Blog do UNASP

Veja como conseguir um estágio no primeiro ano da faculdade

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A busca pelo estágio no primeiro ano de faculdade é uma tarefa complicada e com bastante concorrência entre os candidatos. Veja o que você precisa fazer para conseguir uma boa vaga.

Primeiramente é importante que você saiba que a maior parte dos cursos superiores e técnicos, senão todos eles, exigem o estágio para que os alunos concluam a formação. Ou seja, se você está cursando uma graduação ou acabou de ingressar, saiba que esse momento chegará lá pelo último ano do curso.

No entanto, há pessoas que adiantam um pouco o processo e já ingressam no mercado de trabalho no início do curso. Você tem interesse em fazer o mesmo? Então, vamos conversar um pouco mais sobre como conseguir um estágio no primeiro ano da faculdade

Para começar

O estágio é diferente de um emprego tradicional e o principal motivo de sua existência é para que os estudantes possam ganhar competências e experiências práticas daquilo que virá a ser a sua profissão no futuro.

Além disso, o estágio também possibilita que o aluno aprenda de maneira mais objetiva sobre a atuação no mercado de trabalho. Portanto, ele serve como uma confirmação das suas escolhas e, se bem-sucedido, pode motivar você ainda mais na busca por seus objetivos profissionais. 

O estágio é literalmente  um “emprego” antes do “emprego”. Dessa forma, um dos principais motivos que levam os estudantes a entrarem em um estágio é que ele funciona como uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Como conseguir um estágio no primeiro ano da faculdade?

1. Monte um currículo

O currículo é a sua apresentação, ou seja, é a carta de entrada e o seu cartão de visitas. Por esse motivo, a primeira coisa a ser analisada pelos contratantes será o currículo.

Portanto, mantenha-o atualizado, se não o tiver comece hoje mesmo a montar o seu. Além disso, é importante colocar em destaque o período ou semestre que está cursando, assim como o ano que irá concluir o seu curso.

Se você não possui muitas experiências para colocar no currículo, deixe claro que você ainda está no início do curso, mas que já possui interesse em aprimorar-se na área. Além disso, coloque todas as experiências que você teve até o momento, como atividades e cursos extracurriculares. Tudo conta.

2. Carta de apresentação

Outra dica é fazer uma carta de apresentação e anexá-la ao seu currículo. Busque deixar claro quais são os seus objetivos em relação ao emprego. Além disso, é importante salientar porque acredita na importância desse trabalho para a sua carreira. Informações como essa, são cruciais para pleitear a vaga. 

3. Busque ajuda dos seus professores

Na maioria das vezes, ainda mais no primeiro ano da faculdade, ainda não sabemos muito bem o que queremos ou como podemos alcançar os nossos objetivos. Por isso, contar com a ajuda de pessoas mais experientes é essencial.

Se você deseja encontrar um estágio, mas ainda não sabe como, peça ajuda aos seus professores. Afinal, por mais que pareça que a função deles seja apenas dar a aulas, eles também são ótimos conselheiros e mentores. Muitos professores, inclusive, podem te indicar um estágio, afinal, eles estão mais por dentro do mercado.

Que tal bater um papo com eles? Seja sincero e peça ajuda.

4. Foco no aprendizado

A maioria dos estágios, costumam remunerar os alunos. É possível também, além do salário, receber alguns benefícios que quando somados, fazem a diferença. No entanto, não coloque essa remuneração como principal meta na busca por uma vaga logo no primeiro ano.

Isso quer dizer que você precisa saber diferenciar a vaga que irá acrescentar no seu crescimento acadêmico e profissional, da vaga que muitas vezes vai te entregar um bom salário, porém não te trará satisfação ou oportunidade de crescimento, por exemplo. 

Coloque na balança e entenda qual vaga se aproxima dos seus objetivos.

5. Experimentando e praticando

A hora de experimentar é agora! Nem sempre é possível começar em um cargo ou vaga exatamente da forma como idealizamos. É preciso compreender que para quem está começando o importante é o aprendizado.

Um estágio logo no primeiro ano deve ser levado a sério, no entanto, não tão a sério a ponto de você não encará-lo como uma experiência. Se falhar, haverá outras oportunidades. 

De fato, não é recomendado concorrer a qualquer vaga, o é importante ter objetivos pessoais e profissionais. No entanto, é preciso ser flexível. O que conta é encontrar vagas na sua área, mesmo que não seja no setor dos sonhos. Com o tempo, e experiência, você consegue alçar sua função dos sonhos.

6. Conheça a empresa antes da entrevista

Conhecer a empresa, antes de enviar um currículo ou participar de uma seleção de estágio, é imprescindível. Portanto, tire um tempo para pesquisar sobre o negócio, sobre a vaga, principais atividades e objetivos da empresa. Vá para a entrevista preparado e consciente do que te espera. 

Ah, e mostre o seu interesse pela empresa na hora da entrevista. Este pode ser um diferencial, pois demonstra que você teve proatividade e quis entender como funciona a empresa. Demonstra um real interesse na vaga.

7. Competências mais valorizadas

Muitas empresas costumam valorizar algumas competências comportamentais, como a capacidade de trabalhar em equipe, flexibilidade, adaptabilidade e boa comunicação, por exemplo. Além disso, a autoconfiança, energia e pensamento inovador também contam pontos importantes na hora da contratação.

Então, esteja atento à essas competências e o que você tem feito para desenvolvê-las. Para aprender mais como desenvolver as suas habilidades, clique aqui.

8. Mundo dos contatos

Conseguir um estágio no primeiro ano da faculdade não é das tarefas mais fáceis, ainda mais quando é preciso “competir” com estudantes formandos. Por isso que nem todo mundo consegue estágio logo no primeiro ano da graduação. No entanto, quando há uma indicação fica bem mais fácil de conquistar uma vaga. 

Portanto, aprenda a fazer networking! Ter contatos é a chave para o ingresso no mercado de trabalho através do estágio.

Nossa dica é: amplie a sua rede e converse com profissionais da área, professores e colegas de classe (já falamos sobre isso alguns itens acima). Afinal, a lógica é simples, quanto mais pessoas você conhecer dentro da sua área maiores serão a chance de encontrar alguém que lhe indique a uma vaga.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Veja também:

• Dicas para conseguir um estágio em uma multinacional

• 3 dicas para quem vai fazer entrevista de estágio ainda esse ano

• Descubra quais são as melhores maneiras de procurar um estágio[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também