Blog do UNASP

Sinais de que você NÃO escolheu o curso certo. Saiba o que fazer!

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Às vezes, por um momento de pressão ou dúvida, acabamos fazendo escolhas erradas. Durante a graduação isso também pode acontecer. E agora, será que você escolheu o curso certo?

O período que antecede a escolha da graduação (final do Ensino Médio) costuma ser muito frustrante para algumas pessoas. Ainda mais se elas não sabem o que querem estudar. É como se tivessem que decidir a coisa mais difícil da vida! E claro, com a pressão da família e também social, tudo fica ainda mais complicado.

Por consequência, é nesse momento que algumas pessoas acabam cometendo um erro. O erro de escolher a graduação errada. Muitas vezes escolhem aquele curso que o amigo gosta ou que a família sempre sonhou. E é provável que algumas escolham por puro impulso. Depois de algum tempo bate aquele arrependimento, no entanto, esse é um erro que dá para reverter.

Entretanto, como identificar se você escolheu a carreira certa? Além disso, como reparar o erro e recuperar o tempo? Confira agora alguns sinais de que você não escolheu o curso certo e veja o que você pode fazer.

Não há interesse pelas matérias

Esse é um dos sinais mais óbvios de que você não escolheu certo. É normal que o estudante não se identifique ou goste de todas as disciplinas. Mas a falta de interesse pela maioria das disciplinas – ou até mesmo por todas elas, é preocupante.

Ou seja, se você começou a perceber um desinteresse pelos conteúdos e não se sente estimulado em nenhuma aula, é melhor repensar. Continue lendo esse post e vamos dizer o que você pode fazer nessas situações.

Você não sabe justificar o motivo de ter escolhido esse curso

A escolha da carreira é normalmente baseada em questões com as quais você se identifica, atividades que te motivam e te deixam satisfeito, certo?

Então, se durante as conversas familiares ou questionamentos de amigos, você fica desconcertado diante da pergunta “por que você escolheu este curso? ”, este pode ser um sinal de que você não está no curso certo.

Como já dissemos, muitos jovens escolhem um curso universitário se baseando em opiniões de outras pessoas ou por pressão dos pais. É uma pena.

Portanto, se você gagueja para explicar o motivo da escolha do curso ou realmente não sabe o que dizer, fique atento, você pode estar fazendo o curso errado.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Você não consegue se enxergar exercendo a profissão

Isso acontece com você? Se sim, já sabe, né? Realmente não escolheu o curso certo.

Quando gostamos do curso e das áreas de atuação, conseguimos nos enxergar atuando como profissionais, com a mão na massa e fazendo o nosso melhor. Logo, se a sua mente não consegue imaginar esse momento, é provável que você não vá gostar lá frente.

Não é o fim do mundo

Escolher mal o curso universitário é bastante comum. Muitos alunos percebem que escolheram errado após alguns meses estudando. E alguns casos, só anos depois!

Procure investigar os motivos pelos quais você está insatisfeito com a escolha e se prepare para investir em uma nova formação.

É muito importante conversar com um conselheiro universitário e com a sua família. Contar suas experiências e o que você sente em relação ao curso, faz com que eles saibam como te ajudar.

Portanto, pesquise sobre a área que você gosta e o que te interessa. Converse com profissionais da área e pense no quanto você estará feliz se começar a estudar nesta área.

Por fim, para te ajudar nesse momento, veja nosso conteúdo sobre as coisas que você não deve fazer ao escolher um curso de graduação.

Bom estudos e até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

Como escolher uma pós-graduação que faça sentindo para a sua carreira

• Iniciação Científica. Como escolher um bom tema?

• Bacharelado ou Licenciatura? Descubra a diferença e saiba qual escolher

• 07 dicas para você escolher uma boa instituição de ensino superior.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também