Semana de História discute os 50 anos da ditadura militar no Brasil

Não Classificado

Escrito por

Redação

Publicado em

01 set 2014

A III Semana de História ocorreu entre os dias 25 a 28 de Agosto e teve como tema “1964: 50 anos da Instauração do Regime Civil-Militar no Brasil”. Durante a semana os alunos tiveram palestras e apresentaram trabalhos acadêmicos.

Segundo Eldér Osokawa, coordenador do curso, o tema deste ano surgiu de uma visita ao memorial da resistência, em São Paulo. “Semestre passado fizemos uma visita ao memorial da resistência, em São Paulo, e ficamos bem impressionados com o que vimos ali. Queria fazer uma reflexão sobre o posicionamento da Igreja Adventista antes e durante o regime militar”, explica.

A semana contou com a presença de Paulo Funari, Doutor,pesquisador e professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) que abriu a semana com uma palestra sobre “A Arqueologia no Brasil: O Impacto da Ditadura (1964-1985) e da Democracia”.

Para o coordenador, esta semana possui um diferencial. “Queríamos envolver os alunos o máximo possível, por isso dedicamos todos os dias a apresentações e palestras sobre o assunto que eles produziram”, afirma.

Para Thaís Gonçalves, aluna do 3º ano do curso, a oportunidade de apresentar um trabalho durante a semana contribuiu para sua formação. “Esta semana foi muito bem elaborada e meu trabalho vai falar sobre a relação entre o golpe militar de 64 e a Igreja Adventista. Achei ótimo o envolvimento dos alunos este ano e poder apresentar trabalhos para pesquisadores conceituados acrescenta muita experiência”, conta.