Blog do Unasp

Aprenda a como desenvolver o perfil intraempreendedor

Pessoas dedicadas, que trabalham como verdadeiros sócios da empresa, que buscam aprimorar e empreender através de novas ideias; este é o tipo de profissional o que o mercado procura. Aprenda a como desenvolver o seu perfil intraempreendedor.

Todos os dias o mercado recebe centenas de iniciativas inovadoras, boa parte delas são apresentadas por profissionais e equipes empreendedoras. Já ficou comum falarmos sobre empreendedorismo, no entanto, ele vai muito além das startups, novos negócios ou produtos. O empreendedorismo também pode fazer parte da cultura de uma empresa, como também dos seus funcionários. Então, quer dizer que existem funcionários que podem ser empreendedores? Sim! E para isso designamos como perfil intraempreendedor

Esse “algo a mais” dos colaboradores é um diferencial e tanto. Por isso, as organizações buscam pessoas com esses atributos. Ou seja, pessoas que investem nelas mesmas dentro da empresa, oferecendo opções diferenciadas os para novos negócios, agregando valor e tornando a empresa ainda mais competitiva.

O que é o intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo é uma modalidade do empreendedorismo, porém, ao invés de ser aplicado no negócio é aplicado para o negócio e é praticado por funcionários dentro da empresa em que trabalham. Dessa forma, podemos considerar que esses profissionais possuem uma capacidade diferenciada de analisar, criar, inovar e buscar novas oportunidades para estas empresas. Sendo assim, são eles que ajudam a movimentar, criar estratégias e tomar decisões dentro das organizações, mesmo que indiretamente.

Consequentemente esse tipo de colaborador tem conseguido alcançar ótimos resultados, além de serem valorizados pelas empresas, principalmente por fazerem parte do resultado positivo na performance. 

Será que você tem perfil intraempreendedor?

Se você gosta de ousar e vive correndo em busca do novo, então, muito provavelmente você tem um perfil intraempreendedor. Esse tipo de profissional lida muito bem com cenários de inovação e descoberta. Além disso, gostam de gerar boas ideia e compartilhá-la com os seus superiores.

Outro ponto a salientar é o foco, ou seja, o colaborador intraempreendedor está focado na melhora contínua de seu setor, departamento ou mesmo de toda a empresa. Dessa forma, ele fará o possível para alcançar um bom resultando, entregando o seu melhor e colaborando com o time. Além disso, ele ainda tem uma certa facilidade em descobrir oportunidades e soluções.

Para facilitar, listamos algumas características principais de quem tem o perfil intraempreendedor. 

  • Proativo;
  • criativo;
  • solucionador de problemas;
  • sempre atento às novas ideias;
  • enfrenta e gerencia erros e riscos;
  • descobre oportunidades;
  • possui bastante disciplina;
  • persistente e dedicado;
  • inovador.

Você acha que não possui todas as características do perfil intraempreendedor? No entanto, gostaria de desenvolvê-las? Continue lendo esse post e vamos conversar um pouco mais.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Dicas para desenvolver o perfil intraempreendedor

1. Pratique a criatividade e a inovação

Criatividade e inovação andam intimidade ligadas com o empreendedorismo. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam por aí, a criatividade não é um talento natural, como se fosse um dom. Pelo contrário, a criatividade é uma qualidade como qualquer outra. O que significa que precisa ser praticada e aperfeiçoada. Portanto, pratique a criatividade todos os dias.

Use a sua capacidade criativa durante o trabalho, buscando solucionar os problemas das demandas com inovação. Para adotar uma postura intraempreendedora é muito importante utilizar sua capacidade criativa com regularidade durante o trabalho, sempre buscando solucionar os problemas com inovação. Pense sempre como você pode fazer as suas tarefas de uma forma mais fácil e criativa.

2. Acompanhe as tendências

Esteja por dentro das novidades que fazem parte do mercado de atuação da sua empresa

O que saiu de novo?

Como o mercado se comporta?

Quais são as tendências de serviços e produtos?

Ao pesquisar e acompanhar as tendências você poderá descobrir quais são melhores ações a serem tomadas. E dessa forma, maximizar a geração de valor.

3. Fique atento às oportunidades

Talvez esse seja um dos itens mais complicados de detectar. Afinal, muitas oportunidade surgem de maneira inesperada, quando os outros não estão atentos. A fim de aproveitá-las, é preciso que o intraempreendedor fique atento com o que acontece à sua volta. Por exemplo, o que está acontecendo no mundo em âmbitos políticos, financeiros, sociais, etc. Como isso pode ser uma oportunidade para a sua empresa?

4. Saiba vender as suas ideias

De nada adianta ter uma baita ideia e não saber o que fazer com ela. Para ser um intraempreendedor é necessário saber vender uma boa ideia para as pessoas certas. Ou seja, você precisa desenvolver uma boa comunicação para transmitir seus conceitos e convencer quem precisa ser convencido. Desenvolva sua rede de contatos dentro da empresa, não tenha medo de expor a sua opinião.

5. Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe é uma habilidade desejada por qualquer tipo de profissional; principalmente para os intraempreendedores.

Assim como o empreendedor precisa convencer outras pessoas da importância do seu empreendimento, serviço ou produto, o intraempreendedor também tem que “vender” o seu. 

Vender entre aspas, isso porque a venda dentro de uma empresa é diferente. Você precisa mostrar como a sua ideia é importante e como ela poderá ajudar na empresa.

É necessário engajar a equipe na sua ideia, o que pode ser um grande desafio, mas que todo o intraempreendedor precisa aprender a dominar.

Quer ver mais dicas como essas e ser um colaborador de sucesso? Leia outro conteúdo sobre esse tema e saiba mais: Intraempreendedorismo, os empreendedores dentro das empresas.

Conclusão

O intraempreendedorismo faz parte de todas as empresas de sucesso e pode estar na sua também! Então, agora que você entendeu melhor como desenvolver o perfil intraempreendedor, que tal arriscar, sair da zona de conforto e subir mais um degrau? Só depende de você!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!