Acontece no UNASP

UNASP comemora retomada das obras do Museu de Arqueologia Bíblica

O acervo de mais de 2 mil peças receberá um prédio novo e exclusivo, financiado por patrocinadores voluntários.

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

O primeiro Museu de Arqueologia Bíblica (MAB) da América Latina está sendo construído no UNASP, campus Engenheiro Coelho. O acervo de mais de 2 mil peças receberá um prédio novo e exclusivo, financiado por patrocinadores voluntários.

Museu de Arqueologia Bíblica

No último sábado(9), a Igreja UNASP participou da celebração desta obra e deu enfoque no início da Semana Santa. Além da mensagem do doutor Rodrigo Silva, o evento contou com a participação do Coral UNASP, a Orquestra Sinfônica do UNASP, a cantora Riane Junqueira, o Reitor do UNASP, doutor Martin Kuhn, o Coral de LIBRAS, e, especialmente, a presença dos principais contribuintes da obra do MAB.

O grupo de visitantes andou pelo campus e, além de conhecer as dependências da instituição, visitou a obra do MAB. Com as devidas medidas de segurança, conheceram a estrutura já levantada do prédio e puderam compreender como será a disposição das exposições, que contarão com mostruários para as relíquias originais e réplicas de peças históricas, combinadas com arquitetura moderna e ambiente climatizado para a preservação dos objetos.

Museu de Arqueologia Bíblica.

O doutor Rodrigo Silva, um dos entusiastas do projeto, destaca a escassez de museus bem preservados no Brasil e a relevância do UNASP abrigar um espaço deste segmento. “O Museu de Arqueologia do UNASP é de tremenda importância, pois ele vai ajudar a desenvolver a cultura na nossa região, tanto para pessoas da nossa igreja, quanto de fora. Vai também ajudar na compreensão do texto bíblico, na iluminação das páginas da Bíblia Sagrada e no fomento de pesquisa, algo tão necessário para um centro universitário”, completa.

Dificuldades

Museu de Arqueologia Bíblica.
Projeto do Museu de Arqueologia Bíblica

A construção deste museu é um sonho do UNASP há anos. Apesar das dificuldades para a realização da obra, o Doutor Martin Kuhn, Reitor do UNASP, descreve as soluções encontradas para a realização da obra. “Deus moveu algumas pessoas espontaneamente, e isso é importante, pessoas que sentiram o Espírito dizendo: ‘façam o museu acontecer, porque ele é um monumento, um emblema, de que a Palavra de Deus é real, tem poder para mudar a vida das pessoas’. E essas pessoas doaram e as obras foram retomadas e agora não vão parar até o final. Então, este é um momento de gratidão”, enfatiza. 

A curadora do museu, Doutora Janaina Xavier, expressa a progressão deste projeto. “Desde o ano 2000, quando nós inauguramos a sala de exposição, sonhamos com um espaço adequado para receber nosso público e oferecer a ele as condições necessárias para uma boa fruição da nossa exposição, para que nosso pesquisador também possa ter conforto para realizar as suas pesquisas, para que nosso visitante possa ser recebido com aquilo que o UNASP tem para oferecer”, completa.

Doações

O doutor Martin Kuhn ainda explica que o evento de sábado teve o objetivo de prestar contas para a igreja e motivar pessoas para que ajudem na etapa final. “Ainda temos um desafio para completar, mas acreditamos que Deus vai prover”, acredita.

Uma das doadoras, Elisabeth Bueno Laffranchi, fundadora da Unopar, conheceu a Igreja Adventista por meio do seu pai e por meio da TV Novo Tempo, canal em que teve contato com o programa Evidências, apresentado pelo Doutor Rodrigo Silva. Ao perceber a credibilidade do conteúdo divulgado, decidiu apoiar o projeto do MAB.

Ela opina sobre como o museu pode ajudar no aprendizado. “Como professora, eu sei que o importante para a criança é ver o concreto; ela não consegue ver o abstrato. E esse museu vai trazer o concreto para as crianças de todo o Brasil. Elas poderão vir até aqui e ver a maravilha que vocês fizeram”, completa.

Realização do projeto

A construção conta com investimentos financeiros de milhares de pessoas do Brasil e de outros países, que contribuem com doações nominais, anônimas, ou com inscrições em cursos on-line promovidos pelo UNASP. A partir da arrecadação destes fundos, o projeto foi retomado e continua crescendo.

Atualmente, parte do acervo está disposto em uma sala reservada no edifício da Biblioteca Enoch de Oliveira, localizada no campus de Engenheiro Coelho do UNASP. Contudo, este ambiente não permite a exposição de todos os itens arqueológicos do acervo do MAB e, por isso, a ansiedade de todos os envolvidos para a inauguração do prédio do museu.

Janaina expressa o sentimento dos entusiastas ao dizer que ver o projeto do museu ser colocado em prática “é um sonho nosso e estamos muito felizes com essa realização”. Ela completa agradecendo aos doadores e fazendo um apelo para que mais pessoas se engajem com esta ideia e continuem a doar, para efetivar a obra no menor tempo possível.

Veja mais