esperar”, reitera.

Dentre as propostas trazidas pelos alunos e desenvolvidas pela instituição estão: pontos de encontro para reunião de alunos; um prédio destinado a uma nova academia, com mais de mil metros; reforma dos quartos dos residenciais que recebem os alunos internos e recepções dos dormitórios; reforma de uma praça; iluminação de espaços comuns; entre outras mudanças. Estas têm por objetivo melhorar a rotina dos residentes internos e atender alunos externos e a comunidade local. 

O doutor Martin também ressaltou as obras que estão concluídas, como a Clínica de Psicologia, o Escritório Modelo de Direito e o Estúdio de áudio. Além disso, outras obras já estão em andamento, como o Museu de Arqueologia Bíblica e o hospital veterinário, destinado à prática do curso de Medicina Veterinária.

Além dos anúncios de melhorias, o evento contou com a participação do Coral UNASP, Coral Hispano, Coral Africano, Coral Jovem e Academia da Voz, em conjunto com o Coral de Libras. Durante o culto, Kuhn contou sobre a sua história com o internato. Ele relembrou histórias de quando se formou e cantou no grupo Novo Tom enquanto era estudante. Também reforçou a importância que a instituição tem para o seu filho, comentando sobre o primeiro dia de aula dele na escola. Além disso, cantou em um dueto improvisado com a cantora Regina Mota, que participou do mesmo grupo.

Após isso, o Dr. Carlos Ferri chamou à frente os representantes da: PROTEC, AICOM, Atlética Universitária, Grêmio Estudantil, equipe de engenharia e arquitetura do UNASP, Preceptoria dos residenciais, e ressaltou a importância da atuação de cada um deles para o desenvolvimento do colégio. “Não fizemos isso sozinhos”, Ferri enfatizou durante sua fala na programação.

Ferri mostra como as mudanças ajudam a desenvolver o colégio e dar maior qualidade de vida para residentes e para a comunidade. “Esses são atrativos que beneficiam os alunos e o campus agora começa a ter vida”, comenta.

Impacto no cotidiano estudantil

Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio Julia Fernandes a mudança no campus está acontecendo no período certo, pois o internato está precisando de novidades. “Gostei muito dos projetos, principalmente, dos residenciais. Fico feliz porque eles estão pensando nessas mudanças”, comenta a estudante. 

Além de homenagear os envolvidos com o crescimento do colégio, os dirigentes reforçaram que o UNASP preza pelas relações sociais e, por isso, decidiu criar pontos de encontro para promover a socialização dos alunos. A este respeito, o preceptor do residencial masculino, Wanderson Paiva, compartilha sua percepção sobre os novos projetos de construção para o campus. “[Os pontos de encontro] favorecem a estrutura e favorecem esse ambiente que promove os bons relacionamentos”, opina.

Mudanças estruturais foram citadas pelo pastor Martin Kuhn.
Doutor Martin Kuhn contou experiências no UNASP e como a instituição se prepara para essas mudanças.

Veja mais