Profissão e Mercado

Coordenações de Comunicação do UNASP organizam palestras sobre mídia

O evento contou com a participação do professor e pesquisador de publicidade Bruno Pompeu e Odailson Fonseca, pastor, jornalista e líder de comunicação e liberdade religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia no estado de São Paulo.

Texto: Bruna Schaun e Hellen Piris | Edição: Theillyson Lima

As coordenações de Comunicação Social e Jornalismo do UNASP promoveram palestras sobre mídia para os estudantes dos cursos de comunicação na última quinta-feira (28). O evento contou com a participação do professor e pesquisador de publicidade Bruno Pompeu e Odailson Fonseca, pastor, jornalista e líder de comunicação e liberdade religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia no estado de São Paulo. Os assuntos abordados durante as palestras foram “Transformações da publicidade para os cursos de comunicação” e “Os aspectos negativos da internet para os comunicadores”. 

Palestras sobre mídia tiveram a participação dos alunos do curso.

Visões sobre a mídia

O primeiro palestrante do evento, Bruno Pompeu, afirma que compreender a profissão e a área de interesse é essencial para se adaptar às transformações e inovações da comunicação. “É o primeiro passo para o desempenho consciente da sua atividade profissional”, afirma ele. A integração da crítica com o exercício da profissão também é um dos aspectos destacados pelo professor. Ele acredita que “criticar de fora é fácil; renunciar à crítica estando dentro, também. O difícil é que a crítica seja feita de dentro e durante o trabalho”. Por fim, ele expressou a sua alegria em poder falar com os estudantes, que para ele, “são o mais valioso que temos na sociedade”. 

Odailson Fonseca, o segundo convidado, comenta que é sempre motivador conversar com estudantes de comunicação sobre o impacto da mídia. “Fico feliz e satisfeito com a presença e retenção dos alunos a despeito do assunto intenso e acalorado”, e complementa, “vê-se uma nova geração universitária de comunicadores muito especiais”. 

Após a palestra, foi disponibilizado um momento para que os alunos  façam perguntas e tirem dúvidas com o pastor e jornalista. 

“Entender a dimensão da nossa responsabilidade como comunicadores, e compreender o impacto sobre a sociedade das nossas produções, mesmo no ambiente tóxico que a internet pode ser, foi uma das lições importantes que obtive na palestra”, explica Helena Gomes, estudante de Rádio e TV.

Relevância da palestra  

A coordenadora adjunta dos cursos, Jenifer Costa, garante que o evento é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos da área de comunicação. “Com esta iniciativa, ajudamos os estudantes a se prepararem para enfrentarem os desafios da profissão, coisas que só aprendemos quando ouvimos e compartilhamos ideias com nossos pares mais experientes”, sustenta Jenifer. 

Além disso, oferecer olhares diversificados no âmbito acadêmico e laboral, também faz parte do objetivo da coordenação ao promover a palestra. 

Veja mais