Profissão e Mercado

UNASP inaugura Escritório Modelo do curso de Direito

O curso de Direito do UNASP, campus Engenheiro Coelho, inaugurou nesta terça-feira (05), o Escritório Modelo, que vai funcionar como um laboratório para a prática jurídica destinada aos alunos. O novo espaço fica na frente do UNASP, ao lado da Clínica de Psicologia. Os primeiros estudantes a realizarem atividades serão os que estão no período […]

Texto: Giovanni Manzolli | Edição: Theillyson Lima

O curso de Direito do UNASP, campus Engenheiro Coelho, inaugurou nesta terça-feira (05), o Escritório Modelo, que vai funcionar como um laboratório para a prática jurídica destinada aos alunos. O novo espaço fica na frente do UNASP, ao lado da Clínica de Psicologia. Os primeiros estudantes a realizarem atividades serão os que estão no período do curso em que já se exige o estágio obrigatório.   

Escritório Modelo foi inaugurado para dar espaço aos alunos de Direito.
Escritório Modelo foi inaugurado para dar espaço aos alunos de Direito

Além do Escritório Modelo, os alunos de Direito também podem atuar no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), onde se trabalha com casos simulados, praticando júris e audiências, além de ser possível estudar normas de conciliação simuladas. O curso de direito do UNASP também presta um serviço de mediação e conciliação por meio do CJUSC, um órgão anexo ao Fórum de Artur Nogueira (SP), que também vai continuar contemplando o desenvolvimento acadêmico e prático dos estudantes. 

“Com o Escritório Modelo nós queremos aprimorar a formação acadêmica dos alunos. A teoria aliada à prática torna um profissional melhor, mais robusto e com mais solidez. Queremos mostrar, também, que a prática não é glamourizada. O propósito do aluno do curso de Direito do UNASP é estar disposto a prestar um serviço à sociedade”, comenta Filipe Piazzi, coordenador do curso de Direito do campus de Engenheiro Coelho.    

Durante a cerimônia de inauguração do novo empreendimento jurídico, houve falas de professores do curso de direito da instituição, administradores e representantes jurídicos do UNASP e da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

O Escritório Modelo colocará os estudantes em contato com casos reais por meio de serviços jurídicos prestados à comunidade. O público alvo são pessoas hipossuficientes, isto é, pessoas que não possuem recursos financeiros para contratar uma assessoria jurídica. Algumas áreas do direito serão contempladas, como a área cível, área de família,  direito do consumidor, liberdade religiosa, questões de indenização e responsabilidade civil.

“Esse é um momento histórico para o curso de Direito do UNASP. Inclusive, é a primeira vez que a gente vai ter um contato direto com pessoas, então, teremos a prática real de um escritório”, diz Brenno Mutz, 22, aluno formando do curso de Direito. 

Para Ana Carolina Trindade, essa é uma oportunidade única de aprendizagem. “Vai ser muito bom poder colocar o que aprendemos em prática. Será muito gratificante, com certeza”, conta a aluna do 10° semestre de Direito. 

Local será um espaço para os alunos atuarem em diversas áreas do Direito

Veja mais