Blog do Unasp

07 dicas para você escolher uma boa instituição de ensino superior.

Na hora de escolher uma faculdade é importante avaliar não apenas o curso, como também a instituição de ensino onde você pretende estudar. E para te ajudar nesse processo, nós criamos uma lista com algumas dicas para você fazer a escolha certa!

Ao escolher um curso de ensino superior, seja graduação, pós ou especialização, também é preciso avaliar em qual instituição de ensino você pretende estudar. Afinal, o curso vem atrelado ao nome de uma instituição. Do que vale estudar em uma faculdade que não investe em infraestrutura, capacitação dos seus profissionais e serviços para os seus alunos?

A instituição de ensino é um espelho daquilo que você aprenderá no decorrer do curso. Portanto, você deve ter cuidado ao escolher uma faculdade. Antes de matricular-se leve em consideração alguns desses pontos de análise:

1. Verifique se a instituição e o curso são reconhecidos pelo MEC

Escolher uma instituição e curso, igualmente reconhecidos pelo MEC é de extrema importância. Você sabia que somente as instituições credenciadas podem emitir diplomas válidos oficialmente no nosso país? Do contrário o diploma de nível superior não terá validade. O que acarretará em problemas no futuro, inclusive o aluno não poderá trabalhar na sua área de formação caso isso aconteça. 

Imagina! Você vai gastar um tempão da sua vida para nada. Sem falar no investimento financeiro. Isso não é legal, não é mesmo? Então fique atento, há muitas instituições por aí que oferecem cursos com um preço bacana, porém elas não são credenciadas. Aí já viu, o barato fica caro.

Antes de prestar o vestibular para uma determinada instituição verifique no portal do MEC se a mesma está credenciada e se possui uma boa nota de avaliação.

Siga esses passos:

1. Acesse o portal do MEC pelo endereço http://emec.mec.gov.br/

2. Clique em “consulta avançada” nas abas superiores do site, selecione a opção para buscar por instituição de ensino superior e digite o nome ou cicla da instituição que você deseja analisar.

3. Após clicar no botão de busca aparecerá o nome da instituição e as suas respectivas.

4. São avaliados o IGC (Índice Geral de Cursos) e o CC (Conceito do Curso) ou CPC (Conceito Preliminar de Curso). As notas vão de 1 a 5, fique atento porque os valores satisfatórios são acima de 3.

2. Pesquise sobre a qualificação dos seus futuros professores

Outro indicador de qualidade de uma instituição de ensino é o currículo e formação do seu corpo docente. Os professores de uma faculdade são como o espelho da própria instituição. Profissionais com uma boa reputação não costumam associar-se à instituições que não investem na qualidade de ensino. Se uma faculdade conta com docentes bem preparados esse é um sinal que ela investe em vários âmbitos da sua estrutura.

Ao escolher um curso leve em consideração a formação, os trabalhos e projetos desenvolvimentos pelos seus futuros professores. Afinal de contas, serão eles os responsáveis por uma boa parcela de tudo que você irá aprender. Então é necessário ter bons professores para que a sua formação seja a mais completa possível.

Outro detalhe importante é que os professores são como pontes. Eles devem ser facilitadores para os seus alunos. A indicação de um professor pode garantir a você uma bolsa de estudos para pesquisa ou um trabalho em uma empresa bacana, que irão alavancar a sua carreira. Ao escolher um curso em que o corpo docente tenha excelência em seus currículos maiores serão as chances de você bater na porta certa.

Você pode pesquisar sobre a formação dos professores através do site da própria instituição ou pelo Lattes. O Lattes é uma plataforma online para currículos acadêmicos. Nela você vai encontrar uma porção de informações sobre os profissionais da educação. Por exemplo; onde eles se formaram, quais são as suas especializações, em quais instituições eles dão aulas, como também os artigos e pesquisas publicados. É só escrever o nome do professor no campo de pesquisa que o site dá todas as informações.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3. Avalie o conteúdo programático do curso

É importante saber o que você vai estudar pelos próximos anos. Ao analisar o conteúdo programático de um curso você poderá tirar dúvidas pessoais, avaliar se as matérias estão alinhadas às suas necessidades, se elas condizem com a prática do mercado e se os professores são especializados para lecioná-las.

