Blog do UNASP

5 erros que você deve evitar ao fazer um curso EAD.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ao fazer um curso EAD é preciso evitar alguns erros muito comuns que podem prejudicar o seu desempenho. Veja quais são esses erros e como aumentar o seu desempenho nos estudos.

O ensino a distância tem possibilitado o acesso de milhões de pessoas à educação, e isso é algo sensacional! Através do EAD são oferecidos diversos cursos livres, graduação, pós-graduação, entre outras especializações.

Quem diria que um dia poderíamos nos formar em uma boa universidade ou fazer aquele curso que tanto gostamos sem sair de casa, né!? O EAD tem crescido a cada dia, e o número de pessoas que optam por realizar cursos online vem aumentando exponencialmente.

No entanto, como em qualquer outro setor da nossa vida, estudar a distância também possui seus prós e contras. Logo, é de extrema importância avaliar e reavaliar se essa será uma boa opção para você.

Quem já escolheu o ensino a distância sabe que a prática e a otimização do tempo garantem um melhor aproveitamento das aulas. Para não se arrepender e acabar prejudicando-se nos estudos é preciso evitar alguns erros muito comuns, mas que não custa lembrar. Para ajudar, listamos 5 desses erros que precisam ser evitados.

1. O erro de deixar tudo para a última hora

Assim como nas aulas presenciais o ensino a distância também possui cronogramas e prazos a serem cumpridos. Portanto, tem data e hora para os exames, atividades, responder questionários e realizar leituras.

Deixar para acessar o sistema na última hora achando que vai dar tempo de entregar pode ser a escolha errada.

Nunca sabemos se a internet estará funcionando ou se o computador pode dar algum problema bem quando mais se precisa dele! Além disso, você pode esquecer o seu login de entrada na plataforma ou até mesmo perder os arquivos das atividades. Deu para imaginar a correria e a frustração que pode ser se essas coisas acontecerem?

O que você precisa fazer é: marque no calendário o dia final para entrega dos trabalhos e adiante esse dia para dois dias anteriores. Assim, você se programa para realizar as atividades antecipadamente, entrega antes do prazo final e ainda pode evitar problemas de conexão ou problemas técnicos.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

2. Pedir para que outras pessoas façam as suas atividades

Pode ser que em algum dia você esteja com muitos afazeres e não consiga se dedicar ao ensino a distância. Então vem aquela ‘magnífica’ ideia de pedir uma ‘ajudinha’ ao colega ou familiares.

Essa ajudinha pode te sair caro. Além de a pessoa, que na maioria das vezes não sabe sobre assunto, responder de forma errada, você estará entregando uma atividade em que você deixou de aprender algo. Cada interação no curso a distância vale muito para o seu aprendizado. Não deixe de fazer todas as atividades por conta própria.

Só para ficar claro, infelizmente a pessoa mais prejudicada é você mesma, porque você está estudando para ser um profissional da área escolhida, e se você não estuda e não faz as atividades, você não estará aprendendo e nem sendo sincero com você mesmo. Então, esse é um erro bastante comum que precisa ser evitado.

3. Não participar dos fóruns de discussões

O ensino a distância proporciona vários aspectos positivo, como já comentamos, um deles é o de otimizar o tempo. Porém, você não terá contato direto com o professor e outros alunos na mesma sala.

O ambiente virtual existe justamente para preencher essa brecha da sala de aula. Para você participar com os outros alunos, mandar suas dúvidas, pontos de vistas e opiniões. Assim, você conhece um pouco mais dos seus coelgas, troca experiências e aprende muito mais.

Algumas pessoas preferem não participar e isso acaba prejudicando o andamento do curso e o aprendizado. Então, evite ficar de fora dos fóruns. Participe sempre!

4. Copiar resenhas e respostas da internet

Pode até ser mais fácil jogar no Google a pergunta e achar a resposta de outras pessoas para trabalhos e artigos. Aí você simplesmente copia, toma posse de algo que não é seu e usa como se fossem suas respostas. Tanto para trabalhos de conclusão de cursos, pesquisas ou simples dissertações, se você tem costume de copiar, saiba que isso é plágio e plágio é crime.

Utilize livros, artigos e outros materiais para você aprender e responda com suas palavras. Assim, você aprende mais, é honesto com você mesmo e com o curso. Evite cópias de trabalhos, pesquisas e atividades.

5. Desorganização e falta de planejamento

É bom estabelecer um número de horas e dias em que você pretende se dedicar aos estudos. E mânte-los. Isso será o início da sua organização. Depois anote em sua agenda ou calendário o que você precisa fazer. Não esquecendo de marcar prazos e quais matérias exigem mais da sua atenção.

Se você não tive um planejamento será bem complicado dar conta de toda a demanda. 

Seu rendimento pode ser muito melhor se você aprender a se organizar. Além de ficar motivado, você vai pegar gosto pelo estudo e ver como tudo se encaixa e tem rendimento positivo quando há um planejamento.

Veja aqui como criar uma rotina de estudos para um curso EAD. 

 

Sabemos que existem outros erros a serem evitados, e muitos deles variam de pessoa a pessoa. Essa é apenas uma lista dos mais comuns. O importante é você saber quais são os erros cometidos durante o curso EAD podem trazer prejuízos para o seu aprendizado. Se conhecer um pouco melhor e tentar melhorar nas falhas.

Espero que essas dicas sobre evitar erros no ensino a distância tenham sido úteis e que possam te ajudar a melhorar.

Se você é estudante EAD e também já passou por iss,  ou sabe de outros erros que é importante evitar, comente aqui embaixo. Conta pra gente e vamos juntos ajudar outras pessoas.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Aprenda a criar um cronograma de estudos para o seu curso EAD.

• Entenda mais sobre a carreira em gestão de EAD e tutoria online.

• Fique por dentro das vantagens de fazer um curso em EAD no UNASP.

• Na dúvida? Veja como escolher uma boa faculdade EAD.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também