Acontece no UNASP

Unasp retoma aulas através de ferramentas online

Centro Universitário já está disponibilizando conteúdo para universitários de todos os campi Focado em manter o processo de aprendizagem de milhares de alunos, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) tem buscado alternativas e ferramentas para amenizar os impactos causados pela pandemia do COVID-19 em todos os ambientes da sociedade. Durante essa semana, as […]

Texto: Leandro Oliveira

Centro Universitário já está disponibilizando conteúdo para universitários de todos os campi

Focado em manter o processo de aprendizagem de milhares de alunos, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) tem buscado alternativas e ferramentas para amenizar os impactos causados pela pandemia do COVID-19 em todos os ambientes da sociedade. Durante essa semana, as aulas retornaram online para os quase 9 mil alunos dos 33 cursos superiores ofertados pela instituição. Todos os 412 professores adequaram seus conteúdos para apresentações síncronas (ao vivo), sem nenhum prejuízo aos estudantes.

O modelo de aulas neste período de pandemia escolhido pelo UNASP é inovador e difere dos tradicionais cursos de ensino à distância. Através de ferramentas digitais, o aluno pode interagir simultaneamente (ao vivo) com o professor e seus colegas de turma. Trabalhos, pesquisas, leituras e até apresentações de seminários serão possíveis. Outro fator positivo é a manutenção do horário de estudos, possibilitando manter a organização do tempo e das atividades previamente programadas.

A primeira aula no novo modelo foi elogiada pela aluna da faculdade de jornalismo, Letícia Leme. “A iniciativa é ótima. Tenho acompanhado a paralisação de outras faculdades e o Unasp é uma das poucas que oferecem essa alternativa aos alunos. Em contato com alguns colegas da minha turma pude ver que a iniciativa também os agradou”, destaca.

Apresentação
Durante a aula inaugural deste período de conteúdos online, o jornalista Mairon Hoton comandou um bate-papo com especialistas que orientaram os universitários sobre procedimentos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Participaram da aula a professora especialistas em AVA, Lídia Vaz; a coordenadora acadêmica do UNASP EAD, Eliane Ferreira; além do Pró-reitor acadêmico associado, Everson Muckenberger.

Indagado na abertura da aula, Muckenberger avisou que férias só em julho. “Não existe férias neste momento. A situação é atípica e nosso semestre está andando. Nossos professores estão passando por capacitação exatamente para que nossos alunos não tenham interrupção até o final de junho”, relatou. O fato também foi comemorado pelo Pró-reitor associado do UNASP e diretor geral do campus Hortolândia, Afonso Cardoso. “Esse é um momento histórico para a instituição. Todos os nossos alunos reunidos em um mesmo ambiente de capacitação e sem interrupção do período de aulas é extraordinário”, afirmou durante apresentação para professores. Cardoso também responde como Pró-reitor acadêmico do centro universitário.

Repercussões
Cursando o 5º semestre de administração no campi São Paulo, o universitário Gilles Ventura, comemorou o fato de estar conectado com a universidade neste período de reclusão imposto pelo COVID-19. “Geralmente depois do trabalho eu ia para a faculdade, e não é mais uma possibilidade. Ter que assistir aulas virtualmente é ter noção do campo em que estamos e saber que nós temos que ter autonomia e foco para administrar tudo isso. Certo que não podemos ir até a faculdade, mas estaremos conectados quase todos os dias. Vai ser um tanto desafiador, inovador, ou seja, vai ser um processo de aprendizagem bilateral”, relata.

O mesmo pensamento é compartilhado pela universitária Giulia Almeida. “O Unasp surpreendeu e saiu na frente com um plano muito bom. Estou apreensiva, mas confiante que iremos aprender muito online, além de poder encontrar nossos colegas todos os dias durante esse período de reclusão social que o coronavírus está impondo para todos”, comemora.

Procedimentos
Uma página no site principal do Unasp traz todas as informações e orientações para alunos durante esse período de aulas online. No ambiente, o aluno encontra disponível a primeira aula de capacitação. Lá também tem informações sobre o ZOOM Cloud Meetings, aplicativo que será utilizado para interação simultânea e ao vivo com os universitários.

Está disponível também orientações sobre ingresso, login, disciplinas e atividades que serão disponibilizadas pelos professores através do AVA do UNASP Virtual durante a suspensão das aulas presenciais. Em caso de dúvidas, um chat foi disponibilizado para interagir e responder rapidamente dúvidas existentes.

Veja mais