Antes de optar por uma instituição dê uma olhada nesses conteúdos. Quanto mais atuais e relevantes eles forem, melhor para você!

4. Descubra os serviços oferecidos ao aluno

Uma das coisas mais legais da faculdade é que você pode se envolver com vários projetos e atividades extracurriculares enquanto faz o seu curso. Por exemplo, você pode fazer intercâmbios internacionais, participar de grupos de pesquisa, envolver-se em projetos de extensão, encontrar um estágio em instituições renomadas no mercado com as quais a sua faculdade possui um convênio, entre muitas outras opções.

Passar por essas experiências, fora da sala de aula, irá agregar não somente no seu currículo como também no seu crescimento pessoal. Procure instituições que facilitem esse processo para você. Escolha aquelas que ofereçam oportunidades para você alcançar o máximo do seu potencial.

5. Avalie a infraestrutura

Outro ponto que também conta muito ao escolher uma faculdade é a infraestrutura do campus. Convenhamos, não é nada agradável passar boa parte do seu dia em um ambiente que não te oferece conforto. Além do óbvio, que é ter salas bem iluminadas e arejadas, uma instituição de ensino também deve oferecer uma infraestrutura de ponta. Como laboratórios bem equipados, uma biblioteca que disponibiliza títulos relevantes e atuais para o seu curso, espaços sociais, entre outros.

Haverá certos espaços que você não usará tanto. Por exemplo, se você irá fazer um curso de Rádio e TV não importa se a quadra da sua faculdade é boa. Você quer mais é saber se no campus tem um estúdio de gravação. Certo? Por isso ao analisar a infraestrutura da instituição foque naquilo que é relevante e essencial para o seu aprendizado.

6. Entre em contato com a central de atendimento ao aluno

Um dos maiores problemas que todos nós enfrentamos na vida, tanto na faculdade quanto fora dela, é a comunicação com uma instituição. Ligar para o SAC é sempre um sofrimento! 

Para evitar o cansaço e nervoso certifique-se que a instituição em que você irá estudar possui uma boa central de atendimento, e se a secretaria é agilizada. Assim, você terá uma noção de como será atendido no futuro.

Um bom teste é ligar para a secretaria do campus e fazer algumas perguntas sobre o curso. Você também pode fazer isso através dos chats online e pelas redes sociais. Assim você poderá avaliar o nível de agilidade e qualidade da instituição de ensino.

7. Conheça o campus presencialmente

Muitas instituições oferecem visitas guiadas ou permitem que pessoas interessadas visitem as instalações do campus. Verifique com a faculdade se ela oferece esse tipo de serviço para o futuro aluno. E ao visitar o local leve em consideração alguns desses pontos:

  • Veja como é o percurso da sua casa até a faculdade. Quais são os transportes públicos que você precisa tomar para chegar no campus. Se tem ponto de ônibus ou metrô por perto. Caso você vá de carro, verifique a disponibilidade de um estacionamento seguro. Leve em consideração que você fará esse trajeto por alguns anos, quanto antes você conhecê-lo, melhor!
  • Lembra que falamos acima que é importante levar em consideração a estrutura física da sua faculdade? Ao visitar o campus você poderá ver se realmente as salas de aulas, os laboratórios e bibliotecas são bons.
  • Dê uma passadinha nas áreas de convivência, afinal você passará um bom tempo nelas. Veja se há uma cantina razoável e espaço com mesas e cadeiras para você poder estudar nas aulas vagas.
  • Se for possível converse com alunos que já estudam na faculdade. Você pode fazer perguntas e ouvir a opinião deles sobre a instituição. Tudo isso será relevante na hora da sua escolha.

 

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!