Blog do UNASP

Aprenda a criar um cronograma de estudos para o seu curso EAD.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Conciliar os estudos com as demais tarefas é uma das maiores dificuldades de quem estuda a distância. Porém, é possível simplificar e render muito mais criando um cronograma de estudos. Veja como fazer o seu.

Os cursos a distância vieram para ficar! Com cada vez mais alunos essa modalidade mostrou ser a melhor opção para as pessoas que desejam continuar os estudos, porém são muito ocupadas ou possuem algum tipo de restrição geográfica. O EAD facilita a vida, mas também é necessário manter um bom nível de organização para dar conta de tudo. 

Poder estudar de qualquer lugar e a qualquer hora soa bastante tentador, não é mesmo? Você provavelmente já conhece os pontos positivos de fazer um curso a distância, porém também sabe que em alguns sentidos pode ser mais difícil que parece.

Conciliar a rotina com as tarefas é uma das grandes dificuldades para que estuda a distância. Por conta da liberdade que essa modalidade oferece muitas vezes acontece de o aluno não conseguir conciliar as demandas. As atividades acumulam, a procrastinação torna-se uma inimiga e os problemas viram uma bola de neve. Mas não se desespere, é possível conciliar a rotina pessoal com estudos, sim!

Criar um cronograma de estudos irá ajudar você a manter todas as tarefas em dia. E ainda por cima te dará mais tempo para focar em outras atividades. Aprenda a criar um cronograma com essas dicas.

1. Monte uma tabela

Tabelas e listas são as melhores técnicas de organizar tarefas. Você pode começar a sua em uma folha de papel, em uma planilha no Excel ou usar um aplicativo pelo celular. Fica a seu critério.

Particularmente eu gosto muito do aplicativo Easy Study. Nele há várias funções para te ajudar a estudar melhor. Como:

• Planejamento com as matérias que você precisa estudar em cada dia;

• Opção de adicionar lista de atividades para cada sessão de estudo;

• Histórico com a quantidade de horas que você estudou em cada dia, mês, semana e todo o período;

• Notificações sobre as matérias que você tem para estudar no dia e resumo do dia de estudos;

• Defina quantas matérias você quer estudar em cada dia da semana.

Montar uma tabela de estudos é útil porque você terá um mapa visual daquilo que precisa ser feito. Ao organizar todas tarefas em único lugar você evitará ficar confuso(a) com as datas e poderá priorizar aquilo que precisa ser feito primeiro. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

2. Defina horários para os estudos

Depois de criar a tabela de estudos é hora de estipular os horários de estudos. Essa parte é muito importante, principalmente se faz um curso EAD. Nessa modalidade é muito fácil desviar a atenção das tarefas e acabar caindo na procrastinação. Ao definir horários de estudos você estará criando uma rotina, e ter uma é muito importante para alunos EAD.

Analise em qual turno do dia você rende mais. Decida em qual horário você é mais produtivo e estipule uma quantidade diária de horas para estudar. Essa é sua vantagem ao fazer um curso EAD, escolher quando e como estudar. Use com sabedoria e dedique-se para se dar bem.

3. Estipule objetivos

Traçar um objetivo é muito importante ao criar um cronograma de estudos. Objetivos vão te guiar direto ao que precisa ser feito e você aproveitará mais de cada módulo de estudos.

Ao pensar em objetivos seja específico. “Estudar matéria X” é muito vago. Ao invés disso, opte por traçar tarefas bem claras, como por exemplo, “assistir duas vídeo aulas do módulo X, realizar o teste sobre o conteúdo Y e interagir com meus colegas no fórum da matéria Z”.

4. Defina quais são as suas prioridades

Se você definiu que faria um curso a distância é preciso fazer todo o possível para conseguir alcançar esse objetivo. Isso significa que estudar deve ser uma das suas prioridades.

Ter tempo é uma questão de prioridade, então priorize seus estudos. Ao criar o seu cronograma dê o máximo (que puder) do seu tempo para aprender e aprofundar seus conhecimentos.

5. Renove o cronograma de acordo com as suas necessidades

Uma dos pontos positivos de estudar a distância, e talvez a principal razão de você ter escolhido essa modalidade, é que os horários para os estudos são mais flexíveis. Não se esqueça de que é importante renovar o cronograma – semanalmente, quinzenalmente ou de acordo com as suas necessidades.

Um cronograma é algo que muda com o passar do tempo, afinal, todos os dias vão surgir tarefas novas para fazer e outras que já estarão cumpridas. Novas demandas significam mudanças no cronograma.

6. Seja firme e cumpra o planejado

Para o bom andamento dos estudos é necessário ter pulso firme e cumprir o cronograma definido. Lembre-se que, diferente das aulas presenciais, você não terá ninguém para te lembrar de estudar. Você está por conta própria. E essa liberdade é muito boa, mas também exige responsabilidade e bom senso. Tente não acumular muitas aulas e tarefas. Se não você ficará sobrecarregado. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 7 dicas práticas para você manter o foco nos estudos.

• Udacity: cursos na área digital e de tecnologia para você fazer online.

• Aprenda mais! Conheça o método de estudo Robinson.

• Fique por dentro das vantagens de fazer um curso em EAD no UNASP.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também