Blog do Unasp

Aprenda a criar um cronograma de estudos para o seu curso EAD.

Conciliar os estudos com as demais tarefas é uma das maiores dificuldades de quem estuda a distância. Porém, é possível simplificar e render muito mais criando um cronograma de estudos. Veja como fazer o seu.

Os cursos a distância vieram para ficar! Com cada vez mais alunos essa modalidade mostrou ser a melhor opção para as pessoas que desejam continuar os estudos, porém são muito ocupadas ou possuem algum tipo de restrição geográfica. O EAD facilita a vida, mas também é necessário manter um bom nível de organização para dar conta de tudo. 

Poder estudar de qualquer lugar e a qualquer hora soa bastante tentador, não é mesmo? Você provavelmente já conhece os pontos positivos de fazer um curso a distância, porém também sabe que em alguns sentidos pode ser mais difícil que parece.

Conciliar a rotina com as tarefas é uma das grandes dificuldades para que estuda a distância. Por conta da liberdade que essa modalidade oferece muitas vezes acontece de o aluno não conseguir conciliar as demandas. As atividades acumulam, a procrastinação torna-se uma inimiga e os problemas viram uma bola de neve. Mas não se desespere, é possível conciliar a rotina pessoal com estudos, sim!

Criar um cronograma de estudos irá ajudar você a manter todas as tarefas em dia. E ainda por cima te dará mais tempo para focar em outras atividades. Aprenda a criar um cronograma com essas dicas.

1. Monte uma tabela

Tabelas e listas são as melhores técnicas de organizar tarefas. Você pode começar a sua em uma folha de papel, em uma planilha no Excel ou usar um aplicativo pelo celular. Fica a seu critério.

Particularmente eu gosto muito do aplicativo Easy Study. Nele há várias funções para te ajudar a estudar melhor. Como:

• Planejamento com as matérias que você precisa estudar em cada dia;

• Opção de adicionar lista de atividades para cada sessão de estudo;

• Histórico com a quantidade de horas que você estudou em cada dia, mês, semana e todo o período;

• Notificações sobre as matérias que você tem para estudar no dia e resumo do dia de estudos;

• Defina quantas matérias você quer estudar em cada dia da semana.

Montar uma tabela de estudos é útil porque você terá um mapa visual daquilo que precisa ser feito. Ao organizar todas tarefas em único lugar você evitará ficar confuso(a) com as datas e poderá priorizar aquilo que precisa ser feito primeiro.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

2. Defina horários para os estudos

Depois de criar a tabela de estudos é hora de estipular os horários de estudos. Essa parte é muito importante, principalmente se faz um curso EAD. Nessa modalidade é muito fácil desviar a atenção das tarefas e acabar caindo na procrastinação. Ao definir horários de estudos você estará criando uma rotina, e ter uma é muito importante para alunos EAD.

Analise em qual turno do dia você rende mais. Decida em qual horário você é mais produtivo e estipule uma quantidade diária de horas para estudar. Essa é sua vantagem ao fazer um curso EAD, escolher quando e como estudar. Use com sabedoria e dedique-se para se dar bem.

3. Estipule objetivos

Traçar um objetivo é muito importante ao criar um cronograma de estudos. Objetivos vão te guiar direto ao que precisa ser feito e você aproveitará mais de cada módulo de estudos.

Ao pensar em objetivos seja específico. “Estudar matéria X” é muito vago. Ao invés disso, opte por traçar tarefas bem claras, como por exemplo, “assistir duas vídeo aulas do módulo X, realizar o teste sobre o conteúdo Y e interagir com meus colegas no fórum da matéria Z”.

4. Defina quais são as suas prioridades

Se você definiu que faria um curso a distância é preciso fazer todo o possível para conseguir alcançar esse objetivo. Isso significa que estudar deve ser uma das suas prioridades.

Ter tempo é uma questão de prioridade, então priorize seus estudos. Ao criar o seu cronograma dê o máximo (que puder) do seu tempo para aprender e aprofundar seus conhecimentos.

5. Renove o cronograma de acordo com as suas necessidades

Uma dos pontos positivos de estudar a distância, e talvez a principal razão de você ter escolhido essa modalidade, é que os horários para os estudos são mais flexíveis. Não se esqueça de que é importante renovar o cronograma – semanalmente, quinzenalmente ou de acordo com as suas necessidades.

Um cronograma é algo que muda com o passar do tempo, afinal, todos os dias vão surgir tarefas novas para fazer e outras que já estarão cumpridas. Novas demandas significam mudanças no cronograma.

6. Seja firme e cumpra o planejado

Para o bom andamento dos estudos é necessário ter pulso firme e cumprir o cronograma definido. Lembre-se que, diferente das aulas presenciais, você não terá ninguém para te lembrar de estudar. Você está por conta própria. E essa liberdade é muito boa, mas também exige responsabilidade e bom senso. Tente não acumular muitas aulas e tarefas. Se não você ficará sobrecarregado.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!