Blog do Unasp

Bacharelado ou Licenciatura? Descubra a diferença e saiba qual escolher

Muita gente tende a confundir, ou às vezes nem sabe o que significa, a modalidade Bacharelado ou Licenciatura de um curso. Você também tá nessa? Então vem cá, vamos acabar de vez com essa dúvida! 

Provavelmente você está aí, do outro lado, imaginando-se na faculdade, formando e ganhando o mercado de trabalho. Isso é ótimo, é muito bom sonhar! Mas vamos com calma pequeno gafanhoto, para fazer a escolha certa você precisa saber a diferença entre Bacharelado e Licenciatura. Afinal, muito cursos oferecem essas duas modalidades. Qual será a melhor opção para você?

Se você não sabe o que é Bacharelado ou Licenciatura, não precisa se envergonhar. É normal não entender certos termos. Por isso, nosso objetivo aqui é ajudar você! Então vamos fazer um “overview” da vida acadêmica, ok?

Logo logo, você vai entender e compreender como tudo funciona. Dessa forma, conseguirá escolher o curso de forma segura e saber exatamente o que vai estudar.

Quais são as etapas da educação?

Depois que terminamos o Ensino Fundamental, ingressamos no Ensino Médio. A partir de agora as coisas começam a ficar mais sérias. Primeiramente você já deve se acostumar com essa nomenclatura: Graduação. Essa é a etapa que vem depois do Ensino Médio. Isto é, você pode estudar a graduação (escolhendo um curso que goste), em uma Faculdade ou Universidade.

Em segundo lugar, já é bom ir se familiarizando com as próximas etapas. Depois da Graduação, temos as Pós-Graduação, Mestrado, Pós-Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Além de MBAs, Especializações e cursos livres. Ou seja, tem muita coisa pra estudar e se atualizar pro resto da vida.

No entanto, vamos voltar a falar sobre a sua próxima etapa: Graduação. Ela, comumente é oferecida em duas modalidades: Bacharelado e Licenciatura. Antes, você precisa saber o curso que quer fazer, como: Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Rádio e TV, Letras, Direito, Engenharia Civil, Tradutor e Intérprete, Medicina, Marketing, dentre outros.

Só que aí quando você decidi por um curso percebe que pode fazer dois tipos de curso no mesmo curso! Ai que confuso! Por exemplo, Bacharelado em Biologia e Licenciatura em Biologia. E agora?

Bacharelado

Essa modalidade tem o objetivo de formar profissionais com sólidos conhecimentos sobre a área estudada e com amplas habilidades da profissão. Sendo assim, o ensino é focado para preparar o profissional par ao mercado de trabalho.

Por exemplo, um bacharel em Administração, focará seus esforços na administração de negócios. Já um graduado bacharel Publicidade e Propaganda, usará seus conhecimentos para agências de comunicação e empresas. Assim como um bacharel em Direito, atuará como advogado ou juiz.

Em média, os cursos de Bacharelado possuem duração de 3 a 6 anos. Além disso, esses profissionais não podem dar aulas.

Tente assimilar bacharelado ao mercado de trabalho, blz?

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Licenciatura

Essa modalidade tem o objetivo de formar profissionais para o ensino, ou seja, lecionar, ser professor. Em resumo, dar aula para os níveis do Ensino Básico e Médio.

Por exemplo, o licenciado em Geografia poderá dar aulas em escolas públicas ou privadas, assim como aulas particulares. Logo, a maior parte dos cursos em licenciaturas são disciplinas que estudamos na escola, como: Matemática, Letras, Biologia, História, dentre outras.

Em média, os cursos de Licenciatura possuem duração de 4 anos. Além disso, esses profissionais podem enfrentar algumas dificuldades se quiserem atuar no mercado de trabalho, por isso caso queiram atuar nela, precisam passar por uma atualização nos estudos de tempos em tempos.

Gosta de estudar e ensinar? Então provavelmente a licenciatura é a tua praia.

Ficou claro?

Ressaltando que apesar das diferenças entre Bacharelado e Licenciatura, há alguns cursos onde é possível escolher uma das duas modalidades no decorrer do estudos. Educação Física por exemplo, que possui uma por boa parte dos semestres a mesma grade curricular para as duas modalidades.

Nesses cursos específicos somente a partir de um certo momento durante a graduação que o foco muda, seja para área do Bacharel ou Licenciatura. De qualquer forma, a base do curso é mesma, a essência e o ensino estão igualmente estruturados.

E aí, você já sabe qual modalidade vai escolher? Se você ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. Conte aqui nos comentário o curso que você está pensando em fazer.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!