Cultura e Ciência

Alunos de Engenharia Agronômica realizam plantio de árvores

Prática é tradição entre alunos do primeiro ano de Engenharia Agronômica do Unasp Os alunos do primeiro semestre de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizaram plantio de árvores nas propriedades da instituição no último domingo (24). O intuito da ação visa envolver os alunos em exercícios práticos […]

Texto: Raiane Lívia

Prática é tradição entre alunos do primeiro ano de Engenharia Agronômica do Unasp

Os alunos do primeiro semestre de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizaram plantio de árvores nas propriedades da instituição no último domingo (24). O intuito da ação visa envolver os alunos em exercícios práticos desde o primeiro ano da graduação.

No ano de 2017 os alunos realizaram o plantio de árvores silvestres como prática de reflorestamento em uma das áreas de matas do Unasp. Neste ano foram plantados 270 novos pés de Abacate, planta comercial produzida no campus.

Para o coordenador de Agronomia, Walter Carvalho, esse exercício é importante para que o aluno conheça como é feito o procedimento e aprenda fazendo. “O objetivo é de que no primeiro mês de aula eles já tenham uma atividade prática. O Engenheiro Agrônomo não vai plantar muda, mas quando ele aprende como tem que ser feito ele vai saber orientar com mais competência”, explica.

Ensino e pesquisa na prática

O Centro Universitário está localizado em uma vasta área de produção agrícola. Dentro do campus são colhidos variedades de frutas, legumes e verduras que servem como alimento para os alunos e comercialização. Essa característica permite aos alunos o conhecimento além da sala de aula ligando teoria à prática.

Yasmim Abatte iniciou na faculdade de Educação Física, mas no decorrer do tempo descobriu outra paixão, a agronomia. Começar na faculdade já colocando a mão na massa foi uma experiência motivadora para ela continuar na graduação. “A agricultura é importante para nossa vida. Nós vivemos dela, nós fazemos isso para nosso próprio benefício”, afirma.

Veja mais