Blog do Unasp

Na dúvida? Veja como escolher uma boa faculdade EAD.

Você está querendo fazer um curso EAD, mas com tantas opções no mercado acabou ficando na dúvida? Veja essas 4 dicas que vão te ajudar a analisar e escolher uma instituição que se adeque às suas necessidades. 

Nos últimos anos, os cursos de ensino a distância (EaD) se tornaram extremamente populares e essa modalidade de ensino passou a ser vista como uma ótima alternativa de formação. Mesmo assim, ainda é preciso estar atento na hora de escolher um curso EaD para fazer valer à pena o esforço e o investimento aplicados. Saiba como escolher uma boa graduação a distância com as dicas a seguir.

1. Profissionais qualificados.

Qualquer curso deve contar com docentes bem qualificados, e para um curso de ensino a distância isso não é diferente. Além disso, os tutores responsáveis pela turma devem ter qualificação específica em EaD e formação superior na área do curso. Por isso, ao escolher um curso leve em consideração o currículo e formação dos seus professores. Tenha em mente que estudar com os melhores professores só trará benefícios ao seu aprendizado.

2. Estrutura adequada.

Alguns recursos básicos, como videoaulas e plataformas de tutoria online, devem fazer parte da estrutura de uma boa graduação a distância. A instituição tambeém deve contar com um polo presencial de boa infraestrutura em geral, onde exista sempre uma boa receptividade aos alunos EaD. Um bom auditório com equipamento audiovisual e computadores com conexão com a internet, por exemplo, são critérios básicos para que alunos e professores possam acessar as aulas multimídias previstas no curso.

Uma graduação EAD de qualidade deve disponibilizar ao seu aluno acesso a bibliotecas físicas e/ou digitais. Assim, ele pode ter uma boa base para pesquisas acadêmicas e consequentemente aprofundar ainda mais seu conhecimento.

A instituição deve disponibilizar uma boa infraestrutura para seus alunos de cursos a distância que requerem uma carga horária prática e/ou teórica em laboratório. Visitar as dependências do polo presencial da instituição é, portanto, muito importante para entender as condições desses laboratórios.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3. Reconhecimento do MEC

Para que o diploma obtido no fim da graduação seja válido em todo o Brasil, o curso deve estar credenciado junto ao Ministério da Educação (MEC) – o que pode ser verificado no site. Além disso, indicadores como o Conceito Enade são disponibilizados anualmente pelo MEC e dão uma boa ideia sobre a regularidade da instituição.

Mesmo com o curso sendo a distância, o MEC exige que todas as avaliações sejam feitas presencialmente na instituição. Além disso, conforme determinado a cada curso, podem existir outras atividades também presenciais, como estágios e atividades em laboratórios. Verificar se a instituição leva esses pontos a sério é uma boa forma de verificar a sua qualidade de ensino.

4. Comunicação eficiente.

É fundamental que a instituição de ensino tenha um bom canal de comunicação com os alunos. Os alunos de todos os cursos EaD devem poder tirar dúvidas sobre o conteúdo estudado e ainda resolver eventuais problemas de acesso à plataforma de ensino utilizada. Quanto mais fácil e rápido, for o comunicação entre aluno e instituição, melhor! Por isso, fique de olho no atendimento da instituição. Se demorarem a responder ou se for muito difícil a comunicação, é roubada!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!