Impacto Social

Unasp entrega 22 mil livros em cidades da região

Alunos e colaboradores participaram do programa Impacto Esperança

Texto: Assessoria

Professores, alunos e servidores do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, distribuíram gratuitamente 22 mil unidades do livro “Em Busca de Esperança”, no último sábado, 27. A mobilização fez parte da campanha Impacto Esperança e aconteceu nas cidades de Limeira, Conchal, Martinho Prado, Engenheiro Coelho e Monte Alegre do Sul. O programa existe há mais de 10 anos e a novidade nesta edição, foi uma Street Store (Loja de Rua), com o objetivo de distribuir roupas para os moradores das cidades de Conchal e Martinho Prado.

A movimentação começou logo pela manhã. O presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Estado de São Paulo, pastor Domingos de Souza, motivou os quase 3 mil voluntários através de histórias marcantes dos 10 anos do projeto. “Isso motiva nossa fé e fortalece os membros no cumprimento de nossa missão”, afirma.

Uma das experiências mais marcantes apresentadas, aconteceu em um posto de combustível vizinho ao Unasp. Em 2014, o casal Roseana e Marcos ao abastecer o veículo visualizaram uma pilha de livros. Como gostava de literatura, Roseana logo solicitou um exemplar do livro A Única Esperança. Conversando com seu esposo após a leitura, entendeu que poderia ter uma vida com mais motivação e propósito. “Esse livro mudou a vida da nossa família. Conhecemos uma verdade eterna”, conta. O casal teve a oportunidade de entregar livros no mesmo posto depois de três anos.

Skate e Street Store

As ações dos alunos do Unasp atenderam cinco localidades. Em Limeira, cada lar da cidade recebeu um livro de presente, fato que surpreendeu a família de Edna Cardoso. “Foi um presente inesperado. Vou ler com minha família e espero que neste momento de desilusão nacional, esse livro traga uma palavra de ânimo”, comenta. Em outro ponto da cidade, um grupo de alunos skatistas, além de diversão, levou livros para apreciadores e esportistas da modalidade da cidade.

Motivado com a proposta do Impacto Esperança e a distribuição gratuita de livros feita pelo Unasp, o vice-presidente da Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo, Eduardo Tuma, doou e distribuiu em Engenheiro Coelho. 3 mil exemplares do livro. “Essa ação é um exemplo para a sociedade. Eu me sinto honrado em poder colaborar com essa distribuição para a população”, desabafa. Tuma fez pessoalmente a entrega do livro ao presidente da Câmara de Vereadores de Engenheiro Coelho, onde foi recebido por autoridades locais.

Na cidade de Conchal e no distrito de Martinho Prado, a entrega de livros ganhou a participação do grupo Geração 148 do Unasp. Uma Loja de Rua foi montada e distribuiu mais de 600 peças de roupas para adultos e crianças. Quem visitou a loja foi a dona de casa Maria Fabiana, que ficou impressionada pelo atendimento. “Tenho seis filhos e aqui na loja estou sendo bem atendida e essas roupas irão me ajudar bastante”, confessa.

Em Monte Alegre do Sul uma Feira de Saúde foi realizada na praça principal da cidade. Após conhecer os oitos remédios naturais, os moradores ganharam um exemplar do livro Em Busca de EsperançaCerca de 200 pessoas foram beneficiadas com orientações de saúde.

Educação e literatura

O Diretor da Rede Educacional Adventista na América do Sul, pastor Edgard Luz, participou do Impacto Esperança no Unasp. Segundo ele, o ato de distribuir livros é levar educação e esperança simultaneamente. “Distribuir livros tem tudo a ver com a educação. Motivamos a leitura, motivamos o crescimento além do desenvolvimento espiritual e intelectual. Escola, educação, distribuição de livros e compartilhar esperança tem tudo a ver uma com a outra”, pontua.

Ele ainda enalteceu a participação intensa dos universitários do Unasp, considerando ser um evento que deve colaborar com a formação de futuros líderes. “Daqui vão sair jovens para trabalhar em todo esse Brasil, na América do Sul e até no mundo. Esses jovens têm que levar esse espírito missionário”, enfatiza. Para o reitor do Unasp, pastor Martin Kuhn, a distribuição é base para o conhecimento e a combinação perfeita entre esperança e leitura. “São duas coisas com uma só ação, porque ler instrui, abre horizontes e quando você lê sobre esperança, então é a combinação perfeita”, garante. Já para diretor geral do Unasp, pastor Paulo Martini, a ação foi um marco para a instituição. “É um privilégio sair novamente com centenas desses jovens, pois iremos falar o que Deus fez por nós, falar que Jesus vai voltar e que temos uma eternidade a ganhar”, avalia.

O Unasp possuí outros projetos que atendem a comunidade em volta do campus com o envolvimento dos alunos através do grupo Atos 29. Entre eles, Ajuda Urbana (Cosmópolis, Limeira e Mogi-Guaçu), Praça Viva Feliz, Family Care (Conchal), Skate 4Him (Artur Nogueira), visitações em clínicas de recuperação, lar de idosos e abrigo para crianças. No período de férias, a instituição ainda mantém projetos internacionais de voluntariado.

Veja mais