Blog do Unasp

Iniciação científica, a importância de participar de um grupo de pesquisa.

Descubra quais são as vantagens da Iniciação Científica para a formação complementar na vida profissional e acadêmica.

Escrever um artigo científico ou participar de um grupo de pesquisa, não é apenas algo positivo para o período da graduação, mas também para quando chegar a hora de enfrentar o mercado de trabalho. As empresas buscam um profissional que tenha compromisso, visão crítica e responsabilidade. E o seu currículo com experiências acadêmicas também conta. Mas o que é iniciação científica?

Além de ser uma modalidade de pesquisa acadêmica da graduação, onde se tem, na maioria dos casos, o primeiro contato em pesquisa. A iniciação cientifica pode render ao aluno um grande conhecimento, experiência e despertar o gosto por áreas específicas, além é claro de pesar e muito no currículo.

Iniciação científica no Brasil.

No Brasil, existem algumas agências financiadoras de iniciação científica, mas a principal é o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, o Pibic. Essa opção está disponível para alunos que juntos a sua universidade, recebem incentivo financeiro visando estimular, apoiar e proporcionar ao aluno condições de ser um pesquisador iniciante.

A principal missão é fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas. Para você entender um pouco melhor sobre o que faz e como está solidificado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Brasil, assista a esse vídeo institucional a seguir.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Além disso, existem alguns objetivos principais que este órgão precisa atingir, de acordo com o site oficial

Como órgão de fomento à pesquisa, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), compete ao CNPq participar na formulação, execução, acompanhamento, avaliação e difusão da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, especialmente:

• Promover e fomentar o desenvolvimento e a manutenção da pesquisa científica e tecnológica e a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento;

• Promover e fomentar a pesquisa científica e tecnológica e capacitação de recursos humanos voltadas às questões de relevância econômica e social relacionadas às necessidades específicas de setores de importância nacional ou regional;

• Promover e fomentar a inovação tecnológica;

• Promover, implantar e manter mecanismos de coleta, análise, armazenamento, difusão e intercâmbio de dados e informações sobre o desenvolvimento da ciência e tecnologia;

• Propor e aplicar normas e instrumentos de apoio e incentivo à realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento, de difusão e absorção de conhecimentos científicos e tecnológicos;

• Promover a realização de acordos, protocolos, convênios, programas e projetos de intercâmbio e transferência de tecnologia entre entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais;

• Apoiar e promover reuniões de natureza científica e tecnológica ou delas participar;

• Promover e realizar estudos sobre o desenvolvimento científico e tecnológico;

• Prestar serviços e assistência técnica em sua área de competência;

• Prestar assistência na compra e importação de equipamentos e insumos para uso em atividades de pesquisa científica e tecnológica, em consonância com a legislação em vigor;

• Credenciar instituições para, nos termos da legislação pertinente, importar bens com benefícios fiscais destinados a atividades diretamente relacionadas com pesquisa científica e tecnológica.

Devo participar de um grupo de pesquisa?

A participação em um grupo de pesquisa para iniciação científica não é obrigatória, mas as universidades divulgam  e convidam os alunos a participarem do projeto. Durantes os estudos é possível pesquisar sobre um tema específico, aprender sobre o assunto, entrar em contato com diferentes pesquisadores, conseguir investimento para a realização da pesquisa, obter resultados positivos sobre o estudo, dentre outros.

Então, além de um currículo mais completo você também poderá aprofundar o seu conhecimento sobre algum tema que muito te interessa realizando a iniciação científica, dando assim, quem sabe um primeiro passo para uma carreira acadêmica, e também já poder ir se preparando para o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além, é claro de e ainda começar a estabelecer uma rede de contatos acadêmicos e profissionais. WOW!

Quais são os benefícios de participar da pesquisa científica?

Não é novidade que o mercado de trabalho busca sempre as melhores e mais competentes mentes. Ter uma boa colocação na carreira é sinônimo de dedicação e muito estudo. O estudante que buscou uma formação complementrar, que participou de atividades complementares, de atividades extracurriculares e que desenvolveu suas competências, irá se destacar. A Iniciação Científica, é importante tanto para a carreira profissional quanto acadêmica porque mostra algumas compentências desenvolvidas pelo aluno, como:

• Assimilação de conteúdo teórico.

Para entender a pesquisa científica o aluno precisará ler sobre as teorias que a envolvem e, por consequência, ampliará o estoque de informação. Mesmo que o assunto da pesquisa não seja dos mais comuns, nas leituras de artigos e teorias sempre há um conhecimento precioso que pode ser aproveitado.

• Senso metodológico.

Uma das bases da pesquisa científica é a metodologia. Quem escreve um artigo científico precisa entendertodas as possibilidades de se realizar uma pesquisa, o risco de escolher uma maneira errada ou menos eficiente ganha maior proporção. Criar e seguir regras metodológicas. E o que isso tem a ver com vida profissional? Bem, todas as organizações querem ter na equipe funcionários que saibam resolver problemas, que saibam seguir metodologias e que sejam disciplinados. O aluno que passou pela iniciação científica acaba por ter maior facilidade em visualizar os melhores caminhos e tomar a melhor decisão.

• Senso crítico.

Aprendizado, questionamentos e discussões ocorridas ao longo do tempo nos grupos de pesquisa, gera conhecimento e senso crítico. Quanto mais o aluno aprende com os professores do grupo e tem debates sobre temas e metodologias, mais ele estimula o raciocínio. Lá na frente esse olhar diferenciado das situações rotineiras, a capacidade de argumentar e defender ideias será muito útil.

• Pós- graduação e Após a graduação.

Participar de grupos de pesquisa é sinônimo de ter contato mais próximo com diversos professores e criar uma conexão maior com a universidade. O aluno que faz um bom trabalho na iniciação científica, após a graduação, terá sempre as portas abertas em eventual retorno para o mestrado e doutorado.

Iniciação científica no Unasp.

Sabendo de tudo isso, o Unasp oferece um espaço para que você, aluno e professor, tenha visibilidade e já comece a dar os primeiros passos na iniciação cientifica promovendo o Encontro Anual de Iniciação Científica (Enaic) que acontece em todos os campi.

Por isso, se você tem interesse, não deixe essa oportunidade passar. Converse com seu professor, com o instrutor, orientador de pesquisa do campus ou alguém que já faça parte de um grupo de pesquisa. No site temos mais informações, clique aqui e confira.

Vale lembrar que, mesmo que você não estude no Unasp, mas está cursando uma graduação, procure a coordenação do seu curso e se informe sobre os projetos de pesquisa e Iniciação científica.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!