Profissão e Mercado

Aula magna de Farmácia apresenta possibilidades no mercado de trabalho

A programação contou com palestra ministrada por profissional qualificada no segmento farmacêutico A aula magna da faculdade de Farmácia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, recebeu a farmacêutica Doutora Maria Elisa Lopes Pires para uma breve explanação sobre os desafios dessa profissão. A pesquisadora tem experiência na área de Farmácia […]

Texto: Raiane Lívia

A programação contou com palestra ministrada por profissional qualificada no segmento farmacêutico

A aula magna da faculdade de Farmácia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, recebeu a farmacêutica Doutora Maria Elisa Lopes Pires para uma breve explanação sobre os desafios dessa profissão. A pesquisadora tem experiência na área de Farmácia e atualmente é pós-doutoranda da Universidade de Reading na Inglaterra.

O Brasil tem o oitavo maior mercado farmacêutico do mundo e até 2021 promete chegar a 5ª posição, segundo a Associação da Indústria farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). Embora muitos questionem sobre os rumos dos profissionais dessa área, Maria Elisa apresentou em sua fala um leque de oportunidades, sobretudo na pesquisa acadêmica, para os alunos da graduação.

A doutora falou como alcançou o sucesso profissional e acadêmico fora do Brasil. Apresentando possibilidades para aqueles que se interessam em expandir seus horizontes e alcançar grandes realizações no meio farmacêutico. “Através da formação em Farmácia eu tive possibilidade de dar aulas, ser pesquisadora e trabalhar na indústria farmacêutica, trabalhei em hospital. Existe um campo vasto a ser desbravado dentro desse segmento”, afirma Elisa.

Leia Mais
Centro de pesquisa Ellen White realiza exposição sobre Conferência Geral em Minneapolis
Alunos de Engenharia Agronômica realizam plantio de árvores

Habilidades e mercado de trabalho

O estudante de Farmácia aprende primordialmente a manipular substâncias químicas. Atualmente o mercado de trabalho farmacêutico está à procura de profissionais capacitados como os bacharéis. Cada vez mais aumenta a demanda por gestores nessa indústria. A representatividade do bacharel em Farmácia também é presente no setor público como farmácias populares e serviços de vigilância sanitária.

Farmácia no Unasp

O bacharelado em Farmácia faz parte dos cursos na área de saúde recém-abertos na instituição. O profissional formado pelo Unasp tem à disposição aulas ministradas por mestres, doutores e pós-doutores, laboratórios qualificados e grupos de pesquisa.

A coordenadora do curso, Risia Lacerda, acrescenta a parte humanista como característica do estudante do Centro Universitário. “O aluno que estuda aqui ganha um olhar diferenciado no que diz respeito ao ser humano. Então ele vai aprender a tratar o indivíduo de maneira mais humanizada, vai se importar com o próximo”, declara.

O curso de Farmácia do Unasp tem a duração de cinco anos com aulas no turno da manhã. A grade curricular da faculdade é constituída por matérias na área de biologia, física e química. Um dos diferenciais da matriz do curso são as aulas de inglês a partir do primeiro ano da graduação.

Veja mais