Acontece no UNASP

Unasp resgatará a história dos primeiros anos da instituição em inauguração de museu

Exposição inaugural do museu também mostrará o povoamento do bairro Capão Redondo por influência do Unasp O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) foi uma das primeiras construções no bairro do Capão Redondo. O intuito era instituir ali o primeiro Seminário/Faculdade Adventista de Teologia do Brasil. O Unasp, que cresceu e atualmente conta com […]

Texto: Aira Annoroso

Exposição inaugural do museu também mostrará o povoamento do bairro Capão Redondo por influência do Unasp

Unasp-SP no ano de 1915.

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) foi uma das primeiras construções no bairro do Capão Redondo. O intuito era instituir ali o primeiro Seminário/Faculdade Adventista de Teologia do Brasil. O Unasp, que cresceu e atualmente conta com diversos cursos de graduação e pós-graduação, é considerado referência no que diz respeito ao povoamento do Capão Redondo e excelência no ensino.

Em comemoração aos 104 anos da instituição, será inaugurado o Centro de Memória, com a exposição “Murmúrios de uma colina”. “Além da preservação da memória do Unasp, nós também temos o objetivo de divulgar um pouco a memória do Capão Redondo. Em 1915, da ponte João Dias para cá (Unasp), não existia quase nada, então nós fomos pioneiros nessa região”, conta Emily Bertazzo, responsável pelo Centro de Memória.

Segundo Emily, o povoamento do Capão Redondo começou principalmente por conta do surgimento da instituição, haja vista que vieram professores, alunos e pais de alunos com a intenção de trabalhar, estudar e morar na região, ocasionando o aparecimento dos primeiros sub-bairros.

A Fazenda do Unasp, como possuía uma vasta área verde na época, contava com diversos animais e plantações. “Muitas pessoas que já moravam nesta época aqui, mas não estudavam na instituição, me contam que lembram de ir no laranjal colher nossas frutas, comprar o leite produzido na instituição, comprar os produtos da Superbom (empresa de alimentos saudáveis que surgiu no Unasp com a produção de suco de uva)”, revela Emily. Devido ao crescimento de São Paulo, a instituição perdeu grande parte de sua área verde, deixando de se tornar uma fazenda.

A exposição, que ocorrerá neste sábado (18) às 15h30, mostrará principalmente os 10 primeiros anos do Unasp, em especial quem foram os fundadores, os primeiros diretores e como eles viviam nesse período.

Unasp-SP no ano de 2018.

Veja mais