Impacto Social

Unasp promove ações sociais em Engenheiro Coelho (SP)

Atividades e serviços fazem parte do Dia da Responsabilidade Social realizado anualmente pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo Em 15 de setembro, comemora-se no Brasil o dia da Responsabilidade Social. Normalmente, o termo refere-se apenas ao âmbito empresarial, mas pode ser aplicado para cada cidadão de maneira individual dentro da sociedade civil. Visando o […]

Texto: Eduardo Arantes

Atividades e serviços fazem parte do Dia da Responsabilidade Social realizado anualmente pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo

Em 15 de setembro, comemora-se no Brasil o dia da Responsabilidade Social. Normalmente, o termo refere-se apenas ao âmbito empresarial, mas pode ser aplicado para cada cidadão de maneira individual dentro da sociedade civil. Visando o bem-estar da população local, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) realiza neste domingo (15), o Dia da Responsabilidade Social no município de Engenheiro Coelho (SP).

Serão oferecidos gratuitamente serviços e atendimentos sociais através de especialistas e orientações sobre saúde. A novidade será o serviço psicológico, fortalecendo as ações da campanha Setembro Amarelo. O evento acontece na Escola Municipal Eliza Franco de Oliveira, das 9h às 12h30.

A Feira de Saúde oferece oito tipos de atendimentos para a população.

Feira de saúde

Outra atração é a Feira de Saúde que proporciona aos participantes oito atendimentos e testes que apresentam remédios naturais acessíveis e tratam o corpo de maneira holística. A atividade, fruto da parceria entre a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), Ação Solidária Adventista (ASA), tem a supervisão e colaboração do Unasp. O objetivo é expandir o ensino universitário e promover a prática desta ação social, para melhor atender à população local.

Uma das coordenadoras do evento, Lanny Soares, explica como será o funcionamento da feira. “Os moradores de Engenheiro Coelho vão receber orientações e um conjunto de testes de saúde com aconselhamento. Também faremos uma série de oficinas que fazem parte do projeto que auxiliarão os moradores em diferentes áreas cotidianas”, destaca.

Responsabilidade social

O professor de Direito Civil do Unasp, Mário Sérgio Miranda, define a Responsabilidade Social como “um sentimento que ao mesmo tempo é individual e coletivo em relação a ajuda que pode se prover para outras pessoas. E poder suprir vulnerabilidades de outras pessoas que você não possui e ao mesmo tempo contar com a ajuda de outros naquilo que são as suas vulnerabilidades”.

Atendimentos feitos na Feira de Saúde durante o Dia da Responsabilidade Social

Engana-se quem pensa que a responsabilidade social abrange apenas o aspecto social de uma comunidade. Ela agrega todos os setores de pessoas. “A Responsabilidade Social é intrínseca ao ser humano em toda a sua atuação. Ela possui vertentes no aspecto ambiental, ela também deve ser empregada no âmbito empresarial, a responsabilidade social também deve ser empregada em quem atua na formação de outras pessoas como professores e outros ramos que são possíveis e imagináveis na sociedade”, destaca o advogado.

Assim, a responsabilidade social tem como valor principal o de transformar o corpo social a qual está inserida. Ela nada mais é do que o cumprimento de deveres e obrigações de indivíduos em prol da comunidade na qual estão inseridos. Por isso, é importante que exista dentro da sociedade civil, um grupo seleto de pessoas que possam realizar essas iniciativas com o objetivo de suprir essas carências visando o benefício do próximo.

Para colocar em prática esse pensamento, surgem os assistentes sociais. Mildo Ferreira atua na cidade de São Paulo, e explica a função destes agentes para a população. “O assistente social trabalha na contradição do trabalho e do capital. O papel de um agente social é tentar construir meios para que as pessoas possam obter os seus direitos”, comenta. Ferreira ressalta que as autoridades governamentais também precisam adotar algumas medidas para que o trabalho do assistente social possa ser bem executado e fazer diferença para as pessoas que necessitam de qualquer tipo de auxílio.

SERVIÇO
Dia da Responsabilidade Social em Engenheiro Coelho (SP)

Quando: Domingo, dia 15 de setembro de 2019 – Das 9h às 12h30.

Onde: Escola Municipal Eliza Franco de Oliveira, localizada na rua Alexandre Bonin, 403, no bairro Jardim Brasil.

Público: Todos os moradores de Engenheiro Coelho e interessados de outros municípios.

Veja mais