Blog do Unasp

Iniciação Científica. Como escolher um bom tema?

Você precisa fazer uma pesquisa acadêmica ou vai fazer Iniciação Científica, mas não sabe por onde começar, veja essas dicas e aprenda como escolher um bom tema.

Seja para um trabalho, pesquisa, monografia ou TCC, a escolha do tema sempre demanda bastante tempo e as vezes até algumas frustração. Na Iniciação Científica ou alguma outra pesquisa acadêmica, isso não é diferente. A procura por um tema deve ser feita com cautela, até porque você investirá um bom tempo da sua vida e forças debruçado naquilo. Se o tema não te empolgar, com o decorrer do tempo é inevitável que surja a desmotivação.

Ainda bem que há maneiras que ajudam a aliviar a tensão do momento de escolha e a resolver essa questão de uma forma mais eficaz e menos demorada. Por isso, saiba que a atividade de pesquisa se inicia justamente aí – na delimitação do seu objeto de estudo.

Ou seja, no tema que você vai escolher com base naquilo que o orientador (professor) quer desenvolver. É por isso dá tanto trabalho!

Se o seu orientador já decidiu o viés de pesquisa a ser seguido e as ‘inspirações’ para escolher seu tema ainda não chegaram, lembre-se de então, fazer um grande levantamento bibliográfico.

Isso significa que você irá pesquisar quais tipos de assuntos conseguem ser extraídos da temática que o orientador decidiu como base. Dessa forma, depois da pesquisa, você vai perceber a infinidade de tópicos que poderão ser abordados. E então, escolher um.

Com o intuito de ajudar e escolher, listamos algumas dicas:

Escolha um tema que te agrade

Isso mesmo, você precisa fazer o seu trabalho tendo como base um assunto que você goste, que tenha afinidade e que seja condizente com aquilo que você acredita e queira transmitir. Lembre-se que precisa ser um tema interessante para se desenvolver e trabalhar ao logo do ano.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Escolha um tema que tenha familiaridade

Não se arrisque em fazer uma Iniciação Científica sobre um tema que nunca ouviu falar ou sobre um assunto que definitivamente você não goste ou vai contra suas perspectivas de pesquisa. As chances de dar errado são grandes nesses casos.

O seu tema precisa permear na facilidade do tópico, naquilo que você já viu e que vai ser simples de encontrar conteúdo e chegar a uma conclusão.

Escolha um tema pertinente

Para sua pesquisa ser útil e acrescentar ao seu currículo. O tema precisa fazer sentindo para o estado atual das discussões na academia e da sua área de estudo. Isso facilitará sua preparação para o vai enfrentar nos próximos anos da faculdade e no mercado de trabalho.

Iniciando

De fato, para realizar uma boa Iniciação Científica é necessário muita pesquisa, leitura, orientação, referências e dedicação.

No começo, pode parecer um pouco complicado, mas não desista. Se você pretende seguir carreira acadêmica ou de pesquisa, esse é um bom começo. Decidir o tema é essencial para que você possa fazer um trabalho excelente.

Portanto, quando tiver que fazer uma Iniciação Científica, se atente a essas dicas de como facilitar o momento de decidir seu tema e boa pesquisa.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!