Não Classificado

Semana de Administração destaca empreendedorismo social

Quando se pensa em “administração”, logo vem à mente grandes empreendimentos sendo liderados por figuras bem vestidas. Mas os limites do empreendedorismo vão além da grande rentabilidade: também é preciso ter senso de cidadania. Com o tema “Empreendedorismo Social”, o curso de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, teve […]

Texto: Redação

Quando se pensa em “administração”, logo vem à mente grandes empreendimentos sendo liderados por figuras bem vestidas. Mas os limites do empreendedorismo vão além da grande rentabilidade: também é preciso ter senso de cidadania. Com o tema “Empreendedorismo Social”, o curso de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, teve a sua semana especial. Além de palestras, os alunos puderam apresentar trabalhos desenvolvidos na área.

O tema foi escolhido a partir de um plano de projetos integradores, elaborado no ano de 2012. Segundo o coordenador do curso, Ewerson Muckenberger, o intuito do projeto era propor que os alunos pensassem negócios em áreas não muito comuns da administração. “Nosso objetivo era tirar o aluno daquele pensamento padrão e comum, de que somente existem empresas de tecnologia, de varejo ou fábricas muito rentáveis”, relata Ewerson. Nos últimos quatro anos, os alunos já desenvolveram iniciativas em três áreas: educacional, alimentícia e de saúde.

Neste ano, as propostas giram em torno do empreendedorismo social. Os grupos compostos por alunos de todos os anos estão desde março desenvolvendo projetos como clínicas de reabilitação para dependentes químicos, áreas de preservação ambiental, entre outras ações. No terceiro dia da semana do curso, os projetos foram apresentados em forma de exposição, aberta aos alunos de todos os cursos. Os visitantes tiveram a oportunidade de votar na melhor iniciativa desenvolvida e os vencedores foram premiados.

As palestras foram ministradas por profissionais envolvidos diretamente com o tema. Na primeira noite, o professor Pedro Aguerri, professor da PUC de São Paulo, compartilhou com os alunos seus estudos na área de gestão social. Complementando o tema, Paulo de Tarso da Costa palestrou aos alunos na segunda noite. Ele, que é coordenador da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) para o estado de São Paulo, compartilhou com os alunos alguns casos em que a agência entra em ação de diversas formas, como o acidente envolvendo o avião da TAM no aeroporto de Congonhas em 2007.

Para o professor Eduardo Santos, o enfoque da semana do curso foi proveitosa para os futuros administradores. Segundo ele, foi abordada uma reflexão sobre como a área do empreendedorismo pode contribuir para uma sociedade melhor. “Nós, da administração, trabalhamos muito com o comércio, com ganhar dinheiro. Esse ano, nós usamos esta vertente social, alinhando os nossos projetos aos valores e propósitos da instituição”, conclui o professor.

Veja mais