Blog do Unasp

Como escolher uma pós-graduação que faça sentindo para a sua carreira

Cursar uma pós-graduação é uma ótima oportunidade para quem deseja ampliar suas possibilidades profissionais. Se você ainda não pensou nisso, o momento é agora!

Durante muitos anos ter um diploma universitário era sinal de mérito absoluto. Era por meio dele que se conseguiam os melhores empregos e salários, além de uma boa colocação profissional. No entanto, em um mercado cada vez mais competitivo, fica muito difícil diferenciar-se das outras pessoas apenas com um curso de graduação, não é mesmo?

A maioria dos profissionais que já estão ativos no mercado possuem objetivos bem parecidos. Como ter um cargo reconhecido, ganhar um salário melhor, tomar decisões importantes e gerir uma equipe. E para que isso aconteça o profissional precisa dominar outros conhecimentos, aptidões e técnicas que nem sempre, na maioria das vezes, não são desenvolvidos na graduação.

Não raro a pós-graduação entra como um dos melhores caminhos para quem deseja ampliar suas possibilidades profissionais.

Graduação X Pós-graduação

A graduação busca formar profissionais capacitados, oferecendo uma visão geral sobre a área estudada e suas áreas de formação. Já a especialização, como a pós-graduação, vem para atender à exigência de aprimoramento dos conhecimentos específicos, sendo muito mais interessante para o mercado de trabalho.

Ou seja, isso significa que aqueles que contam com um curso de especialização no currículo possuem mais chances de obter êxito na profissão.

Encontrando o melhor curso de Pós-graduação

Primeiramente, antes de começar a estudar uma pós-graduação o ideal é questionar se este é o momento certo para isso. Ou seja, você vai ter tempo para estudar e investir nessa empreitada?

Qualquer curso, independente da área, toma tempo em nossa rotina. Portanto é bom lembrar que a pós-graduação será um estudo aprofundado e especialista da sua área de atuação. Então, você realmente vai precisar se dedicar aos estudos. É preciso analisar com cautela cada ponto da sua vida e rotina cuidadosamente antes de assumir novos compromissos.

Mas, se você pensou em tudo isso e já se decidiu pela pós, veja essas dicas.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Entenda sua área de atuação

Isso mesmo. O que você quer da vida profissional? Qual caminho pretende seguir? O que o mercado está apontando com tendência e mudança na sua área? Ter respostas para essas perguntar irá te ajudar a escolher o curso de uma maneira mais assertiva.

Se você quer seguir uma carreira de pesquisador e se tornar professor a melhor opção é a pós em stricto sensu. Porém é importante saber que por mais que essa opção tenha reconhecimento de mercado, geralmente ela não é uma modalidade muito prática. Seu objetivo é o fomento da produção de um conhecimento mais teórico, pesquisas e ensino.

No entanto, se você procura adquirir competências voltadas às atividades do mercado o recomendável é escolher os cursos lato sensu. Esses cursos são um diferencial que empresas procuram e, quanto mais focados naquilo que o mercado exige, melhor.

Além de elevar suas chances de ser promovido ou ganhar um aumento salarial, esse tipo de especialização pode ser uma forma de se diferenciar no mercado e obter qualificação para disputar por melhores oportunidades.

Foque nos objetivos da sua carreira

Já parou para pensar quais são eles? Se ainda não, pense naquilo que você quer conquistar, aonde quer estar daqui a alguns anos. Procure entender o que você quer e por quê.

Dessa forma, é mais fácil encontrar uma especialização que seja alinhada à sua carreira.

Uma boa dica é colocar no papel suas competências e habilidades, além dos pontos fracos e aqueles que precisam ser desenvolvidos. Mapeie o caminho que vai levar você até seus objetivos e logo terá claro o que você precisa fazer e o que estudar.

Escolha uma Pós-graduação

Depois de saber seus objetivos e entender a área de atuação que pretende seguir, chegou a hora de escolher o curso. Mantenha-se na direção da área da graduação que você se formou.

Trace um perfil sobre você e a sua profissão e reflita com o que você quer trabalhar. Quer trabalhar com gente e gestão na sua área? Ou, por exemplo, quer ser especialista no que faz? Para todos os tipos de objetivo existem cursos voltados para o aprimoramento.

Uma pós-graduação prepara você ainda mais para o mercado de trabalho e pode mudar seu futuro. Por isso, depois de escolher o curso, pesquise bem a Universidade que pretende estudar. Analise sua grade curricular, mande um e-mail para o coordenador e tente descobrir quem são os professores, por exemplo.

Unasp

No Unasp, você encontra diversas opções de cursos de Pós-graduação, tanto lato sensu, quanto stricto sensu. Com uma estrutura própria e um corpo docente formado por mestres e doutores, você terá todas as chances de se tornar um profissional ainda melhor.

Você pode optar por aulas presenciais ou a distância. Não é o máximo? Venha estudar com a gente!

Ah, e se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais, é só escrever aqui nos comentários e vamos te ajudar.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!