Impacto Social

Estudantes realizam uma ação solidária Adote uma Mãe

Em homenagem ao Dia das Mães estudantes do Colégio UNASP entregam doações à grávidas e puérperas carentes, em maternidade do município.

Texto: Glória Barreto

Conforme o Dia das Mães se aproxima é comum que os filhos comprem presentes e preparem surpresas para agradar as suas mães, mas os alunos do Colégio UNASP campus Hortolândia aproveitaram a data para homenagear grávidas carentes do município, com o projeto solidário Adote uma mãe. A ação aconteceu nesta manhã de quinta (05) e continua amanhã (06), com a entrega de kits às gestantes selecionadas pela assistência social do Hospital e Maternidade Municipal Mário Covas

Gestante com seu bebê recebeu presentes de Dia das mães das mães de alunos do Colégio UNASP
Gestantes e puérperas foram presenteadas pelos alunos do Colégio UNASP, em homenagem ao Dia das Mães.

Motivação para ajudar

A estudante Kauane Almeida contou que quando soube da situação de algumas gestantes, mobilizou todos os parentes para colaborar. “Eu mandei mensagem no grupo da minha família, convoquei as minhas tias para ajudar com roupinhas de bebê e a gente conseguiu muitas roupinhas”. 

Além das doações, a turma da Kauane preparou outro mimo para as mamães. “Nossa turma escreveu cartinhas para as mães que vão estar na maternidade e acho que elas vão gostar. Eu estou muito feliz por poder ajudar”, confessou a estudante sorrindo. 

A entrega está sendo realizada pelos alunos representantes de turmas, a fim de que eles possam conhecer as mamães que estão ajudando.

De acordo com a direção do colégio, o projeto valoriza o Dia das Mães de uma forma diferente, pois ensina os alunos a serem solidários. “Ao terem contato com essas mães, nossos alunos ficam mais atentos às necessidades dos outros, conhecem outras realidades familiares e ficam mais altruístas. Buscamos ensinar conteúdos para a vida e com esse projeto estamos formando cidadãos diferenciados para o futuro”, explica o diretor do colégio, Marcel Barreto. 

Depoimento das mães “adotadas

Este ano o projeto Adote uma Mãe vai contemplar mais de 40 gestantes e puérperas com kits compostos de roupas de bebês, fraldas e produtos de higiene. Uma ajuda bem-vinda para muitas mulheres como a Ana Clara Müller que já é mãe de cinco filhos, e agora teve o sexto bebê prematuramente, por isso permanece internada na maternidade do hospital até a alta do seu filho.  

Ana conta que a visita dos estudantes foi um presente de Dia das mães adiantado. “Foi uma surpresa e tanto! A gente nunca esperava que ia receber visitas como essas e com tantos presentes. E olha que o Dia das Mães é só no domingo”, disse Ana Clara. Comentando sobre a doação recebida, ela ainda acrescentou: “como eu sou do lar e só meu esposo trabalha, está bem complicado. Esse presente vai me ajudar muito”. 

Adote uma mãe depois da pandemia

O projeto Adote uma Mãe surgiu em 2018 e continuou nos anos seguintes, sempre aumentando o número de doações e atraindo mais voluntários entre os alunos. Porém, em 2020 e 2021 a ação foi suspensa por causa das determinações de prevenção da COVID 19. Esse ano, o projeto não apenas retornou ao calendário escolar, como também bateu recorde de doações.

“Estivemos calculando o número de doações e ao comparar com a última edição, de 2019, percebemos que o total de itens arrecadados dobrou. Isso demonstra o interesse dos alunos e dos seus familiares em ajudar as pessoas carentes de nossa comunidade”, destacou o diretor.

Alunos carregando o caminhão com os kit a serem levados ao Hospital em homenagem ao Dia das Mães
As doações para o projeto Adote uma Mãe bateram recorde, alcançando mais que o dobro da última edição que ocorreu em 2019.

O secretário adjunto de saúde da prefeitura de Hortolândia, Leandro da Silva Severino, acompanhou as entregas na manhã desta quinta-feira e aproveitou para agradecer aos alunos e seus familiares que se envolvem em projetos em favor dos mais necessitados. 

“A gente sabe que ainda enfrenta momentos muito difíceis por causa da pandemia, mas os alunos do UNASP, carinhosamente, têm mantido essa ajuda às mães do município. É um momento muito bonito e eu fico feliz como pessoa e como representante da secretaria de saúde de participar deste movimento”, declarou Severino.

Veja mais