Blog do Unasp

Empreender: descubra se você tem o perfil certo para isso

Quais são as principais características de um empreendedor? Se você não sabe, continue lendo esse post e descubra quais são as habilidades e atitudes necessárias para quem quer empreender.

Empreender não é fácil. Possuir características típicas de quem quer empreender também é um pouco complicado. Afinal, não se nasce empreendedor. Apesar de algumas características de personalidade serem mais propensas ao perfil de um empreendedor, essa qualidade se desenvolve de acordo com a vontade da pessoa.

Neste post, abordaremos como é o perfil de um empreendedor e o que você poderá fazer para desenvolver tais habilidades.

No entanto, antes de começar é preciso lembrar que ser dono de um negócio requer certas avaliações. Ou seja, como um eventual executivo ou CEO do seu próprio negócio, você precisa reconhecer suas forças e fraquezas. E assim, suprir as deficiências. Isso quer dizer que você precisa se conhecer bem e responder: “Será que sou o tipo certo para isso?”. Só então, a partir daí você poderá questionar se possui perfil para tal empreitada.

Sendo assim, descobrir o perfil empreendedor é um desafio que requer comprometimento. Afinal, o seu futuro negócio depende disso. Verdade, não existe uma personalidade ideal. Mas há certas características marcantes para quem sonha em montar o próprio negócio. E aí, está disposto a se auto desenvolver?

Veja só!

Planejamento

Nada funciona sem planejamento. Saber onde você está e onde quer chegar, é muito importante. Criar planos, ações, estratégias e alternativas para alcançar objetivos, fazem parte do processo de empreender.

Desde o início do seu negócio é preciso ter planejamento. Isso significa que ter metas e monitorar as informações de uma empresa são atitudes necessárias para quem deseja crescer com qualidade e estrutura.

Você precisa desenvolver esse seu lado mais analítico, planejador e organizado. Que tal ver esses 10 aplicativos para organizar as finanças pessoais?

Liderança

O empreendedor é o dono do negócio, o líder da empresa. Ele precisa saber tudo o que acontece com o seu negócio, desde a matéria-prima, mão de obra, operações, produção, venda, publicidade, investimento, retorno, relatório, enfim.

Claro, que às vezes não é possível acompanhar cada detalhe, então é necessário delegar para pessoas de confiança. É nesse momento que o empreendedor terá que fazer a gestão da equipe, divisão de tarefas, prazos e entregas.

Além disso, o empreendedor é o responsável pela motivação do time e pela inspeção de qualidade do serviço ou produto.

Será que existe um líder nato dentro de você? Vale a pena descobrir e desenvolver esse seu lado 😉

Resolução de Problemas

Essa é uma das principais características do empreendedor. Até porque a maioria dos problemas do dia a dia de uma empresa surgem do nada, salvo alguns problemas identificados antes de serem concretizados. No entanto, na maioria das vezes surgem problemas do nada! Aí não tem o que fazer, é preciso esfriar a cabeça e encontrar uma solução. Você conseguiria?

O empreendedor precisa estar à frente na resolução de problemas e gerenciamento de conflitos. Com efeito, resolver os problemas de forma rápida e efetiva é importante para o empreendedor de sucesso.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Relacionamento

O empreendedor precisa ter um bom relacionamento com os colaboradores do negócio, com os clientes e outras empresas. Portanto, ele precisa desenvolver o lado mais comunicativo e relacional. Não adianta querer se esconder. Isso vale até para os empreendedores mais tímidos, cedo ou tarde você terá que vencer esse medo e se arriscar nas relações.

Na equipe, é dele o papel de engajar as pessoas. Ter um relacionamento com os colaboradores, facilitará o processo para inovações, treinamentos, cobranças, produção e projetos. Dessa forma, o empreendedor terá uma equipe fixa e comprometida com o negócio.

Fora da empresa, é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. Tudo é networking.

Comprometimento

Se o próprio empreendedor não for comprometido com seus assuntos pessoais, como será com a sua empresa? Por isso, comece desde já a se comprometer com tudo o que você fizer.

E assim, quando chegar a hora você também se comprometerá com a sua empresa. Quem quer empreender precisa saber que o comprometimento é uma das bases para o bom funcionamento do negócio.

Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento. As dificuldades vão aparecer, mas é preciso ter perseverança. Sendo assim, estar comprometido com o sonho é essencial para que ele aconteça.

E então, quais dessas características você já possui? Quais você precisa desenvolver? Você acrescentaria mais alguma? Conta para a gente nos comentários, abaixo.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!