Acontece no UNASP

Unasp inicia aulas online para alunos da Graduação durante pandemia da Covid-19

Começou nesta segunda-feira as aulas em formato online para todos os alunos da Graduação do Unasp. O modelo que se baseia em encontro virtuais, ao vivo, entre alunos e professores foi autorizado pelo MEC.

Texto: Mairon Hothon

Aulas online começaram hoje para todos os alunos da graduação do Unasp.

Começou nesta segunda-feira (23/03), as aulas em formato online para todos os alunos da Graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). O modelo que se baseia em encontro virtuais, ao vivo, entre alunos e professores foi autorizado pelo MEC, como forma de minimizar os prejuízos da suspensão de aulas presenciais.

Na manhã de hoje, todos os estudantes que tinham aulas às 7h30 em alguma sala de aula física na semana retrasada, encontrou os amigos e o professor da disciplina do seu respectivo curso da mesma maneira, só que de forma online. Durante essa época de pandemia, as aulas vão acontecer sempre ao vivo pelo aplicativo Zoom e os materiais didáticos serão postados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

O reitor do Unasp, Dr. Martin Kuhn, publicou um vídeo ressaltando as principais ações que o Unasp tem desenvolvido. Acompanhe:

Sala de Aula cheia

Com recurso do aplicativo zoom, professores compartilharam os mesmos slides que fariam em sala de aula presencial.

Com recurso do aplicativo zoom, professores compartilharam os mesmos slides que fariam em sala de aula presencial.Pontualmente às 7h30, Amanda Avanci estava com o computador ligado esperando a professora começar a aula. A aluna do 3° semestre de Enfermagem do campus São Paulo já tinha feito alguns testes no domingo, para entender e manusear todas as ferramentas e não ter nenhum problema hoje.“A conexão estava bem bacana, o app que o Unasp nos disponibilizou estava funcionando muito bem, a aula funcionou normalmente, até apresentei um trabalho por slide e deu tudo certo, a compreensão entre aluno e professor foi 100%”, comentou.Em Engenheiro Coelho, a professora Ailen Lima do curso de Música deu sua aula completa e conseguiu até ter de atender, de forma pessoal, a atividade de cada aluno.

Professores passam material como se estivessem em sala de aula presencial.

“Senti os alunos presentes e bem participantes, até mais do que nas aulas presenciais (risos). Cantamos as músicas das aulas da Musicalização e até fizemos os ritmos, às vezes o som ficava um pouco atrasado quando todos queriam falar, mas conseguimos um bom resultado”, pontuou.Cada coordenação de curso preparou um material especial para seus professores e alunos explicando o passo de como acessar as ferramentas online. No campus Engenheiro Coelho, o curso de Comunicação Social disponibilizou uma cartilha pros docentes e o curso de Arquitetura e Urbanismo disparou vídeos nos grupos de WhatsApp. A reitoria produziu um site específico para esse momento, o www.unasp.br/aulasonline.

Momentos de meditação e atividades práticas fizeram parte da aula de hoje em Hortolândia.

E em Hortolândia, o momento de meditação antes das primeiras aulas aconteceu normalmente. Nas palavras do coordenador do curso de Direito, prof Carlos Ferri, seguir o ritmo normal ajudará o aluno não só a manter uma saúde emocional equilibrada para esse momento, mas também que os alunos não percam o foco nos estudos.“O Unasp está a frente de muitas instituições de ensino, está preocupada para que os alunos não percam o semestre e continuem se desenvolvendo academicamente. O desafio de adaptar às aulas é grande, mas ver o aluno aprendendo e progredindo no conhecimento dá o combustível para esse momento”, finaliza.

Veja mais