Profissão e Mercado

Semana de Letras e Tradutor & Intérprete aborda importância da Formação Acadêmica

Durante a semana aconteceram palestras e oficinas de capacitação para os alunos da graduação As palavras formar, informar, desinformar, desenformar possuem significados distintos, mas apontam para uma ação que exige atenção e cuidado quando se trata da formação do profissional de educação. A Semana Especial de Letras e Tradutor e Intérprete realizada entre os dias […]

Texto: Raiane Lívia

Professora da Unicamp Érica Lima à esquerda, ao centro Professora Ana Schaffer do Unasp-EC, à direita Jezreel Gabriel ex aluno da faculdade de Letras do Unasp-EC, doutorando da Unicamp.

Durante a semana aconteceram palestras e oficinas de capacitação para os alunos da graduação

As palavras formar, informar, desinformar, desenformar possuem significados distintos, mas apontam para uma ação que exige atenção e cuidado quando se trata da formação do profissional de educação.

A Semana Especial de Letras e Tradutor e Intérprete realizada entre os dias 05 e 08 abordou o tema Formação Acadêmica. O evento contou com palestras de reflexão sobre a influência que o profissional, seja na área de educação ou em qualquer outra profissão, exerce na vida daqueles com quem entra em contato.

O presente século tem apontado mudanças significativas na educação no mundo globalizado, proporcionando indícios de que o ofício do educador necessita de muitos conhecimentos, novas ideias, habilidades em procedimentos e estratégias de lidar com o ensino e aprendizagem dos alunos. Os desafios da educação não têm limites, a cada ano surgem novas informações para serem acrescentadas aos métodos da formação acadêmica.

Para a coordenadora da programação professora Ana Schaffer, a semana é sempre pensada no crescimento de cada aluno como futuro profissional que irá contribuir na formação de outras pessoas. “Essas semanas especiais que fazemos são pensadas para sair do nosso quadrado, da mesmice. Para refletirmos sobre nossa formação e para ser produtiva para os alunos e professores”, explica.

Alunos de Letras participam de Oficina do PIBID que aconteceu durante o evento.

Os alunos aproveitaram para exercer na prática os conhecimentos aplicados nas palestras e mesas de debate através de oficinas ministradas sob a coordenação do Projeto Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras. Ariane Cândido estuda o 2º ano de Letras e sempre renova seu ânimo quando participa de eventos como este. “A Semana de Letras desse semestre foi sensacional! Desde as meditações feitas pelos alunos e professores até os palestrantes que trouxeram temas relevantes”, declara.

Durante a programação foi realizada uma homenagem em memória a aluna de Letras Elina Dornelles, que veio a falecer recentemente devido complicações durante procedimento cirúrgico.

Veja mais