Blog do UNASP

Dicas para conseguir um estágio em uma multinacional

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você está querendo conquistar aquele estágio em uma multinacional, mas não sabe bem como? Veja algumas dicas que podem te auxiliar nesse processo. 

Se existe uma etapa em comum entre todos os futuros profissionais, independente da área de atuação, é a prática de estágio. Esse é um momento crucial para a formação profissional. Assim, é de suma importância que você aproveite o momento para obter o máximo de experiências possíveis, a fim de ter mais segurança no momento de ser inserido no mercado de trabalho graças a bagagem adquirida em um ou mais estágios.

Para quem anseia pela oportunidade de ser estagiário de uma multinacional, é necessário ficar atento a mais alguns pontos cruciais para garantir a vaga.

Mas, o que é um multinacional? 

As multinacionais são empresas que possuem sedes em diversos países, o que aumenta significativamente as oportunidades de avanço profissional. Isso porque dentro delas é possível montar um bom networking, ter contato com culturas diferentes, possibilidades de atuação fora do Brasil.

Além disso, é possível receber treinamentos, planos de carreira, entre outros benefícios que empresas consolidadas e em nível multinacional conseguem oferecer. 

Ficou interessado? Então pega seu bloco de anotações digital ou em papel, e atente-se para as dicas que vamos dar a você de como se preparar para alcançar a sua vaga. 

1. Conhece-te 

Primeiramente, para toda e qualquer etapa da vida dar certo, existe um fator em comum que é necessário tempo para aplicá-lo. Conhecer-se ajuda e muito no momento de encarar um estágio. Por quê? Bem, sabendo quem se é, fica muito mais simples de escolher qual empresa combina com você e como desenvolver melhor algumas das suas habilidades naturais ou adquiridas. 

Também é importante entender os seus pontos fortes, o que irá te auxilia no momento de preparar o tão famoso currículo. Por isso, pare por um momento e liste as suas habilidades e interesses. Caso precise de uma ajuda para reconhecer isso, utilize algumas perguntas como: 

  1. O que faço bem e com facilidade? 
  2. Onde me destaco? 
  3. Em quais momentos me senti realizado profissionalmente? Por quê?
  4. O que gostaria de desenvolver? 

2. Do you speak english? 

SEGUNDO IDIOMA! Parece que a gente já cansou de tanto ouvir sobre isso, né não? Mas nunca é demais enfatizar a importância desse elemento em nosso currículo. Ainda mais se o seu interesse é uma empresa multinacional. Não adianta fugir, vai ter que aprender o famigerado inglês de todo dia.

Pense bem, se para qualquer pessoa esse já é um requisito que conta e muito, imagina dentro de uma instituição que tem diversas sedes espalhadas pelo mundo? Então já sabe little friend, corre atrás de cursos e técnicas para aprender mais esse idioma. E se você já o tem, que tal aprender outro? Avalie as empresas que tem em mente e qual terceiro idioma faria diferença em seu currículo de acordo com o que elas procuram. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

3. O que ninguém pode tirar de você

Uma palavra que possui bastante poder: conhecimento. Se existe algo que vale a pena você investir, é em seu desenvolvimento. Vale super a pena dedicar tempo e, quem sabe dinheiro, para se qualificar ainda mais.

Lembre de um ponto importante: dentro da faculdade as pessoas estão aprendendo o mesmo que você, que é o básico para a profissão. Já que sua intenção é conseguir se destacar entre a multidão é crucial que encontre e trabalhe em cima do que te diferencia. Lembrando que fora sua sala existem mais outras turmas em diferentes faculdades no mesmo processos e ao mesmo tempo. 

Hoje em dia as possibilidades são muitas e o conhecimento está cada vez mais acessível. Basta reservar algumas horinhas e pesquisar, ler, escutar podcasts, assistir a vídeos, entre outras modalidades de conhecimento sobre a sua área e pontos de interesse dentro da mesma. Vale ressaltar também a importância de participar de debates, palestras e seminários. E ainda conta para o currículo. 

E você ainda pode fazer cursos de especialização, como pós-graduação ou mestrado.

4. Fique atento

Empresas em nível multinacional costumam abrir seleção de estágios e contratações de forma semestral ou anual. E como saber disso? Ficando atento aos editais. Estes podem ser encontrado em sites de vagas como o Catho, Vagas , Linkedin e o Cia de Talentos. Este último tem como foco vagas para trainees e estagiários. Inscreva-se para receber alarmes e e-mails sobre as oportunidades. 

5. Entenda a empresa

É importante que você saiba mais sobre a empresa do seu interesse. Não se limite a apenas entender o que ela faz. Vá além e pesquise sobre a história, fundadores, em quais países estão presentes, se possuem algum DNA mais social, quais são os valores, missão e visão. Caso seja possível, converse com pessoas que atuam ou atuaram na mesma instituição.

6. Aquele extra 

Muitos se preocupam com o seu currículo na forma padrão, e isso não está de forma alguma incorreto. Contudo, há um diferencial em ter não apenas um currículo, como uma produção de conteúdos e exposição do que se faz na internet. E não estamos nos referindo a postar coisas em suas redes sociais. Mas sim focar em uma profissional como é o Linkedin.

Atualmente, cada vez mais as pessoas têm alcançado lugares de destaques graças a sua atuação dentro desta ferramenta. Ela é igualmente ótima para estabelecer contatos e conexões, ou seja, o famoso networking. 

Por fim, lembre de colocar não apenas suas habilidades e experiências, mas também todas as suas conquistas e feitos. Trabalhos voluntários são um super ponto extra que chama a atenção de algumas empresas no atual cenário. Então se mantenha atualizado e informado. 

 

Te desejamos muito sucesso e conquista! E sempre que precisar daquele update, estaremos aqui com sempre mais conteúdos para você.

Até a próxima! [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Por isso, leia também: 

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também