Cultura e Ciência

UNASP dá início ao Congresso de Promoção da Saúde

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) deu início às atividades do 4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde ontem (19), com aproximadamente 290 trabalhos inscritos. A programação começou à tarde através de uma conferência pré-congresso com a Profa. Dra. Kátia Reinert (EUA), falando sobre o tema “Saúde global e estilo de vida: […]

Texto: Aira Annoroso

Cerimônia de abertura oficial do 4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde.

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) deu início às atividades do 4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde ontem (19), com aproximadamente 290 trabalhos inscritos. A programação começou à tarde através de uma conferência pré-congresso com a Profa. Dra. Kátia Reinert (EUA), falando sobre o tema “Saúde global e estilo de vida: relato de programas ao redor do mundo”. Em seguida a Profa. Dra. Cristina Zukowsky conduziu o II Encontro dos egressos do curso de Mestrado em Promoção da Saúde do UNASP e a mesa pré-congresso debatendo a “Formação Interdisciplinar em Promoção da Saúde”.

A cerimônia de abertura oficial do evento contou com a presença do Prof. Dr. Martin Kuhn (reitor do UNASP), Prof. Dr. Allan Noves, Prof. Dr. Douglas Menslin, Profa. Dra. Silvia Quadros, Prof. Dr. Fábio Alfieri e Profa. Dra. Elisabete Agrela.

Segundo o presidente do congresso, Prof. Dr. Fábio Alfieri, a programação foi preparada para proporcionar a interação entre as pessoas interessadas na promoção da saúde em todo o país, a fim de construir articulações entre sociedade, instituições públicas e privadas, e a academia.

O congresso contará também com o lançamento de um livro hoje (20).

“Esse evento é de todos nós e foi organizado com muita dedicação para que tivéssemos mais uma oportunidade de estarmos juntos, ainda que virtualmente, para pensarmos sobre os debates da promoção da saúde. Esse evento é consequência da solidariedade dos seis cursos stricto sensu de Promoção da Saúde, que são fundamentais para o fortalecimento do referencial da promoção da saúde no Brasil, afinal, o referencial teórico nos mostra que temos poucos profissionais capacitados para dialogar de forma precisa sobre o tema”, comentou a Profa. Dra. Elisabete Agrela, vice-presidente do congresso.

O vice-reitor e diretor geral do UNASP campus São Paulo, Prof. Dr. Douglas Menslin, destacou a importância e magnitude que representa para a instituição sediar um evento como esse congresso. “Nos sentimos honrados de continuar com a programação mesmo em um momento de crise devido à pandemia, de continuar fazendo ciência e prestando um serviço tanto à academia quanto à sociedade”, disse. Menslin reforçou que o congresso visa, por meio da interdisciplinaridade, contemplar todas as áreas daquilo que o Brasil e o mundo está necessitando neste momento conturbado na área da saúde.

Reitor do UNASP, Prof. Dr. Martin Kuhn.

O reitor, Prof. Dr. Martin Kuhn, apontou a relevância da promoção da saúde para o UNASP. Kuhn relembrou que desde que a instituição foi fundada com o curso de Teologia, há mais de 100 anos, a disciplina de Promoção da Saúde já estava inserida. “Teologia sem saúde não é teologia, ser humano sem saúde não é integral e pleno. Em todos os nossos cursos de graduação e outros segmentos como educação básica, pós-graduação e até mesmo cursos livres, sempre há uma ênfase no ser humano e na saúde”, concluiu.

Veja mais