Blog do Unasp

Descubra quais são as melhores maneiras de procurar um estágio.

Se você está fazendo algum curso de graduação provavelmente já deve ter notado que é muito importante, e obrigatório, fazer um estágio antes de formar-se. Mas, você sabe quais são os melhores lugares para encontrar um trabalho?

O estágio é obrigatório para a formação do aluno porque é uma forma de adquirir experiências práticas ao longo da graduação. Sendo uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o mercado de trabalho, acompanhar a rotina e amadurecer profissionalmente. Entretanto, muitos jovens costumam encontrar dificuldades para conseguir vagas apropriadas na sua área. Você está nessa situação também? Na maioria das vezes esse dilema pode ser facilmente resolvido se você procurar um estágio da maneira certa.

Temos algumas sugestões que podem ajudar na busca pelo trabalho certo!

1- Centro de estágios da universidade.

A maioria das faculdades e universidades possuem uma central de estágios, em que o aluno pode encontrar auxílio junto aos profissionais do departamento. As centrais de estágios disponibilizam vagas e outras oportunidades profissionais de acordo com o seu curso, além de ajuda com preenchimento de currículos, burocracias, contratos e outras informações. Procure no seu campus a central de estágio.

2- Professores.

Já parou para pensar que os seus professores podem ser uma boa fonte de informações sobre vagas de emprego? Isso porque muitos deles, além de serem professores, também atuam no mercado de trabalho. Converse com seus professores sobre uma possível vaga e mostre interesse. A indicação deles vale muito!

Quer ler mais posts como esse?

Então assine a nossa newsletter e receba as dicas do blog em primeira mão!

3- Sites especializados. 

Para agilizar a entrega dos currículos muitos sites especializados em vagas buscam aproximar a empresa e recrutadores com os candidatos através das plataformas online. Ao invés de fazer buscas desnecessárias, basta acessar um site de confiança, cadastrar seu perfil e enviar o currículo. O processo fica por conta da plataforma. Veja aqui os 10 melhores sites de anúncios com vagas de emprego. 

4- Rede de contatos.

Uma rede de contatos bem construída é um passo importante, não só para encontrar um estágio como também para ter uma carreira de sucesso. Por isso, mantenha uma boa imagem pessoal dentro da universidade. Mostre interesse nas aulas, procure melhorar suas notas e participe de atividades extracurriculares. Mantenha contato com os alunos, professores e coordenadores. Converse com eles, troque ideias, fale sobre seus planos e mostre interesse em trabalhar. Estabelecer uma rede de contatos leva um certo tempo, mas é muito importante e costuma render bons frutos.

5- Redes sociais.

Redes sociais não servem só para dar uma olhada no que seus amigos estão compartilhando. Diversas empresas e organizações divulgam vagas de estágio pelo LinkedIn, Facebook e Twitter. Comece a seguir os perfis das empresas de seu interesse e fique de olho nas publicações. Além disso, você também pode usar as redes sociais parar encontrar pessoas que possam ajudá-lo nessa busca por estágio através de recomendações.

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.