UNASP Ciência - Pesquisas

Dissertação de mestrado aborda a qualidade de vida dos professores durante a pandemia

A mestranda Nathalie Silva é uma das alunas concluintes do mestrado profissional em promoção da saúde do UNASP.

Texto: Thaís Fowler

A aluna do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do UNASP campus São Paulo, Nathalie Silva de Sousa, apresentou sua defesa na terça-feira passada (8). A dissertação permitiu a produção de um e-book sobre alimentação saudável.

Muitos foram os desafios impostos aos professores durante a pandemia do novo Coronavírus. Com o distanciamento social, as adversidades aumentaram. A pesquisa intitulada “Saúde mental, estilo e qualidade de vida de professores do ensino superior de um Centro Universitário de São Paulo no contexto da pandemia de Covid-19”, aponta que os efeitos do estilo de vida dos professores não resultam apenas na vida pessoal deles, mas também no ensino dos alunos.

O trabalho realizado pela Nathalie incentiva professores a refletirem sobre a qualidade de vida que possuem. “Eu acredito que a efetividade das ações podem estimular professores universitários a conhecerem seu estilo de vida. E os efeitos positivos na vida desses profissionais podem gerar mudanças além da vida pessoal, repercutindo no terreno profissional e no papel que possuem como formadores de cidadãos conscientes”, afirma.

Para a professora orientadora Doutora Márcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro, o crescimento da aluna foi perceptível ao longo da jornada. “Com o desenvolvimento do trabalho de mestrado da Nathalie pude verificar seu crescimento profissional, pessoal e como pesquisadora”, relata.

Nathalie é formada em enfermagem, pós graduada em Obstetrícia e Saúde Coletiva e agora Mestre em Promoção da Saúde. Como resultado da pesquisa, Nathalie e a professora orientadora Doutora Márcia desenvolveram o e-book “Alimentação saudável nos diferentes padrões dietéticos” com o objetivo de estimular a alimentação saudável entre os professores.

Veja mais