Blog do UNASP

Dicas para conciliar o trabalho com a graduação no período noturno.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Estudar no período noturno pode ser um grande desafio para quem ainda não está adaptado a esse formato. Principalmente para quem acabou de sair do ensino médio. No entanto, conciliar a rotina de estudos não é uma tarefa impossível.Com essas dicas você vai tirar de letra!

É muito comum ver estudantes de graduação optando por frequentar as aulas no período noturno, seja pela necessidade de conciliar os estudos com o trabalho, família ou outras questões pessoais. Ah, inclusive muitas faculdades oferecem certos cursos só no período noturno. Por isso é importante lembrar que os cursos superiores, em sua maioria, acontecem durante a noite. Adaptar-se a esse formato é necessário.

Porém, estudar à noite traz algumas dificuldades, principalmente em relação ao cansaço sentido pelos estudantes depois de um dia corrido de trabalho, estágio ou qualquer outra atividade. É difícil tirar forças para assistir a uma aula, ainda mais quando se trata de uma matéria que não gera tanto interesse.

Se você está pensando em começar a estudar, ou já estuda, no período noturno, confira essas dicas que separamos para te ajudar a driblar o cansaço e aproveitar ao máximo o que a faculdade tem a oferecer!

1. Organize a sua rotina

A organização é essencial para qualquer estudante e não apenas para quem estuda à noite. Fazer um curso superior exige disciplina para dividir os horários e criar uma rotina flexível, mas ao mesmo tempo firme, que contemple o momento de estudar, trabalhar, descansar e se divertir.

Para evitar que a desordem seja um empecilho no seu aprendizado é preciso criar um cronograma que abranja todos os afazeres do seu dia. Feito esse esse cronograma é preciso segui-lo à risca. De nada adianta gastar o seu tempo criando um cronograma para depois não seguir o que você estabeleceu.

Não se esqueça de dividir suas tarefas de forma que você não fique exausto ao final do dia, estabelecendo também horários para descansar e relaxar. Dessa forma, além de estar preparado para assistir às aulas do período noturno, você também conseguirá estudar com mais foco, garantindo o melhor desempenho na faculdade e no trabalho.

Se você não sabe como criar um cronograma fique despreocupado. Há diversos aplicativos que vão te ajudar com essa tarefa. Clique aqui e confira alguns apps gratuitos para deixar a sua rotina de estudos organizada. 

2. Cuide do seu sono

É comum que os estudantes do período noturno troquem o dia pela noite. Afinal, não é todo mundo que consegue chegar em casa e dormir as horas necessárias. Muitos ficam despertos depois das aulas e acabam fazendo outras coisas, como ver TV, jogar videogame e ficar no celular, em vez de aproveitarem o resto da noite para descansar.

O problema dessa rotina é que o nosso corpo exige certos hábitos para ficar plenamente descansado. Um deles é dormir de 6 a 8 horas por noite, de preferência com horários fixos para acordar.

É durante o sono que o nosso cérebro assimila todas as informações adquiridas durante o dia. Virar a noite e não descansar o suficiente atrapalha a concentração, além de prejudicar a memória. Por isso, evite postergar o sono depois de chegar da aula. Tente dormir o mais cedo possível e ter uma boa noite de descanso.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

3. Adote hábitos saudáveis

Uma das melhores formas de se manter descansado e com bons rendimentos nos estudos é adotar hábitos saudáveis no seu dia a dia. Pequenas coisas, desde a alimentação até a prática de exercícios físicos ajudam a manter a mente e o corpo em boas condições.

Os exercícios físicos também são de extrema importância para ajudar a manter a concentração, pois, além de aumentarem a atividade cerebral, também ajudam na produção de serotonina, hormônio que nos dá uma sensação de prazer e ânimo.

Com uma boa rotina de exercícios, noites bem-dormidas e boa alimentação, você provavelmente terá muito mais ânimo para estudar e assistir às aulas noturnas. Mesmo que você tenha tido um dia cheio e cansativo.

4. Aproveite o tempo livre

Se você optou por estudar no período noturno é porque provavelmente o seu dia é bem corrido. Seja por conta do trabalho, estágio ou qualquer outra atividade.  Diante desse cenário, os pequenos momentos livres do seu dia a dia devem ser aproveitados ao máximo.

É por isso que, em vez de ficar olhando as redes sociais enquanto estiver no ônibus, indo ou voltando do trabalho/faculdade, aproveite esse tempo para ler um pouco as matérias que estão sendo cursadas. Aproveite também os intervalos entre as aulas para revisar algum tópico importante ou tirar dúvidas com os professores.

Por mais que seus momentos de descanso e lazer sejam importantes, talvez seja necessário sacrificar uma pequena parte dos finais de semana para colocar os estudos em dia. Quem faz faculdade e trabalha durante a semana não pode deixar de aproveitar o tempo livre para deixar as matérias em ordem.

No entanto é importante lembrar que é necessário ter equilíbrio. Os momentos de lazer e descanso são muitos importantes. Não deixe que os estudos e o trabalho te façam esquecer de cuidar da sua saúde, das relações interpessoais e de aproveitar a vida.

Não é impossível conciliar os seus compromissos com os estudos.

Em alguns momentos, você pode até pensar que a decisão de fazer faculdade à noite não foi uma boa ideia. Mas lembre-se de que o curso superior é essencial para crescer profissionalmente e conseguir destaque no mercado de trabalho. No futuro, esse esforço não terá sido em vão!

Vai com calma jovem gafanhoto, tudo dará certo e logo logo você terá o seu diploma em mãos.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Como dar conta de tudo? Veja 7 dicas para aumentar a sua produtividade.

• 7 Atitudes que vão te ajudar a aliviar o estresse do cotidiano.

• Trabalho e estudos: como conciliar os dois ao mesmo tempo?

• Veja essas 5 dicas para você se sair bem na faculdade

 

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também