Semana Santa online fortalece interação entre estudantes

Acontece no Unasp

Escrito por

Leandro Oliveira | Com colaboração de Gloria Barreto

Publicado em

12 abr 2020

Iniciativa reuniu alunos da pré-escola até ensino médio de todas as unidades do Colégio Unasp

Uma das datas mais marcantes para o cristianismo depois do Natal é a Semana Santa. Enquanto a primeira celebra o nascimento na manjedoura, a segunda reconta a última semana de Jesus Cristo antes de sua morte em uma cruz. Cenas que são transmitidas de geração em geração há quase 2 mil anos e impressionam pela humildade, entrega e submissão. Em período de isolamento social e aulas online, as redes sociais ganharam um conteúdo inédito sobre a semana santa produzido pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). O movimento reuniu pastores, professores e produtores de todas as unidades da instituição.

Conectado com estudantes do Ensino Médio, o pró-reitor de desenvolvimento espiritual para o campus Engenheiro Coelho, pastor Binho Oliveira, apresentou de forma dinâmica e interativa o tema 280 caracteres. “Estamos vivendo em um contexto que a gente nunca imaginou. A gente em casa preocupado com o que está acontecendo lá fora. Então essa semana falamos um pouco sobre como Deus está pensando de tudo isso”, afirmou.

“Deus é um protetor benevolente, um guia, um pai, alguém que está sempre próximo de nós e pronto a nós ajudar, mas também é um professor, e, por isso, durante as provas ele as vezes fica em silêncio”.

Felipe Paes Klein da Rosa.

A interação era tanta que desde a abertura do programa até o seu encerramento os alunos tiveram a oportunidade de participar através das redes sociais.  Mesmo com a reclusão social, vários alunos gravaram vídeos interagindo com colegas. A integração aumentava através do Instagram dos campi e desafios diários valendo prêmios. “A Semana Santa 280 caracteres foi intensa e diferente, pois, mesmo à distância, conseguimos rever amigos e estudar a bíblia”, destaca Eduardo Santos, aluno da instituição.

A repercussão nas redes sociais foi intensa. Para Ana Carla Almeida a iniciativa da Semana Santa foi um apoio neste momento. “Deus está com a gente em tudo, nos apoiando em tudo que seria bom para gente com essa semana especial”, descreveu em mensagem no youtube.

Provocações

Vários questionamentos foram lançados durante a semana especial 280 caracteres feita pelo Unasp. Uma delas foi quem era Deus. Rapidamente a timeline do youtube ficou congestionada. Para Felipe Paes Klein da Rosa “Deus é um protetor benevolente, um guia, um pai, alguém que está sempre próximo de nós e pronto a nós ajudar, mas também é um professor, e, por isso, durante as provas ele as vezes fica em silêncio”, repercutiu.

Já para a Melyssa Marques “​Deus é aquele que um dia morreu na cruz e botou no meu coração a esperança de que um dia vou poder estar com ele lá no céu”, expressou a estudante, antes da participação musical com o cantor Pedro Valença. Entendendo o convite diário, a expectadora, Iraceli Zukowski, comentou “Deus vai nos chamar pelo nome! as decisões precisam ser eternas. você precisa mudar de vida!”.

Repercussão

Isadora Machado, aluna do sexto ano assistiu a semana santa online do Unasp todas as noites na companhia da sua mãe. A cada dia, ela fazia uma postagem no seu Instagram para participar dos desafios propostos na programação. “Toda vez que eu postava no meu Instagram algum amigo ou familiar perguntava sobre o que era esse programa e eu convidava para assistir também. Fiquei feliz em participar, aprendi coisas novas e gostei das mensagens sobre o amor de Deus por nós”, contou Isadora.

Sobre a diferença da semana santa online para a semana santa na capela do colégio a aluna relatou que apesar da saudade das programações na capela com os amigos, gostou muito das mensagens porque foram feitas exclusivamente para alunos em uma linguagem que ela entendia.

Iniciativa musical

Além das palestras, integrantes do coral Canto Livre, composto por alunos do ensino médio do Unasp Hortolândia, prepararam uma música especial para a semana santa online do Unasp. Assista o clipe abaixo.

Especial para Crianças

Estudantes da pré-escola e ensino fundamental também foram contemplados com uma série de palestras especiais durante a Semana Santa 2020 realizada online. Com o tema liberdade, a orientadora pedagógica do Unasp, campus Engenheiro Coelho, apresentou de forma lúdica histórias do livro de êxodo.  

Para as irmãs Karine e Larissa de Oliveira, a novidade foi especial. “Foi legal por que a professora trouxe muitas histórias ilustradas sobre a bíblia”, afirmou Karine, que não perdeu nenhum episódio. Na primeira noite do especial de semana santa foram mais de 3.500 acessos de internautas.