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Trabalho em equipe na empresa: quais habilidades devo ter?

Trabalhar com outras pessoas requer bastante paciência, jogo de cintura e profissionalismo. Para se sair bem é preciso desenvolver habilidades que vão te ajudar no trabalho em equipe. Veja quais.

Qualquer empresa, grande ou pequena, que está focada em obter resultados e entregar produtos e serviços de qualidade, depende do trabalho de seus colaboradores. Trabalhos que vão desde tarefas simples até as mais complexas e de maior responsabilidade. A maioria dos colaboradores não exercem suas funções sozinhos, e sim em equipe. Logo, sab

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do trabalho e também para a vida pessoal. Ele cria relações interpessoais, amadurecimento e desenvolve a visão de um time que vai em busca do mesmo objetivo. Se a equipe estiver em sintonia o trabalho vai ser mais valioso, de qualidade e terá o empenho de todos os integrantes.

Um bom profissional, além de ter algumas características também deve saber trabalhar em equipe. Ele sempre deve ter o objetivo de trazer melhorias aos processos e fazer a diferença no crescimento da empresa. Assim, ele estará contribuindo para aumentar o valor do produto ou serviço.

Mas como se sair bem no trabalho em equipe? Vamos às dicas:

Equipe e diversidade

A diversidade está presente em todo os lugates. As pessoas não são iguais entre si, não acreditam, comem ou se vestem da mesma maneira que as outras. Por esse motivo todos os ambientes que frequentamos são ambientes que encontramos a diversidade. E dentro das empresas isso não é diferente.

Você precisa desenvolver a sua habilidade de respeitar as pessoas e suas diferenças, se quiser se sair bem no trabalho. Cada pessoa possui a sua expertise, sua opinião e maneira de realizar diferentes atividades, por isso é importante que você saiba aproveitar esses momentos para aprender, ensinar e entender que todos podem colaborar. Cada um a sua maneira.

Um ambiente de trabalho com diversidade fortalece o time.

Seja os mais velhos pelas suas experiências e especialidades ou até mesmo os mais novos pela iniciativa, energia e rapidez. Ter um time diversificado significa que você irá encontrar e trabalhar junto com pessoas de outras nacionalidades, formações, idades, conhecimento e experiências. Por isso, é tão importante que você alinhe seu pensamento e sua postura para trabalhar com pessoas de diferentes perfis.

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Siga as orientações do líder

Em todas as equipes existe um líder, ou alguém responsável por passar as tarefas. Logo, para o trabalho funcionar em sua totalidade os membros da equipe precisam cumprir seu papel e desempenhar exatamente o que foi combinado. Imagina a confusão se não tivesse alguém para gerenciar as tarefas! Portanto, por mais que você tenha vontade de fazer algo por conta própria é sempre aconselhável seguir o plano que lhe foi proposto. E se caso você tiver alguma proposta converse com o seu superior antes de fazer tudo por conta própria.

Seguindo as orientações do seu líder você estará contribuindo para o bom andamento do setor. Também estará mostrando aos superiores que você sabe ouvir e executar com excelência o que lhe é solicitado. Então, se você quer se dar bem trabalhando em equipe, saiba ouvir seu chefe, seguir as orientações recomendadas e executar o trabalho proposto.

Resolva os problemas com rapidez 

O nosso tempo é precioso. No contexto de uma empresa tempo também é dinheiro. Portanto resolver os problemas de uma empresa com rapidez e qualidade é uma tarefa para poucos.

Trabalhando em uma equipe você precisa compreender a sua função. Assim, quando surgir algum problema você conseguirá focar naquilo que lhe é destinado. Não é aconselhável tomar a frente para resolver algo que não possui ligação direta com o seu ofício. Por outro lado não adianta apenas ficar olhando uma situação de crise e não tomar alguma atitude ou evitar ajudar os seus colegas. Mostre que você está disponível para agregar valor e soluções para o time.

Saber gerenciar crises e solucionar problemas é um dos requisitos mais procurados pelas empresas.

Cultura de feedback

As empresas crescem quando elas descobrem o que estão fazendo de errado, reveem os seus conceitos, resolvem e criam à partir dos problemas. Sabe aquele lance de aprender com os erro?

Mas como elas descobrem o que está errado? Na maioria das vezes através de pesquisa e outras simplesmente prestando atenção ao feedback.

Com os profissionais e colaboradores também funciona assim. É necessário ouvir e dar feedbacks, sejam eles positivos ou críticas construtivas. Através desse retorno você poderá desenvolver melhor as suas habilidades e também acrescentará na carreira dos seus colegas.

Os feedbacks são como um combustível para os membros da equipe. Então, não hesite em fazer um elogio, parabenizar quando o trabalho foi bem feito e até mesmo comentar um feedback construtivo. Sugerir melhorias e ajuda. Desenvolver o lado empático, afim de construir um time mais forte, é uma ótima habilidade para quem trabalha em equipe.

Seja proativo

O bom profissional entende que trabalhar em equipe significa que algumas vezes será necessário andar uma milha a mais. Como, por exemplo, ser útil em outras áreas e funções.

A proativiadade conta bastante no trabalho em equipe. Para desenvolve-la lembre-se de mostrar-se disponível para ajudar os seus colegas no que for necessário. Pergunte se alguém precisa de você ou da sua ajuda. Às vezes uma simples opinião em relação à tomada de uma decisão pode fazer toda a diferença.

Boa comunicação

Saber conversar, explicar um problema, sugerir uma solução e expor a sua opinião é algo extremamente necessário. Mas não adianta falar de qualquer jeito. É preciso saber como e quando falar. A comunicação é importante, mas não adianta falar e falar, sem dizer nada de útil.

Se por outro lado, você não é muito de falar ou se sente um pouco tímido, é bom ir treinando para se soltar um pouco mais. Conversar com os colegas de trabalho, participar de reuniões e quem sabe representar a equipe ou a empresa em grandes eventos e convenções. Eu sei, pode parece um pouco difícil, mas é necessário sair da zona de conforto e abraçar novos desafios. Você aprenderá muito!

A proatividade é uma habilidade que você pode desenvolver e ir praticando diariamente. 

Confiança

É importante que você sinta confiança no que está fazendo. E que também transmita essa confiança entre as pessoas que estão à sua volta. Saber dominar e gerenciar essas formas de confiança irá garantir um espaço maior na equipe. E de certa forma a sua postura passará tranquilidade aos demais membros da equipe, que irão acreditar no seu trabalho.

Transmitir confiança contagia os outros colaboradores e faz com que o time cresça, sentindo apoiado e seguro. Essa habilidade também se conquistada com o tempo, mas é sempre bom ir treinando. Ainda mais em situaçõe críticas.

Vamos colocar em prática?

Desenvolver as habilidades citadas nesse post são formas de aprender e entender a importância de cada gesto seu. O resultado às vezes pode demorar para aparecer, mas quando vier, será positivo e você vai entender que tudo valeu à pena.

As habilidades que citamos acima estão presentes nos perfis de que grandes líderes. Portanto, uma ótima fonte de inspiração.

Talvez esteja na hora de colocar essas dicas em prática e mostrar de forma saudável o quão profissional e competente você é.

Espero que essas dicas ajudem você a se aprimorar profissionalmente e ser referência para os outros colaboradores. Agora, é a sua vez de colocar em prática e sentir a diferença no dia a dia. Bom trabalho.

Até a próxima!

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